TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTORIA DA LOGISTICA

Casos: A HISTORIA DA LOGISTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

1 História da Logística

Em tempos pré-históricos, a Logística já era praticada de uma forma primária pelos nômades, pois se deslocavam de um local para outro em busca de comida para alimentar sua tribo e abrigo para se protegerem de animais selvagens e das tempestades. A Logística de forma sistêmica passa a ser utilizada na guerra, os líderes militares utilizavam a logística para conseguir êxito nas batalhas. As guerras eram longas e geralmente distantes e eram necessários grandes e constantes deslocamentos de recursos, tais como: alimentos, munições, equipamentos, combustíveis, etc.

Seundo Rocha (2005) Com planejamento e organização, as forças armadas do exército tinham que movimentar suas tropas, armamentos e carros de guerra pesados aos locais de combate envolvendo definição de rotas curtas e longas, as divisões de suprimento, abasteciam os exércitos nos tempos e locais certos, para aqueles que conseguissem as melhores estratégias de deslocamento das tropas, suprimentos e equipamentos - Isso passou a ser um diferencial. Observado a semelhança da logística militar com as atividades industriais, esta estratégia passou a ser usada nas empresas, surgindo a Logística Empresarial.

Primeira fase: Atuação Segmentada. Origem na segunda guerra mundial, não havia sofisticados sistemas de comunicação e informática, o estoque era elemento chave para o balanceamento da cadeia de suprimentos (eram geradas grandes quantidades, com freqüentes revisões), não havia preocupação com estoques e sim com lotes econômicos para transporte, redução de custo: Guerra de Fretes de cada empresa

Segunda fase: Atuação Rígida. Iniciou-se na década 70, com a utilização do MRP e MRP II, Os processos produtivos tornaram-se mais flexíveis, com maior variedade Marketing de Produto. Crise do Petróleo o que encareceu a movimentação + Mão de Obra, fazendo-se necessário a racionalização da cadeia de suprimentos, diminuição de custos e aumento da eficiência, Iniciou-se o emprego da multimodalidade no transporte de mercadorias e a introdução da informática.

Terceira fase: Integração Flexível. Início nos anos 80, com os recursos tecnológicos permitindo a integração dinâmica e flexível entre os componentes da cadeia de abastecimento, mas somente em dois níveis, par a par, ou seja, dentro da empresa entre cliente e fornecedor. Utilização do EDI (eletronic data interchance) para intercambio eletrônico de dados. Inaugurando um canal que permitia ajustes no processo de fabricação e maior preocupação com a satisfação do cliente. Busca permanente na redução de estoque como elemento de redução de custos.

Quarta fase: Integração Estratégica. Busca da diferenciação, integração de forma abrangente e cobrindo toda a cadeia de suprimentos. O tratamento das questões logísticas passa a ser estratégico, de fundamental importância para a competitividade. Surgimento de empresas virtuais, utilização da internet e TI. SCM (Supply Chain Management).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com