TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia Do Direito

Ensaios: A Historia Do Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  221 Palavras (1 Páginas)  •  221 Visualizações

As instituições e os homens devem ser compreendidos à luz da história. Há muitos fios que se enrolam através do direito em cada época e ao universo cultural humano e não se pode ignorar os fatos que tiveram influencia sobre o movimento dessa ciencia, por isso a importancia de estudar o estudo historico do Direito romano.

Mas é preciso atenção especial para esse estudo, pois só assim o historiador conhece os problemas que o ordenamento juridico por ele investigado e suas respostas. Porém, existem obrigações extrajuridicas de enorme importancia no mundo romano, por isso se considera o Direito romano de uma forma ampliada.

A história do Direito é uma sintese historica onde se encontra compreensão e explicação da puralidade dos elementos. O presente recorta nosso passado, onde se sente a presença indiscreta do historiador, o que disperta a consciencia critica da realidade.

O historiador tem de reconstruir o passado no seu proprio espirito e o presente não deve invadir de forma sufocante as estruturas perfeitas. Ele contempla de uma janela larga o Direito ou seja, possui vários conhecimentos amplos acerca de tudo, sabe do passado e busca o presente.

Quando analisamos a historia do Direito não analisamos somente o modo histórico de pensar o Direito, mas sim os diferentes e diversos modos com que a ciencia foi pensando no contexto de cada época.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com