TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia da empresa é sempre se colocar no lugar no cliente

Por:   •  15/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.071 Palavras (9 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 9

Um Empreendedor de sucesso

Trabalho de Graduação

RIO DE JANEIRO

2015

Dedicatória

Dedicamos este trabalho primeiramente a Deus que nos deu infinitas possibilidades de aprender. Dedicar também aos nossos familiares e amigos, que estão sempre motivando, compartilhando, ajudando e fazendo o impossível para que não deixemos morrer nossos sonho e objetivos. Aos professores por ensinar com paciência, firmeza e competência, sem eles este trabalho estaria perdido.

SUMÁRIO

Introdução..............................................................................04

O Início..................................................................................05

Principais Virtudes.................................................................06

 Dificuldades pelo caminho.....................................................07

 Estratégia para o Sucesso....................................................08

Referências...........................................................................09

  1. Introdução

Durante uma viagem com amigos aos Estados Unidos em 1986 e ainda cursando a Faculdade de Odontologia, Robinson Shiba percebeu a oportunidade de negócio. Ele observou a alta demanda dos consumidores por comidas chinesas, que, cada vez mais apressados, acostumaram-se a comer em pequenas caixas nas ruas.  Trouxe em sua bagagem uma caixinha e a ideia, vendo oportunidade no negócio ao apostar na comida chinesa como uma alternativa à pizza, que neste período era único produto delivery até então no país.

  1. O Início

O paranaense Robinson Shiba, teve duas influencias marcantes em sua infância que o ajudaram a moldar sua trajetória profissional. Cursou odontologia como o pai, mas acabou se tornando empreendedor como o avô.

Filho de um dentista e de uma dona de casa, ao voltar da escola costumava ajudar seu avô, atendendo clientes ou fazendo serviços de escritórios.

Em 1989, aproveitando as férias da faculdade, resolveu passar 2 meses nos EUA estudando inglês, Trabalhou como entregador de pizza e ajudante de cozinha, ganhando o suficiente para se manter por um ano no exterior.

Lavava louça em um restaurante chinês percebeu que boa parte dos clientes pedia que a refeição fosse entregue em casa, naquelas caixinhas de papelão que no Brasil só se via em filmes.

No começo dos anos 90, o dentista Robson Shiba largou a odontologia para fundar dois restaurantes de comida oriental com a marca China in Box, um tele entrega de comida chinesa inspirado nos restaurantes que conheceu durante sua temporada nos Estados Unidos. Voltou a São Paulo decidido a abrir um tele entrega de comida chinesa em caixas de papel, porém, o pai impôs uma condição para ajudá-lo financeiramente: cursar o último ano de faculdade.

Ser dentista não foi um mau negócio. Um ano depois de formado, já tinha 3 consultórios. Mas não esqueceu da comida chinesa. Decidiu retomar o projeto quando viu o surgimento das redes de fast food chinês nas praças de alimentação dos shopping centers.

 No começo, ele mesmo distribuía panfletos nos prédios da vizinhança. Deixava um maço de folhetos com os porteiros e oferecia vales-yakissoba para os que ajudassem na divulgação. De tanto caminhar, em um mês perdeu 20 kg. No dia 8 de outubro de 1992, ele, juntamente com sua irmã Helen e seu irmão Hideaki Shiba, inaugurou a primeira loja no bairro de Moema, em São Paulo. O serviço, então, era exclusivamente de entregas, sem funcionar como restaurante.

. “A China in Box pode ser considerada inovadora onde ao mesmo tempo é arrojada, sendo características de influência na decisão da conquista do mercado internacional.” conclui Marques Merlo; Lucchesi (2005).

  1. Principais virtudes

Criatividade

Ter o próprio negócio implica enfrentar uma longa e cotidiana série de imprevistos, problemas e adversidades. Isso só se supera com criatividade e imaginação. Criatividade, por exemplo, para fazer muito com pouco dinheiro. E imaginação para fazer parcerias que alavanquem os negócios.

Ética

Vale para tudo, em todas as áreas profissões e negócios. Ética é lealdade. Nem precisa dizer que fim levam as pessoas desleais…

Humildade

Requisito fundamental. É saber que você não sabe nada e que há muito o que aprender, todos os dias, com o trabalho em equipe, ouvindo as sugestões de pessoas que tem mais contato com o público do que você.

Atitude

É o principal. Atitude e postura de vendedor, sobretudo. Só com isso é que você pode executar o que planejou, driblando todos os percalços do caminho.

Paixão
É o principal do principal. Um negócio só dá certo se a pessoa gosta do que faz. Só assim, com prazer e paixão, ficará envolvida, motivada e empolgada. Se não gosta do seu negócio, pode parar por aqui.

(Em uma entrevista a  Revista SeuSucesso Nº 16 – Editora Europa Robson Shiba explica em 5 partes as virtudes que sem tem para um bom trabalho.)

Para Robinson Shiba alguns pontos também são importantes:

1 – O relacionamento com os clientes é, simplesmente, tudo.

2 – A filosofia da empresa é sempre se colocar no lugar no cliente. Comecei dessa maneira, me colocando no lugar dos clientes dos vários restaurantes de comidas chinesas que existiam em São Paulo, para registrar suas virtudes e principalmente identificar seus erros para não repeti-los em minha empresa.

3 – A maior dificuldade da valorização e reconhecimento da cozinha chinesa é que era vista como uma caixa preta. Pairavam dúvidas sobre a higiene e limpeza, ninguém tinha o acesso visual à cozinha, as embalagens eram precárias, e os folhetos promocionais pífios. Já sabia por onde começar.

4 – 90% de nosso negócio é delivery; poucas lojas oferecem atendimento no local.

5 – Todos os meses pego 50 comandas e ligo para os clientes. E aí fico sabendo como foram atendidos, qualidade e satisfação do que pediram, e peço sugestões. E a cada 3 meses me reúno com os “heavy-users”, uma espécie de conselho dos principais clientes, para discutirmos tendências, atendimentos, novas expectativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (137.8 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com