TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A categoria trabalho

Por:   •  15/7/2015  •  Resenha  •  4.359 Palavras (18 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 18

A CATEGORIA TRABALHO

  1. Trabalho concreto (útil) – criador de valores de uso
  1. Central à sociabilidade humana, pois media a relação orgânica entre o homem e a natureza, permite a produção e a reprodução do próprio homem. A natureza se humaniza, tem as suas propriedades postas em movimento pelo trabalho humano, enquanto que o homem ao mudar a natureza transforma a si próprio como homem.
  2. Como lembra Marx (1983, p. 149): “Antes de tudo, o trabalho é um processo entre o homem e a natureza, um processo em que o homem, por sua própria ação, media, regula e controla seu metabolismo com a natureza. Ele mesmo se defronta com a matéria natural como uma força natural. Ele põe em movimento as forças naturais pertencentes à sua corporalidade, braços e pernas, cabeça e mão, a fim da matéria apropriar-se da matéria natural numa forma útil para sua própria vida. Ao atuar, por meio desse movimento, sobre a natureza externa a ela, ele modifica, ao mesmo tempo, a própria natureza. (...)”. Ler: p. 149 – o exemplo da aranha e do arquiteto.
  3. Meios de trabalho: um conjunto complexo de coisas que o trabalhador coloca entre si mesmo e o objeto do trabalho e que lhe serve de base condutora para sua atividade sobre o objeto. O produto do trabalho de objetiva, se exterioriza, se aliena, por meio de um processo de trabalho. A força de trabalho atua sobre o objeto, destrói e reconstrói suas propriedades naturais. Esse processo ocorre de forma consciente, teleológica, materializando o processo de transformação em outro objeto útil produto da relação orgânica entre o homem e a natureza.
  4. Portanto, o trabalho útil, concreto, como processo, nos seus elementos simples, “(...) é atividade orientada a um fim para produzir valores de uso, apropriação do natural para satisfazer as necessidades humanas, condição universal do metabolismo entre o homem e a natureza, condição natural eterna da vida humana e, portanto, independente de qualquer forma dessa vida, sendo antes igualmente comum a todas as suas formas sociais. (...)” (MARX, 1983, p. 153)
  1. Trabalho alienado-estranhado: a categoria trabalho sob as condições da reprodução ampliada do capital
  1. O valor da força de trabalho, como qualquer mercadoria, é determinado pelo tempo de trabalho necessário para sua produção. Sendo assim, lembra Marx, se para repor a força de trabalho o trabalhador precisa trabalhar seis horas diárias, então esse é o tempo que determina o valor de sua força de trabalho (o valor a ser recebido por sua venda).
  2. Todavia, o trabalhador trabalha sob o controle do capitalista, vende sua força de trabalho a ele a quem passa a pertencer seu valor de uso. A força de trabalho do trabalhador funciona, para esse, como valor de troca, como a única coisa que possui para vender, trocar para sobreviver. O capitalista cuida para que o trabalho se realize em ordem e os meios de produção sejam corretamente empregados conforme os fins da produção desejada por ele (sem desperdícios, preservando os instrumentos dos desgastes que não sejam aqueles causados naturalmente pelo uso). Como o capitalista comprou a força de trabalho que a ele pertence como valor de uso, o produto do trabalho também é de sua propriedade (e não do produtor direto – do trabalhador). O capitalista paga pela força de trabalho um determinado valor, como qualquer outra mercadoria, valor esse determinado socialmente como necessário para repor a força de trabalho (para que ela se reproduza, tenha satisfeita as suas carências básicas necessárias para que seja sempre comprada como força de trabalho). Lembra Marx sobre o valor da força de trabalho do trabalhador (1983, p. 159 e 160): “(...) O fato de que meia jornada seja necessária para mantê-lo vivo durante 24 horas não impede o trabalhador, de modo algum, de trabalhar uma jornada inteira. O valor da força de trabalho e sua valorização no processo de trabalho são, portanto, duas grandezas distintas. Essa diferença de valor o capitalista tinha em vista quando comprou a força de trabalho. (...) A circunstância de que a manutenção diária da força de trabalho só custa meia jornada de trabalho, apesar de a força de trabalho poder operar, trabalhar um dia inteiro, e por isso, o valor que sua utilização cria durante um dia é o dobro de seu próprio valor de um dia, é grande sorte para o comprador, mas, de modo algum, uma injustiça para o vendedor. (...)”. O mais-trabalho e o trabalho necessário para a reprodução da FT aparecem, imediatamente, confundidos um com o outro, como um processo que os unifica-identifica.
