TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importancia Do Treinamento

Dissertações: Importancia Do Treinamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 4

1. Treinamento e desenvolvimento

Concordamos com a afirmação lida do texto da Tam onde o comandante afirma que:” qualquer funcionário bem treinado vai ser aplicado, seguro e eficiente pois segundo ( Carvalho, 1999, p.125) o processo de treinamento e de preparar pessoas para executar as tarefas exigidas por um posto de trabalho.

“O treinamento é utilizado para referenciar todo esforço que as organizações fazem para estimular o aprendizado dos funcionários, com o objetivo da mudança de comportamento permanente, sendo focado objetivos de curto prazo (Malkovich; Boudreau, 2000; Bohlander; Snell; Sherman, 20003)”

Segundo Chiavenato 2006 “o treinamento é um processo educacional de curto prazo através do qual as pessoas aprendem conhecimentos relativos ao trabalho, atitudes diante de aspectos na organização e desenvolvem habilidades e competências em função de objetivos definidos.”

Depois de vermos estes conceitos pode-se afirmar que o treinamento é sim de fundamental importância em uma organização, pois, ele visa ensinar o funcionário e ainda os estimula a desenvolver o tão famoso CHÀ (Conhecimento, Habilidade e Atitude).

Um dos treinamentos utilizados pela TAM é o de simulação: as simulações permitem que o indivíduo faça uma experiência ou ensaio, simulação real em que viverá no ambiente de trabalho, sendo que nesta empresa também são treinados em sala de aula, isso no que diz respeito aos pilotos, já a tripulação técnica e a tripulação comercial, recebem treinamento de requinte, degustação, enologia, observação, atendimento e diversidade comercial.

Pode-se dizer que esta empresa está de parabéns, pois ao treinar seus colaboradores está deixando-os mais preparados e eficientes. No caso dos pilotos o treinamento é o ponto chave, pois são nas simulações que irão se deparar com os perigos e desta forma se na vida real acontecer estarão preparados para enfrentar a situação.

2. Loft

Segundo a leitura da literatura sugerida a respeito do Ciclo da Aprendizagem Vivencial, acredito que parte deste ciclo já esta incluído no Loft da TAM sem mesmo que eles percebam, porem existem alguns que não estão sendo executados. Dentre o ciclo podemos citar: Vivência (fazer algo, construir); Relato (expressar sentimentos e emoções); Processamento (avaliar o processo em grupo); Generalização (comparar jogos e realidade empresarial); Aplicação (momento de planejar novos rumos).

Creio que seja importante colocar em prática o relato, ter um espaço para os pilotos trocarem ideias, o processamento onde através de questionários os pilotos possam avaliar como foi a experiência e a aplicação onde poderão planejar eles mesmos ações futuras.

3. Qualidade de vida e segurança no trabalho

A qualidade de vida no trabalho é fundamental. Mais do que nunca procura-se o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Ter um colaborador com a mente sã, sem estresse, LER, DORT e dentre outras enfermidades ocasionadas pelos atos laborais é tudo o que as empresas procuram e estão também fazendo a sua parte para possuir profissionais saudáveis.

Algumas medidas inclusive de segurança para evitar acidentes são de fundamental importância, podemos citar alguns programas que poderão ser utilizado pelas empresas para evitar transtornos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com