TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DO TREINAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

Artigo: A IMPORTANCIA DO TREINAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 01

Passo 01: A importância do treinamento nas organizações.

Atualmente o treinamento vem sendo utilizado pelas empresas com o objetivo geral de desenvolver pessoas, tanto na aprendizagem de novas habilidades quanto na ampliação daquelas já existentes, uma vez que as pressões socioculturais, tecnológicas, econômicas e políticas direcionam as organizações contemporâneas a se adaptarem às exigências que o mercado, impõe, focando mais intensamente seu capital humano.

Desde a implantação das primeiras fábricas e indústrias no mundo corporativo, o treinamento já era utilizado como ferramenta de organização e qualificação do trabalho. Com o passar dos anos, esse processo ganhou ainda mais força e se tornou essencial para as empresas que pretendem se destacar no mercado e que apostam em bons profissionais para oferecer serviços de qualidade.

Para Chiavenato (1996), as empresas são fundamentalmente. constituídas de inteligência, algo que apenas as pessoas possuem, e o capital somente será bem aplicado quando for inteligentemente investido e administrado. Para tanto, a administração de recursos humanos torna-se prioritária em relação à administração do capital ou a qualquer outro recurso empresarial, como máquinas, equipamentos, instalações, clientes, etc.

Muito mais do que passar conhecimento, os treinamentos têm como objetivo capacitar profissionais que, por sua vez, devem atender as expectativas das empresas. Treinar é a palavra chave para os que almejam sucesso, e muitas organizações já contam com planejamentos e programações especiais, focadas em suas necessidades, para construir equipes preparadas e atualizadas.

Passo 02: Avaliação do programa de treinamento: um estudo de caso verificado em uma empresa de papel e celulose do Paraná.

Atualmente, o impacto do treinamento nas organizações tem se tornado um

grande foco de estudo, no qual se busca aprimorar o desempenho, atitudes e habilidades

das pessoas. Entre outros aspectos, busca inclusive avaliar o retorno de investimentos em termos de produtividade, sendo uma importante ferramenta para se mudar a cultura e o modo como a organização trabalha.

O treinamento vem sendo muito discutido por diversos pesquisadores, uma vez que ele é um fator de extrema relevância para a vantagem na conquista de um desempenho efetivo das pessoas nas organizações.

No estudo de caso ou de campo é de extrema importância a participação do pesquisador, pois agrega seu próprio conhecimento a situação do estudo.

O objetivo da avaliação exploratória é se ambientar com o problema, tornando mais explicito e sendo assim construindo maiores hipóteses de resolução.

Ocorrem intensas mudanças nas organizações contemporâneas e, para

manter um padrão de qualidade, o desafio é buscar desenvolvimento dos seus

colaboradores e sua qualificação é fundamental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com