TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ford Acerta O Rumo

Dissertações: A Ford Acerta O Rumo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  2.520 Palavras (11 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 11

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

PRODUÇÃO TEXTUAL

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

“A FORD ACERTA O RUMO”

Chapecó

PRODUÇÃO TEXTUAL

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

“A FORD ACERTA O RUMO”

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Marketing da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Atividade Interdisciplinar.

Professores:

Henry Nonaka

Marcos Roberto Marques

Marcia Bastos;

Sebastião de Oliveira

Wilson Salvalagio

Chapecó

2014

FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E MARKETING

Leia o texto: “Nos últimos dois anos, o presidente da Ford América do Sul, o britânico Steven Armstrong, mantém uma rotina árdua. Todas as manhãs tem aulas particulares de português. Assim que o estudo acaba, começa a fazer o mais difícil: a lição de casa da Ford. A montadora perdeu, em 2013, a terceira posição no ranking do mercado de caminhões para a sueca Volvo, trunfo que manteve por quase 20 anos. Enquanto a companhia americana vendeu 20,4 mil unidades durante o ano, a sueca emplacou 20,7 mil veículos. Mas essa não é a única preocupação de Armstrong na direção da montadora. Em automóveis, o seu principal negócio, a Ford viu a Hyundai se aproximar aceleradamente no retrovisor”. 1 - Você como gestor da Ford qual seria a ação que faria para evitar mais perda de mercado e conquistar novamente o seu lugar no ranking de vendas?

Conheceria melhor meu concorrente para ver qual o seu ponto fraco, sendo assim atacaria de forma a criar um diferencial para a marca Ford. Trabalharia os pontos fracos da montadora e capacitaria os vendedores.

Leia o texto: O novo Ka, apresentado na segunda-feira 3, virá com opcionais que ainda não se encontram em modelos concorrentes. O executivo afirma que entre as novidades o veículo terá controle de estabilidade e sistema de interatividade da companhia, o Sync. Com toda essa tecnologia embarcada, o compacto não deverá ter preço competitivo para concorrer na faixa dos modelos de R$ 25 mil. O preço é estimado em R$ 35 mil. 2 - Na sua visão de administrador qual seria sua visão com relação ao texto acima, sabendo que a incorporação de determinados opcionais vai elevar o preço do carro?

Apostaria na qualidade e segurança, pois o carro só está sainda mais caro por causa dos opcionais e isso é indiscutivel quanto se trata de salvar vidas. Então passaria isso de forma a criar uma expectativa no cliente deixando-o ciente que o custo beneficio vale a pena.

3 - Pesquise sobre qual o significado de “Segmentação”

É a divisão do mercado em pequenos grupos no qual se distingue as categorias. Os segmentos são compostos por grupos de consumidores que tendem a responder de forma similar a uma determinada estratégia de marketing.

4 - Pesquise também sobre qual o significado de: Segmentação Demográfica.

Segmentação Geográfica.

Segmentação Psicográfica.

Segmentação Comportamental.

Demográfica

Envolve dividir o mercado com base em características da população. Este critério segmenta os consumidores de acordo com variáveis como idade, rendimento, sexo, tamanho da família, religião, escolaridade, ocupação, etc. O exemplo das fraldas descartáveis é interessante, pois coloca em evidência a criação de oportunidades de negócio através da segmentação. Encontramos atualmente no mercado fraldas para menino ou menina (critério gênero), para diferentes fases de crescimento (critério idade) e para diferentes preços (critério rendimento

Geográfica

Localização do público alvo em um país, estado, cidade, região, microrregião, densidade, etc., onde o mercado é dividido em unidades territoriais, como cidades, conselhos, regiões, bairros, etc. Esta é uma forma muito comum de trabalhar: as grandes empresas que têm forças de vendas, normalmente distribuem regiões específicas a cada um dos vendedores, independentemente de combinarem este critério com outro. Ainda em termos geográficos, é possível fazer segmentação por zonas climáticas, proximidade ou afastamento do mar, tipo de relevo, etc...

Psicográfica

Diz respeito ao comportamento, estilo de vida, personalidade: extrovertido, conservador, impulsivo, tímido, rude, etc. A classe social exerce uma profunda influência nas decisões de consumo relativamente a automóveis, vestuário, móveis, lazer, práticas culturais, freqüência de lojas e outros locais, etc. O estilo de vida tem a ver com o modo distintivo e característico de fazer as suas escolhas. Os fabricantes de automóveis preocupam-se já com este tipo de segmentação e procuram ter na sua carteira de produtos, quer modelos que privilegiam a segurança e o conforto, quer modelos para quem gosta da vida desportiva e de ar livre, nos quais o conforto e a segurança são vistos de forma completamente diferente, quer ainda os modelos que permitem elevadas performances para os amantes das velocidades. Quanto à personalidade, existem diferenças substanciais entre os consumidores, por exemplo, no que diz respeito às inovações: os mais conservadores mostram-se relutantes em aceitar produtos inovadores, enquanto outros são mais receptivos a tudo o que seja inovador. Reconhecendo este fato, muitas empresas quando lançam um produto inovador, dirigem os seus esforços de comunicação para aqueles que apresentam uma predisposição natural para as inovações, procurando seduzir a sua própria natureza inovadora.

Comportamental

Classifica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com