TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia Da Logistica

Artigos Científicos: A Historia Da Logistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 3

1) Quais as principais características do transporte aquaviário de cargas?

O transporte aquaviário de cargas tem como característica principal os custos operacionais menores e, também, apresenta baixo custo de implantação quando ocorre por via original. Do contrário o custo poderá ser maior caso haja a necessidade de construir novos canais, barragens etc.

Uma das vantagens é a grande quantidade de transporte por viagem, seguindo a longa distancia, porem sua velocidade operacional é baixa, tendo um tempo de viagem mais demorada, podendo causar uma perda significativa sobre a mercadoria. Aqui no Brasil, os transportes marítimo de carga comporta uma grande capacidade de carga; tem baixo custo aos transportes de longa distância; tem uma variedade de cargas transportadas( desde cargas perigosas e de tamanhos variados); é aconselhável por ser acessível; É lento comparado com os restantes modos de transportes.

2. Explique como funciona a multimodalidade aplicada ao transporte aquaviário.

Inicialmente, pode-se citar o transporte marítimo que é realizado por navios em oceanos e mares, sendo utilizado para todos os tipos de carga para qualquer porto do mundo, sendo o único meio de transporte possível para transportar de uma só vez. milhares de toneladas ou de metros cúbicos de qualquer produto. Desde então, o transporte marítimo é conhecido pela sua eficácia de navegação de longo curso, fazendo a ligação entre países próximos ou distantes (navegação internacional); a navegação de cabotagem, na qual realiza a conexão entre os portos de um mesmo país (navegação nacional). a navegação Fluvial que ocorre internamente, ou seja, é realizada dentro do país e/ou continente (típica de interligação praticadas em rios). Na navegação marítima, há o transporte de qualquer carga e com navios de todos os tipos e tamanhos, desde que a via navegável os comporte. A navegação lacustre é a que se realiza em lagos tendo como característica a ligação de cidades e países ao seu entorno.

O transporte aquaviario exige dois ou mais tipos de modalidades ao longo do percurso quando há disponibilidade, concedendo, assim, uma integração melhor entre os modais, gerando um investimento nos portos para adequar os transportes que atravessam os mares movendo a economia do mundo. Para transportar com qualidade as cargas são usados contêineres ( transportes intermodais) que facilitam o transbordo por diferentes operadoras. Sendo assim, os modais com características diferentes devem cumprir horários e atentar-se ao material que chega por via ferroviária ou rodoviária e estar flexível à disponibilidade de cada região. Cada um é responsável pelo trecho das cargas e dos multimodais, mas somente um único operador, no caso o logístico, é quem se responsabiliza a mercadoria até a entrega no lugar contratado se comprometendo com o transporte, a coleta, a consolidação/desconsolidação, a armazenagem, a movimentação e, enfim a entrega ao destinatário.

Portanto a logística promoverá condições negociáveis com garantia de entrega, custos reduzidos, prazo de entrega no tempo determinado e sem nenhuma perda ou dano.

3. Em que consiste a chamada quebra da cadeia de transporte?

A mudança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com