TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estrutura Conceitual básica Da Contabilidade

Artigo: A Estrutura Conceitual básica Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  715 Visualizações

Página 1 de 6

A estrutura conceitual básica da contabilidade.

A contabilidade desenvolve-se de acordo com as necessidades de informação da sociedade , desenvolviam-se novas teorias no sentido de proporcionar condições para o controle do patrimônio e tomada de decisões.

A estrutura conceitual da contabilidade esta organizada conforme segue:

-objetivos da contabilidade

-postulados contábeis

- princípios contábeis

-convenções contábeis

Como já foi dito o objetivo principal da contabilidade é proporcionar condições para o controle do patrimônio e tomada de decisões.

Postulados contábeis: os postulados representam o alicerce sobre o qual se desenvolve o raciocínio contábil.

Os postulados podem se classificados em

Postulados normativos: definem o que a contabilidade de fazer ou como deve ser feita.

Postulados descritivos: além de definir oque a contabilidade deve fazer , tentam descrever e explicar por que e como a informação contábil deve ser apresentada e comunicada aos usuários .

Postulados ambientais: define o ambiente no qual a contabilidade pode ser elaborada.

Princípios contábeis: são regras básicas que permitem uniformidade nos processos de escrituração, apuração dos resultados e apresentação das demonstrações contábeis. Surgiram em decorrência de informação de cada época. A contabilidade sempre esteve associada ao desenvolvimento das sociedades, e ajustes são necessários para que, em cada época, as informações continuem sendo uteis para a tomada de decisões.

Convenções

contábeis: a contabilidade esta organizada de tal forma que a passagem dos objetivos aos procedimentos foi devidamente organizada para permitir que a contabilidade atinja seus objetivos, as convenções contábeis são instrumentos que objetivam delimitar a abrangência dos princípios.

Estão classificadas em:

Convenção da objetividade: esta relacionada a base de sustentação da informação contábil.

Convenção da materialidade: só é registrado eventos com valores relevantes, descartando os pequenos eventos contábeis.

Convenção do conservadorismo: de acordo com esta convenção, o contador, por precaução, sempre que se defrontar com alternativas igualmente validas para atribuição de valores ao ativo e passivo, deverá optar por um valor menor para o ativo e maior para o passivo.

Convenção de consistência: a importância dessa convenção esta extremamente na redução das inconsistências entre relatórios de uma mesma empresa, e , certa forma representa um progresso significativo rumo a padronização dos relatórios contábeis dentro de um mesmo ramo de atividade, permitindo assim, analises mais consistentes para os usuários.

Seu inicio de formulação já no final da década de 70 e sempre foi atualizado em sucessivas edições. Verificamos que os conjuntos de normas, do FAB e do IASB, são essencialmente parecidos.

POSTULADOS CONTÁBEIS

Os postulados são premissas ou constatações básicas, não sujeitas a verificação, que formam o arcabouço sobre o qual repousa o desenvolvimento subsequente da

teoria da Contabilidade.

Natureza dos postulados: Uma vez definidos os objetos da contabilidade, temos de pensar uma estrutura conceitual de cúpula apta a favorecer atingi-los.

Um postulado pode ser definido como uma proposição ou observação de certa realidade que pode ser considerada não sujeita a verificação, ou axiomática.

Assim, basicamente, os postulados que nos interessam são as premissas básicas acerca do ambiente econômico, politico e social no qual a contabilidade deve operar.

Postulado da entidade contábil: Para nossa finalidade, poderíamos afirma que, para a Contabilidade, qualquer indivíduo, empresa, grupo de empresas ou entidades, setor ou divisão, desde que efetue atividade econômica, e que seja tão importante, a critério dos stakeholders (segmento de pessoas interessadas,..) pode torna-se uma entidade contábil.

Postulado da continuidade: É outro postulado ambiental da Contabilidade, e enuncia-se, simplificadamente, da seguinte forma: as entidades, para efeito de contabilidade, são considerados como empreendimentos em andamentos.

Basicamente, portanto, a entidade é vista como um mecanismo voltado para adicionar valor aos recursos que utiliza.

Acreditamos que, para a Contabilidade, a premissa da continuidade seja válida se atentarmos para o fato de que o resultado exato do empreendimento poderá ser conhecido, de qualquer forma, somente no final.

Na verdade, os postulados da continuidade e da entidade constituem o pilar sobre a qual se baseia todo o

edifício dos conceitos contábeis.

OS PRINCÍPIOS CONTÁBEIS

Uma vez estabelecidos os objetivos da Contabilidade e delineados os dois postulados ambientais, seguem-se, naturalmente, os princípios e as convenções que qualificam e delimitam o campo de aplicação dos princípios em certas situações.

Custo como base de registro inicial: Na forma como é geralmente entendido, considera-se que este princípio seja uma sequencia natural do postulado da continuidade. Os contadores precisam, no que se refere aos princípios contábeis para usuários externos, tomar ou escolher opções que talvez não servirão igualmente bem para todos os usuários em todas as circunstâncias. As opções básicas são:

Dentro dos valores de entrada estão os custos originais versus outros tipos de valores de entrada, presentes e futuros. As legislações de alguns raros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com