TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA CATEGORIA DO TRABALHO

Por:   •  22/5/2019  •  Resenha  •  3.090 Palavras (13 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 13

Sumario

O processo histórico do trabalho na sociedade.................................................04

Leis trabalhista do Brasil e Regime CLT estatutário..........................................07

• CLT consolidação das leis do trabalho...................................................07

Terceirização.....................................................................................................07

Novas Regras com Reforma trabalhista............................................................08

Trabalho Formal e Informal................................................................................08

• Trabalho Informal....................................................................................08

• Trabalho Formal......................................................................................09

Conceito de trabalho..........................................................................................09

Cooperativo conceito.........................................................................................09

Cooperativas de trabalho...................................................................................10

Tipos de cooperativas de trabalho.....................................................................10

Normas Gerais...................................................................................................10

Direitos dos Sócios............................................................................................11

Entrevista...........................................................................................................12

Referencias .......................................................................................................13

O Processo histórico do trabalho na sociedade

Através do trabalho que o ser humano evolui e garante seu lugar na sociedade. Mas o trabalho ao longo do tempo vem passando por processos de mudanças. Durante muitos séculos o trabalhador não tinha o direito de expor suas vontades. Ou lutar por melhore condições. Na metade do século XVIII deu se início a chamada revolução industrial que mudou todo o cenário mundial a respeito do trabalho.

Com o surgimento das maquinas, emergiu também uma ganancia desenfreada em busca de uma produção jamais vista antes. E esse, foi o início do mais tarde ficaria conhecido como jornadas abusivas de trabalho. Incluindo a mão de obra de menores e mulheres, que ganhavam salários baixíssimos, o que multiplicou o poder econômico e a riqueza da burguesia aprofundando ainda mais as desigualdades sociais.

Olhando para um tempo atrás antes da revolução industrial, tínhamos a época do feudalismo, onde o trabalhador era dono de seus instrumentos e produzia cada artigo do começo ao fim em sua oficina.

Porem a partir da revolução industrial tudo mudou, agora o empresário capitalista era o dono das maquinas, instalações, matérias-primas etc...

Agrupando em grandes galpões um grande número de trabalhadores assalariados, com isso perdeu-se o valor da habilidade individual, pois a fábrica mecanizada dividia a produção em várias etapas, o que causou a alienação do trabalhador em relação ao produto fabricado.

Além disso, com a mecanização das fabricas aumentou a produção sem a necessidade de absorver toda a força de trabalho, que era composta por camponeses expulsos da zona rural, e antigos artesoes. A consequência disso foi uma multidão de desempregados, e com tanta mão de obra livre os salários tornaram-se baixíssimos e a miséria tomou conta de todos os cantos da Europa.

Sem contar que o trabalho nas fabrica mecanizadas trazia um grande risco de acidentes.

Houve também um grande êxodo rural muitos camponeses deixaram o campo para buscar emprego nas fabrica. O que gerou um acumulo de pessoas na cidade, as quais não tinham estrutura para receber antas pessoas que vinham do campo, pois não havia emprego, comida, moradia e saúde para todos.

Por conta dessa grande oferta de trabalhadores, as pessoas aceitavam trabalhos em qualquer situação, devido à dificuldade de não conseguir emprego, era grande a exploração, há registros históricos de jornadas de trabalho de 18 horas por dia.

Com o tempo após muitas mortes e a miséria crescente os trabalhadores começaram a s organizar para ter seus direitos reconhecidos.

Essas foram as primeiras lutas operarias (greve, boicote), nascendo então a partir daí o movimento sindical. A reinvindicação dos trabalhadores por direitos básicos: Salário e jornada, Porem esses movimentos eram considerados crimes e o Estado podia fazer uso da lei em vigor na época, que previa até pena de morte para esse tipo de comportamento, Mas apesar das rígidas punições os operários não deixaram de se manifestar, vale lembrar aqui o movimento Ludista, que surgi-o através do medo e angustia dos operários frente a maquinação da produção, que tinham sido substituídas pela eficiência das maquinas. Os operários que faziam parte desse movimento chegaram a invadir fabricas e destruir as maquinas, ficando conhecidos ao longo da história por quebradores de maquinas. E as lutas dos operários pelos direitos trabalhistas continuaram a crescer.

Fazendo com que o século XVIII fosse conturbado, cheio de revoluções e do surgimento de novas ideologias, principalmente direitos trabalhistas. Houve também nessa época os desentendimentos entre a Inglaterra e as colônias americanas o que levou a revolução pela independência em 1776, causada principalmente, por medidas tributarias e mercantis por parte da metrópole tentou aplicar novos impostos, as colônias, a lei do açúcar e a lei do selo. O que fez com que as colônias inglesas na América iniciassem o movimento de emancipação. Havia nessas colônias a população nativa: Os índios, mais tarde a mão de obra escrava que constituíam a maioria da população.

Mas infelizmente e por conveniência própria nenhuma declaração de Direitos lembrou-se deles. As leis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (67 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com