  3. O processo de formação de valor, como valorização, não é nada mais do que um processo de valor prolongado para além de certo ponto. Caso ele dure até o ponto em que a força de trabalho se pague (como reprodução dela própria e satisfação de carências necessárias à sobrevivência da FT), trata-se de um processo simples de formação de valor. Todavia, caso passe disso, ultrapasse esse ponto, objetiva-se um processo de valorização (produção de excedente que fica nas mãos de quem comprou a força de trabalho: o capitalista). A mais-valia (trabalho realizado e não pago – absoluta obtida por meio da simples ampliação da jornada de trabalho e a relativa também incrementada pela inserção de tecnologia) é resultado do prolongamento do trabalho, do excesso qualitativo de trabalho, da duração prolongada do mesmo processo de trabalho, para além do ponto necessário para que se pague a simples reprodução da força de trabalho. “O capital é trabalho morto, que apenas se reanima, à maneira dos vampiros, chupando trabalho vivo e que vive tanto mais trabalho vivo chupa. O tempo durante o qual o trabalhador trabalha é o tempo durante o qual o capitalista consome a força de trabalho que comprou. Se o trabalhador consome seu tempo disponível para si, então rouba o capitalista. [...]” (MARX, 1983, p. 189).
  4. A diferença fundamental entre a FT como mercadoria e as outras mercadorias é que a FT cria valor e um valor maior do que ela de fato custa para sua reprodução como FT. Sendo assim, “(...) a regulamentação da jornada de trabalho apresenta-se na história da produção capitalista como uma luta ao redor dos limites a jornada de trabalho – uma luta entre o capitalista coletivo, isto é, a classe dos capitalistas, e o trabalhador coletivo, ou a classe trabalhadora (...)”. (MARX, 1983, p. 190)
  5. Marx faz referência à tendência dos trabalhadores estenderem ao máximo o tempo de trabalho, trabalharem o tempo todo, “full times” (que trabalham o tempo todo), como tempo de trabalho personificado, como força de trabalho consumida e objetivada na mercadoria.
  6. Há, entretanto, um limite à jornada de trabalho, pois caso contrário ela não se reproduziria como tal, ou seja, não mais poderia ser comprada e vendida como força de trabalho (ainda que o capital exija do trabalho, sempre, seu limite máximo). Há, assim, limites físicos (vinculados às carências humanas: vestir-se, dormir, etc...) e sociais (outras carências e necessidades gerais estabelecidas culturalmente) para estabelecer a jornada de trabalho, pelo simples fato de que esses ingredientes são necessários para sua reprodução como força de trabalho.
  7. Ler trechos: p. 198, 199 e 200 (adoecimento pelo trabalho). Rodapé: p. 205.
  8. O sistema de rodízio (revezamento): “Apropriar-se de trabalho durante todas às 24 horas do dia é, por conseguinte, o impulso imanente da produção capitalista. Sendo, porém, fisicamente impossível sugar as mesmas forças de trabalho continuadamente dia e noite, necessita, pois, para superar esse obstáculo físico, do revezamento entre as forças de trabalho consumidas de dia e de noite, um revezamento que admite diferentes métodos, por exemplo, podendo ser ordenado de tal forma que parte do pessoal operário faça numa semana o trabalho diurno, na outra, o trabalho noturno, etc. (...)” (MARX, 1983, p. 206). 
  9. Assim sendo:

- o capital requisita o maior dispêndio possível da força de trabalho, rouba o tempo de descanso do trabalhador, seu tempo para fazer outras coisas, humanizar-se, fazer algo para si;

- o capital não se importa com o tempo de vida, de duração, da força de trabalho, mas com o máximo de força de trabalho que deverá fluir, objetivar-se na mercadoria;

- o capital encurta a duração da força de trabalho, saqueando suas energias, sua vitalidade, vampirizando-a.

“A produção capitalista, que é essencialmente produção de mais-valia, absorção de mais-trabalho, produz, portanto, com o prolongamento da jornada de trabalho não apenas a atrofia da força de trabalho, a qual é roubada de suas condições normais, morais e físicas de desenvolvimento e atividade. Ela produz a exaustão prematura e o aniquilamento da própria força de trabalho. Ela prolonga o tempo de produção do trabalhador num prazo determinado mediante o encurtamento de seu tempo de vida. (...)” (MARX, 1983, p. 212).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)   pdf (279.1 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com