TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE HOJE

Dissertações: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE HOJE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  2.545 Palavras (11 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 11

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE HOJE

Curitiba - PR - Abril 2013

Douglas Soares Agostinho¹

Centro Universitário Uninter - douglas.a@grupouninter.com.br

Tânia F. Soares Agostinho²

Centro Universitário Uninter - tania.a@grupouninter.com.br

CATEGORIA: PESQUISA E AVALIAÇÃO

SETOR EDUCACIONAL: 3

CLASSIFICAÇÃO DAS ÁREAS DE PESQUISA EM EAD

MESO: B

NATUREZA: A

CLASSE: 1

RESUMO

Este artigo tem como objetivo mostrar a importância da Educação a Distância (EAD) na formação de profissionais nas mais diversas áreas de atuação existentes hoje no mercado. No Brasil, de acordo com os dados extraídos no site do MEC, a EAD tem crescido substancialmente, ano após ano, crescimento esse evidenciado pela presença de 224 instituições reconhecidas e credenciadas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Instituições, estas, distribuídas pelas 5 regiões do país, compreendendo 5998 pólos, atraindo assim alunos que, até então, não tinham condições de se deslocarem até uma faculdade que normalmente situa-se em capitais e/ou cidades com maior número de habitantes. Pretende-se com este artigo demonstrar como as instituições de ensino estão preparadas para suprir às necessidades desses profissionais que buscam na EAD uma maneira de aperfeiçoar sua formação e ao mesmo tempo enfrentar a competividade do mercado de trabalho. Através de uma breve pesquisa, o artigo busca verificar como as empresas de ‘Recrutamento e Seleção’ recebem um profissional formado em EAD. Existe preconceito em relação a essa modalidade de ensino?

Palavras Chave: Educação a Distância. Ministério da Educação e Cultura. Radiodifusão.

INTRODUÇÃO

O objetivo principal desse artigo é o de mostrar ao leitor a Importância do EAD na formação do profissional atual, enfocando a preocupação das instituições de ensino em relação a essa modalidade e também a visão das empresas de Recrutamento e Seleção em relação aos alunos advindos dessa formação. Justifica-se a busca desse objetivo através das perguntas: estão as Instituições preparadas para formar profissionais à altura das necessidades das empresas? As empresas de Recrutamento e Seleção levam em conta onde o profissional se formou?

Para buscar as informações necessárias para atingir o objetivo desse estudo, realizou-se uma pesquisa de campo a nível nacional cujos resultados serão apresentados em tópico específico no discorrer deste texto. Esse artigo está estruturado da seguinte maneira: um breve histórico sobre o EAD no mundo e no Brasil, informações básicas sobre a formação de tutores em EAD, detalhamento das pesquisas de campo, apresentação e discussão dos resultados da pesquisa, considerações finais e referências.

DESENVOLVIMENTO: a formalização da educação à distância no Brasil

Embora possa parecer que se trata de uma inovação ocorrida no século XXI, o Ensino a Distância é uma modalidade que está presente no mundo já há algum tempo, pois, tem-se notícia que o primeiro curso por correspondência nos Estados Unidos foi de taquigrafia no ano de 1728.

De acordo com Castro e Guaranys (1977, p. 407) apud Kátia Siqueira de Freitas [6], a partir dessa data, encontram-se registros de cursos à distância, na Inglaterra, na Rússia e em várias universidades americanas como as de Wisconsin, Oregon, Kansas, entre outras. Durante o século XX, rapidamente, muitos cursos foram criados, principalmente, no âmbito da extensão e de formação técnica e alcançaram muito sucesso junto à sociedade, pois, representavam uma forma de acesso à continuação da formação profissional para aqueles que se encontravam afastados dos grandes centros culturais e econômicos.

No Brasil, após a criação da Radiodifusão pelo Ministério da Educação, essa modalidade começou a ganhar corpo, pois, o aluno tinha um material impresso e acompanhava as aulas pelo rádio.

Segundo Freitas [6]

No Brasil, o Instituto Universal Brasileiro, iniciado em 1940, parece ser a instituição mais antiga a manter cursos por correspondência. Desde então, outras instituições deste gênero foram criadas no Brasil, como o Centro de Estudos Regulares

(C.E.R.), fundado em 1981. O objetivo do C.E.R. era permitir que crianças, cujas famílias se mudavam temporariamente para o exterior, continuassem a estudar pelo sistema educacional brasileiro.

Com o passar do tempo e com o avanço da tecnologia, os cursos à distância passaram a ser transmitidos via TV, isso já na década de 60, através da TV Educativa. Nos anos 90, a Fundação Roberto Marinho colocou no ar para milhões de brasileiros o telecurso 1º e 2º graus, passando depois a ser denominado como Telecurso 2000.

O ensino a distância no Brasil até poucos anos atrás era visto com muito preconceito, pois, não havia uma legislação mais específica e que trouxesse ao sistema a credibilidade necessária. Em 1998, o governo federal, através de um decreto presidencial, regulamentou essa modalidade e a partir desse decreto centenas de cursos de nível superior passaram a ser reconhecidos pelo MEC.

As 224 instituições de Ensino a Distância reconhecidas pelo MEC no Brasil, estão distribuídas entre as regiões, conforme quadro 1.

Região Qte de Instituições %

Norte 17 7,6

Sul 48 21,4

Sudeste 99 44,2

Centro Oeste 18 8,0

Nordeste 42 18,8

Total 224

Fonte: dados extraídos do site do MEC (2011) e quadro elaborado pelos autores.

Como pode ser visto no quadro acima, as maiores concentrações de Instituições estão localizadas nas regiões Sul e Sudeste, isso devido ao acúmulo maior da população brasileira. No entanto, o fato de se ter menos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com