TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Hospitalar em Acompanhamento

Por:   •  25/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.282 Palavras (10 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO DE GESTÃO HOSPITALAR

  Título: Gestão Hospitalar em acompanhamento ao HOESP

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I – PIM I

Autor: Diego Fernando Cavalcante de Siqueira

       Toledo – PR

     Outubro de 2020

RESUMO:

No Brasil o sistema único de saúde (SUS) supõe que as ações de proteção e recuperação da saúde não podem ser separadas assim, as unidades prestadoras de serviço contemplar os graus de complexidade da assistência á saúde.

Então determinasse que á gestão farmacêutica também fosse área de atuação do SUS. Porque estabelece uma relação com medicamentos designados à saúde de pacientes de uma comunidade. A gestão hospitalar agrega em sua administração serviços relacionada á organização, dispensações e uso racional de medicamentos.  Buscando uma gestão de qualidade produtiva e significativa para os devidos fins que esperam uma gestão com produção e pontos positivos.  

  A base do PIM I são as disciplinas: Interpretação e Produção de Textos, Biossegurança, Primeiros Socorros e Matemática Aplicada. Este trabalho tem o intuito de entender seguimentos importantes na área da Gestão Hospitalar, saber e classificar aspectos das disciplinas estudadas no curso e encontrar dentro do material de estudo, neste caso o HOESP, sua funcionalidade e importância.  Por meio de uma pesquisa que abrange quatro áreas dentro da gestão, discorreremos sobre tais assuntos de maneira prática e objetiva, levantando questões importantes que estão ligadas inteiramente a gestão como um todo e principalmente na área hospitalar.

Palavra chave: gestão, gestão hospitalar

INTRODUÇÃO

Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) tem como objetivo de desenvolver uma pesquisa realizada na gestão do HOESP - Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná. Abrangendo um conteúdo relacionado às disciplinas estudadas, que serão a base para o desenvolvimento do projeto.            

A Casa de Saúde Bom Jesus foi fundada em 14 de setembro de 1971, na cidade de Toledo - PR. Atualmente, segundo a classificação do Ministério da Saúde, é considerada uma entidade hospitalar de porte 2, atuando como Hospital geral de referência para Urgência e Emergência para atendimento aos 18 municípios que fazem parte da 20ª Regional de Saúde, sendo responsável pelo atendimento a mais de 350 mil vidas em toda a região. A Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná – HOESP foi fundada em 28 de julho de 2004, com base na Lei Federal nº. 9.790/99 Lei das OSCIP´S, com o objetivo de angariar fundos e recursos destinados à manutenção da Casa de Saúde Bom Jesus, a qual passou a ser mantida pela HOESP. No dia 21 de março de 2013 recebeu o certificado de entidade beneficente de assistência social na área da saúde, tornando-se Entidade Filantrópica, conforme Portaria Nº 286/2013.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

RESPONSABILIDADE SOCIAL

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO NA ÁREA DE GESTÃO HOSPITLAR

MATEMÁTICA APLICADA

PRIMEIROS SOCORROS

Conceito de Primeiros Socorros

BIOSSEGURANÇ A

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

RESPONSABILIDADE SOCIAL

A atuação em responsabilidade social do HOESP está à f rente de projetos importantes. Só na cidade Toledo, o HOESP administra 18 municípios. Pode-se afirmar que o Bom Jesus/HOESP é, hoje, o maior complexo hospitalar da região em número de leitos credenciados ao Sistema Único de Saúde (234 no total, incluindo 20 vagas de UTI Adulto e Neonatal), sendo 60% destes números destinado ao SUS. O Bom Jesus atende a 18 municípios, com banco de leite humano e Pronto Socorro 24 horas com assistência de alta complexidade.

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO NA ÁREA DE GEST ÃO HOSPITLAR

Interpretar e produzir um texto são fundamentais no nosso cotidiano, sempre estamos utilizando os elementos da comunicação em todos os âmbitos da nossa vida, e n a área empresarial não é diferente, são utilizados textos específicos, como declarações, relatórios, receitas, e-mails e vários outro, na comunicação é utilizado infinitos signos, por isso o estudo da língua portuguesa é ensinada em todas as etapas do nossa vida.  

Saber utilizar com eficácia os elementos da comunicação facilita numa boa negociação e proporciona um bom entendimento para ouvintes e falantes em todas as situações, elemento de comunicação, utilizado como referência. Há todos os momentos estamos nos comunicando, estamos transmitindo e ouvindo mensagem, em um ambiente de trabalho todos os elementos d a comunicação são utilizados, um gesto, olhar, sorrisos, tudo que falamos e f azemos e star relacionada com a mensagem que queremos transmitir, sejam elas, positiva s o u negativa, pois a comunicação é uma necessidade humana é por ela que interagimos com mundo.

Muito elemento especifica é utilizado nas empresas que facilita a divulgação e progresso, entre eles destacamos o canal de comunicação por meio da página na internet, onde usuários podem saber informações e até mesmo ver resultados de exames, são feitas propaganda em emissoras de rádio locais para a divulgação, painéis em vários pontos da cidade com a logomarca e informação de serviço, panfletos que são distribuídos entre outros.  Podemos destacar também os textos injuntivos, que sã o utilizados, na forma das prescrições medicas, além das linguagens verbais e não verbais que é transmitida através de símbolos que indicam locais, sempre em um ambiente empresarial é a linguagem formal que predomina, mas a informal estará presente, pois o serviço prestado abrange a todos, sem distinção e descriminação, procurando oferecer o melhor p ara seus usuários com qualidade e respeito.

“Se a equipe não estiver bem informada, se seus integrantes não se comunicarem adequadamente, não será possível potencializar a força humana da empresa.” (Alberto Ruggiero, 2002).

O gestor da área da saúde poderá estar envolto a diversos estilos e gêneros textuais, usuais ou não, diante disso ele deverá entender e utilizar cada uma destas funções encontradas nos textos que sempre entrarão em contato n o seu dia-a-dia. Abaixo tópicos específicos de cada ferramenta da comunicação:

E-mail:

O e-mail é uma ferramenta importante nos dias de hoje, com ele pode-se fazer pedidos, agendamentos, contato com fornecedores, convênios e pacientes.  Seu uso propicia entrar em contato com inúmeros gêneros textuais, afinal cada individuo se utiliza de uma forma, padrão ou não padrão, para se comunicar.  No HOESP a estrutura textual é a padrão, com uma linguagem mais coloquial e até mesmo cientifica muitas vezes, o gestor fará o uso desta modalidade de escrita para se comunicar; Além do e-mail, que se torna parte da Comunicação Empresarial, podemos destacar o telefone, na recepção será usado um texto verbal, de forma padrão, no tratamento de pacientes, médicos, técnicos, enfermeiros, entre outros.  É importante salientar que dependendo do paciente esta forma  padrão poderá se adaptar, podendo se  tornar assim  algo  menos  formal  no  trato  com  o  público,  a  fim  de  estabelecer  uma comunicação inteiramente compreensiva e entendível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (111.2 Kb)   docx (38.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com