TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia Da Eletricidade

Pesquisas Acadêmicas: A Historia Da Eletricidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 3

A historia da eletricidade

O estudo da eletricidade, umas das partes mais fascinante da física. É através dela que se explicam muitos fenômenos que nos cercam no dia a dia . Os raios são elétricos, as lâmpadas da sala de aula, os ferros modernos de passar roupa, a televisão, o telefone celular, por exemplo, tem seu funcionamento explicados por ações elétricas.

A eletricidade originou-se de algumas observações realizadas aparentemente no século VI a.c. quando gregos teriam identificado os primeiros fenômenos os primeiros fenômenos elétricos.O filosofo Tales de Mileto , após ter atritado um pedaço de âmbar com um pedaço de pele de animal , verificou que os primeiros passou a atrair objetos leves , tais como a pena de uma ave .

O estudo da eletricidade não evoluiu quase nada. No século XVI, Willian Gilbert, um medico inglês, verificou que não somente o âmbar mas diversas substancias eletrizavam ao serem atritadas . Como em grego a palavra é elektron, ele chamou esses materiais de elétricos . Daí também nasceu o nome eletricidade para esse ramo da física.

O Francês Du Fay verificou que havia dois tipos de eletricidades, fazendo a seguinte experiência :

Atritar o âmbar com um pedaço de lã, este se eletrizava e repelia outro pedaço de âmbar igualmente eletrizado .

Do mesmo modo, ao atritar o vidro com um pedaço de lã, este se eletrizava e repelia outro pedaço de vidro igualmente eletrizado.

No entanto, o vidro eletrizado ataria o âmbar eletrizado.

Assim nomeou a eletricidade da vítrea e as demais substancias de eletricidade resinosa.

Benjamin Franklin, um importante cientista do século XVIII, foi quem nomeou de positiva a eletricidade vítria e de negativa a resinosa.

O modelo atômico e a carga elétrica

A matéria é constituída por átomos e que estes, por sua vez, são formados por três tipos de partículas elementares: prótons, elétrons e nêutrons.

Segundo o modelo atômico atual, podemos distinguir no átomo duas regiões distintas:um núcleo central e uma região que envolve, a eletrosfera. O núcleo é uma região muito compacta, onde estão os prótons e nêutrons. Na eletrosfera estão os eletros, girando ao redor do núcleo numa trajetória não conhecida.

Das partículas que constituem o átomo, o elétron foi a primeira a ser descoberta: em 1987; o próton foi descoberto em 199, e o nêutron só em 1932.

Em todos os átomos, o numero de prótons é igual ao de elétrons. No entanto, o átomo de um elemento químico é diferente do átomo de outro elemento químico. Em cada um encontramos uma quantidade particular de prótons e elétrons, que é seu numero atômico por exemplo :

Um átomo de cobre tem 29 prótons e 29 elétrons.

Um átomo de alumínio tem apenas 13 prótons e 13 elétrons.

As três partículas são adotadas de massa, próton e nêutron possuem massas iguais, ao passo. que o elétron tem uma massa muito menor que a das outras duas. A massa do próton

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com