TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE NO BRASIL

Exames: A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 3

Com o crescimento econômico do Brasil colonial por volta de 1530, surgiram as alfândegas que serviam para controlar a entrada e saída de mercadorias para o exterior ou dele provenientes, responsável, inclusive, pela cobrança dos tributos pertinentes. Em 1949 são criados os primeiros armazéns alfandegários e junto com estas evoluções Gaspar Lamego foi nomeado como o primeiro contador geral das terras brasileiras. Em 16 de julho de 1679 foi criada a Casa do Contos através da Carta Régia (decreto que abriu os portos brasileiros a nações amigas), que era o órgão responsável por processar e fiscalizar as receitas e despesas de estado, porém este órgão ganhou autonomia somente no reinado de João I em 1808, quando a Família Real chegou ao Brasil.

Com a chegada da Família Real além da abertura dos portos houve a criação da imprensa, a criação do Banco do Brasil, e a utilização do papel moeda. Com todas estes fatos o desenvolvimento socioeconômico e cultural do pais aumento, logo surgiu a necessidade de um controle maior das contas públicas e receitas do Estado, e para isso foi criado o Erário Régio (Tesouro Nacional e Público, juntamente com o Banco do Brasil), onde foi introduzido o método das partidas dobradas (registro de transações financeiras) e foi citada a primeira referência oficial à escrituração e relatórios contábeis. Esta escrituração só poderia ser feita por profissionais que estudassem aulas de comércio, feitas no Brasil, e examinados pela Junta Comercial. Porém, as Aulas de Comércio foram oficializadas com o Alvará de 15 de julho de 1809, onde foi nomeado o primeiro professor de contabilidade do Brasil, o Sr. José Antônio Lisboa. Depois disto, somente em 1902, houve um crescimento na área de ensino contábil quando foi fundada a Escola Prática de Comércio.

Apesar do desenvolvimento do ensino na contabilidade ser lento, houveram alguns fatos marcantes na história que contribuíram para o desenvolvimento desta profissão, como: a primeira tentativa de implantar o imposto de renda com vigência de 1843 a 1845; o Decreto-Lei nº 9.295 de 27 de maio de 1946 da criação do Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade; o Código Comercial Brasileiro implantado pelo Imperador D. Pedro II em 1850; a alteração deste Código pela lei 1.083 que determinava a publicação e envio ao governo com prazo determinado do balanço e demonstrações contábeis; a reimplantação do imposto de renda com a lei 514 de 28 de outubro de 1848; a criação da associação dos Guarda-Livros da Corte em 1869 e o decreto nº 4.475 de 1870 que reconheceu a profissão de guarda-livros como a primeira profissão liberal do Brasil.

No século XX ocorreram alguns fatos que é importante destacar como a influencia da contabilidade italiana em nosso país tendo como principais representantes Francisco D’Áuria e Herrmann Júnior que tiveram participação direta na fundação do atual Sindicato dos Contabilistas de São Paulo e da Revista Paulista de Contabilidade. Após a metade deste século a influencia tornou-se Americana devido a vinda de industrias estrangeiras para nosso país.

Em uma das principais influências desta escola nota-se a orientação internacional na criação da lei 6.404 de 15 de dezembro de 1976, a chamada lei das S.A. que através do decreto 1.598 foi abrangida para todas as empresas, que foi redigida por José Luiz Bulhões Pedreira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com