TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual De Acreditação Hospitalar Virtual.

Pesquisas Acadêmicas: Manual De Acreditação Hospitalar Virtual.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  1.345 Visualizações

Página 1 de 3

2012 ENTREGA: 22/11 a 30/11/12

Introdução

A acreditação hospitalar é uma metodologia de avaliação dos recursos institucionais, de caráter voluntário, periódico e reservado, visando a garantia da qualidade da assistência por meio de padrões previamente aceitos. Esta avaliação é feita sobre indicadores que os visitadores utilizam para constatar o cumprimento dos padrões exigidos (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 1999). Entre os recursos institucionais avaliados neste processo estão à liderança e a administração, os serviços profissionais e a organização da assistência, os serviços de atenção ao cliente, os serviços de apoio ao diagnóstico, os serviços assistenciais e de abastecimento, os serviços de infraestrutura e apoio logístico e as atividades de ensino e pesquisa (ORGANIZAÇÃO NACIONAL DE ACREDITAÇÃO, 2006). Trata-se, portanto, de um processo sistêmico que avalia um hospital desde a cozinha e a lavanderia, até os setores de internação, de pronto-atendimento e centro cirúrgico.

Resumo

Acreditação é um sistema de avaliação externa, desenvolvido para verificar a adesão dos serviços de saúde a um conjunto de padrões pré-estabelecidos. Refere-se à qualidade da assistência prestada, uma vez que tem por princípio de que o hospital deve ser um ambiente seguro para a prática profissional e para o cuidado aos pacientes.

Na terminologia do Ministério da Saúde, Acreditação Hospitalar é o método de consenso, racionalização e ordenação das instituições hospitalares e, principalmente, de educação permanente dos seus profissionais, expressando-se pela realização de um procedimento de avaliação dos recursos institucionais, voluntário, periódico e reservado, que tende a garantir a qualidade de assistência por meio de padrões previamente estabelecidos (Ministério da Saúde, 2001).

A história da Acreditação Hospitalar no Brasil indica a necessidade de uma melhor compreensão deste processo como método de avaliação da qualidade. Este trabalho busca apresentar o histórico, identificar as principais características deste método de avaliação, Controle estatístico dos processos produtivos, Indicadores aplicados à garantia de qualidade de assistência.

O uso dessa metodologia torna-se particularmente valiosa se considerarmos a situação atual da gestão de serviços de saúde no Brasil: a inexistência de uma cultura de qualidade voltada para a qualificação da estrutura organizacional e, principalmente, para a satisfação dos usuários.

A bibliografia consultada demonstra que a adoção desse método de avaliação sistêmica induz a um ciclo de melhoria da qualidade dos serviços de saúde,humanizando a assistência e atenção prestadas à população.

Os padrões de acreditação são normalmente baseados no melhor desempenho possível, e são elaborados para estimular esforços para a melhoria contínua da qualidade nas instituições acreditadas. A decisão de acreditar uma instituição de saúde específica é feita após uma avaliação in loco por uma equipe multidisciplinar de avaliadores.

É importante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com