TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História Dos 35 Camelos Do Livro De Malba Tahan

Trabalho Escolar: A História Dos 35 Camelos Do Livro De Malba Tahan. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/7/2013  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  1.966 Visualizações

Página 1 de 2

“Implementação do Currículo de Matemática

Ciclo II e Ensino Médio – Módulo II”

A história dos 35 camelos do livro de Malba Tahan

A história dos 35 camelos

2012

A história dos 35 camelos do livro de Malba Tahan, desenvolvida em história em quadrinhos

Problema dos 35 camelos Retirado do livro “O homem que calculava”, de Malba Tahan. Esta história tem um herói: um fictício matemático árabe chamado Beremiz Samir. Nosso herói Beremiz viajava com um amigo pelo deserto, ambos montados em um único camelo, quando encontram três homens discutindo acaloradamente. Eram três irmãos. Haviam recebido uma herança de 35 camelos do pai, sendo a metade para o mais velho, a terça parte para o irmão do meio e a nona parte para o irmão mais moço. O motivo da discussão era a dificuldade em dividir a herança. Os três irmãos não sabiam como resolver o problema, uma vez que metade de 35 é 17 e meio (17,5), e a terça e a nona parte também não são exatas.

Voltando-se para o mais velho dos irmãos, assim falou: - Deverias receber, meu amigo, a metade de 35, isto é, 17,5. Receberás a metade de 36 e, portanto, 18. Nada tens a reclamar, pois é claro que saíste lucrando com esta divisão!

E tu, deverias receber um terço de 35, isto é, 11 e pouco. Vais receber um terço de 36, isto é, 12. Não poderás protestar, pois também tu saíste com visível lucro na transação

E tu que deverias receber a nona parte de 35, isto é 3 e tanto. Vais receber uma nona parte de 36, isto é, 4. O teu lucro foi igualmente notável.

9. Couberam 18 camelos ao primeiro, 12 ao segundo e 4 ao terceiro, o que dá um resultado (18+12+4) de trinta e quatro camelos. Dos trinta e seis camelos, sobram, portanto dois.

Os irmãos nada têm a reclamar. Cada um deles ganha mais do que receberia antes. Todos saem lucrando. Todos lucraram? E nosso herói Beremiz, perdeu um camelo?

Ouçamos de novo nosso matemático: O primeiro dos irmãos recebeu 18, o segundo, 12 e o terceiro, 4. O total é 18 + 12 + 4 = 34 camelos. Sobram, 2 camelos. Um deles pertence a meu amigo. Foi emprestado a vocês para permitir a partilha da herança, mas agora pode ser devolvido. O outro camelo que sobra, fica para mim, por ter resolvido a contento de todo este complicado problema de herança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com