TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História Da Fotografia Na Publicidade Desde 1910

Pesquisas Acadêmicas: A História Da Fotografia Na Publicidade Desde 1910. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  879 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Castelo Branco

Graduação em Publicidade e Propaganda

Aluna:

Gabrielle Bezerra da Silva

A História da Fotografia na Publicidade desde 1910

Rio de Janeiro

2014

Introdução

A comunicação humana é composta por uma diversidade incontável de imagens e seus significados. A todo o momento o ser humano recebe estas imagens através da TV, mídia impressa e externa. Essas imagens vendem os mais diversos valores, como a preferência por uma marca específica, novos hábitos de consumo e mudança na percepção a determinado assunto.

O autor Roland Barthes (1984) destaca que as fotografias estão por toda parte, ou seja, as imagens vão de encontro às pessoas. As imagens passam por uma espécie de filtro pessoal cultural, podendo causar alegrias ou aversões ao serem visualizadas. Estas sensações variam muito de indivíduo para indivíduo, conforme seus costumes e gostos pessoais. A imagem reproduzida pelo homem para um fim específico, para surtir o efeito desejado, deve conter as informações que conversem diretamente com os valores pessoais de quem se destina

Desenvolvimento

No início do século XIX, a imprensa era praticamente composta somente por textos e desenhos. Mas, com o avanço da tecnologia, as coisas viriam a mudar. As fotografias estavam com qualidades cada vez melhores, e começavam a quebrar o bloqueio cultural da notícia, sendo assim, começou-se a implementar a fotografia como ilustração do assunto publicado, tornando-o mais atraente para os leitores.

No final do século 19 e início do século 20, a principal referência de modelo estético dentro da Publicidade no Ocidente era o Art Nouveau (arte do novo), que foi um estilo artístico desenvolvido na Europa a partir do final do século. O Art Nouveau é importante para a Publicidade por sua influência na criação de formatos de letras e de marcas comerciais, além do desenvolvimento de modernos pôsteres. Quando usavam fotografias, eram muito comuns colagens de imagens com cenários e molduras deste estilo.

O primeiro gênero fotográfico a ser utilizado de maneira sistemática foi o retrato na chamada “Publicidade Testemunhal”, que se trata da utilização da imagem de uma personalidade para recomendar o uso de um produto (estratégia utilizada até hoje).

Passada a primeira década do novo século, muitos acontecimentos viraram notícias ao redor do mundo como, por exemplo, a passagem do Cometa Halley em 1920 e o roubo da Monalisa em 1911. Com isso, a vontade cada vez maior de registrar os acontecimentos fez com que a fotografia crescesse ainda mais.

1912 – Neste ano a Kodak introduziu a Vest Pocket, uma câmera tida na época como portátil, outra inovação que foi apresentada juntamente com a Vest Pocket foram os filmes 127, que se tornou um padrão de formato por décadas.

1914 – A Kodak, sempre ela, introduz um filme chamados por eles de “Autographic Film”, um tipo de filme fotográfico onde era possível adicionar informações, comentários ou qualquer texto na borda da imagem no momento da captura, o comentário era exibido na imagem após a revelação.

A partir dos anos 20, houve uma grande transformação na fotografia ocidental. A publicidade teve papel fundamental nesta renovação da fotografia. O chamado still-life fotográfico (composição com um ou mais objetos de uso cotidiano, de pequeno porte) foi valorizado. Fotógrafos modernos começaram a trabalhar com objetos cotidianos da sociedade industrial, em imagens extremamente bem cuidadas do ponto de vista técnico e de composição. Surgiam as iluminações cuidadas para cada tipo de objeto, fundos em geral neutros, pesquisa de materiais e muitas técnicas e expedientes que se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com