TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA DO CONHECIMENTO DA EDUCAÇÃO E POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR

Artigo: A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA DO CONHECIMENTO DA EDUCAÇÃO E POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2014  •  Artigo  •  1.030 Palavras (5 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 5

A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO.

A relação entre a história da educação e as políticas públicas, são essências para a educação nos dias atuais, independente de conotações positivas ou negativas.

É primordial conhecer as origens, e perceber os limites diferenciais ao longo das décadas. Um dos objetivos é observar as formas em que eram utilizadas no passado, para termos o desenvolvimento atual.

Sabemos que a sociedade tem grande influência na Educação, por isso estudamos povos, e costumes para podermos tirar conclusões eficazes, que venham ajudar no aprendizado.

Os povos primitivos usavam a educação informal, que era voltada apenas para ensinar a sobreviver. Era um processo não institucionalizado, não tinha regras.

Nos dias de hoje, usamos a educação formal, uma educação planejada, realizada em espaços organizados (escolas, creches, universidades, etc.).

Todo educador sabe que a educação é essencial para a conquista do desenvolvimento sócio econômico de um país e consequentemente a formação de um cidadão com consciência crítica, autonomia e usufruindo de justiça social.

O rendimento escolar decorre de inúmeros fatores, a instituição escolar que deve promover educação de qualidade; do ambiente familiar, convívio social e acesso a informações.

Dificuldades de escolarização e do sucesso acadêmico são encontrados devido às inúmeras variáveis que vão desde a formação do professor até as condições econômicas do país.

As políticas públicas educacionais consistem nas decisões do governo que tem incidência no ambiente escolar enquanto espaço de ensino-aprendizagem como: Construção do prédio, contratação de profissionais, formação docente, carreira, valorização profissional, matriz curricular e gestão escolar. É alicerçada no Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação, Constituição Federal, Leis de Diretrizes de Base da Educação Nacional, Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), Programa de Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Programa Bolsa Escola, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF).

O governo federal tem interesse na formação continuada dos professores. Foi criado o PACTO, que tem por objetivo melhorar e nivelar a formação dos professores e alunos, para que não haja diferença entre uma região e outra, e exista uma base comum.

No entanto, o Pedagogo encontra no seu dia a dia, barreiras que dificultam seu desempenho, como exemplo, a do impacto da FAMÍLIA no rendimento escolar do educando e da permanência do estudante na escola.

Atualmente, apesar de todos os benefícios dados à família, como atender as necessidades de transporte escolar, bolsa escola e outros, detectamos falta de interesse na aquisição de conhecimentos, número elevado de ausências, bem como baixa frequência dos pais às reuniões de pais e mestres, demonstrando a pouca importância dada à escola.

Finalizando acreditamos que os investimentos deveriam priorizar a aquisição de habilidades básicas e conhecimentos necessários que permitissem ao cidadão conquistar meios de obter sua fonte de renda digna, gerando recursos para sua própria subsistência e de sua família.

Acreditamos também, que o Brasil deve analisar a educação com olhar transformador, não com fins apenas numéricos, estatísticos que possam garantir apenas investimentos que nem sempre são direcionados para as verdadeiras e necessárias questões educacionais.

Usando do benefício de nossa atuação como profissionais na área da educação, colhemos algumas experiências de Pedagogas de prestígio, as quais nos deram seu depoimento a respeito do assunto em foco.

1 – Professora : J. M.

Atua há 10 anos no magistério.

Particularmente dissertar sobre as políticas públicas e sua relação com a educação, me causa certo desconforto como profissional atuante na área.

O sistema corrompeu o âmago da educação e suas funções originais, fez com que, os problemas latentes se transformassem em indissolúveis e de tempos em tempos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com