TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO ORÇAMENTO NA GESTÃO EMPRESARIAL

Exames: A IMPORTÂNCIA DO ORÇAMENTO NA GESTÃO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  2.501 Palavras (11 Páginas)  •  647 Visualizações

Página 1 de 11

1. INTRODUÇÃO

Hoje em dia, qualquer empresa bem organizada sabe e entende a importância e as vantagens de se ter um bom planejamento de suas atividades. Para uma empresa ser bem sucedida em seus negócios é essencial que ela realize um planejamento financeiro. O mundo dos negócios está ocorrendo várias mudanças, ainda mais com a globalização dos mercados que passa a exigir das empresas cada vez mais o aperfeiçoamento na hora de planejar avaliar e controlar seus processos, pois é necessário no mercado de hoje, que sejam tomadas decisões rápidas e com boa qualidade para que se obtenha sucesso, crescimento e lucros.

O objetivo do presente trabalho é fazer uma produção textual a respeito de alguns pontos fundamentais relacionados à Administração e Orçamento Empresarial onde conceituarei Orçamento e suas vantagens para uma Organização, os principais tipos de Orçamento existentes, a importância da tributação na elaboração do orçamento operacional, as contribuições que tem as demonstrações contábeis para o orçamento e a contribuição dos métodos quantitativos no acompanhamento do orçado versus realizado.

.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. CONCEITO DE ORÇAMENTO E SUA IMPORTÂNCIA NA ORGANIZAÇÃO

Conceito de Orçamento

Orçamento é uma projeção de gastos que serão feitos e planejados para um determinado período, podendo ser para um mês, ano e década. É um instrumento muito utilizado no planejamento e controle de operações de uma empresa, não importando qualquer que seja seu ramo de atividade, natureza ou porte. Das grandes multinacionais, até as mais simples, o orçamento pode ser utilizado, sendo adaptado para cada caso, como ferramenta para controle e avaliação das atividades empresariais visando alcançar seus objetivos.

Orçar na linguagem náutica significa colocar a vela a favor do vento como meio de que a embarcação atinja o seu objetivo. É dessa maneira que o orçamento faz com as empresas as direcionam para os objetivos.

Desde a antiguidade, o homem sempre precisou fazer algumas previsões para que pudesse estocar comida durante o período de inverno e com isso foi desenvolvendo as primeiras praticas orçamentárias.

O orçamento empresarial deve ser elaborado com vistas aos objetivos a médio e longo prazo da empresa para que se possa ter tempo de implantá-lo, avaliar seu grau de adequação a situações específicas de cada empresa e proceder aos ajustes que se fizerem necessários para o seu correto funcionamento.

As vantagens do Orçamento para a organização

Um bom orçamento empresarial pode trazer várias vantagens para a organização, que podem ser relacionadas abaixo:

• A minimização dos custos e a contenção das despesas, fazendo com que a busca do menor custo passe a ser rotineira.

• A homogeneização e integração efetivas entre todos os objetivos setoriais da empresa, pois o alvo comum destes setores passa a ser o resultado final previsto pelo orçamento.

• A redução de esforços no planejamento do fluxo de caixa, pois o sistema já faz a previsão de entradas e saídas de recursos.

• A facilitação das negociações junto às fontes externas de recursos (financiadores ou investidores).

• A facilitação das negociações junto aos fornecedores.

Principais tipos de orçamento

a) Orçamento de Vendas

A finalidade do orçamento de vendas é de estabelecer um plano de vendas da empresa, para um determinado período de tempo, determinando assim o seu nível de atividades futuras. É a primeira etapa no planejamento do Orçamento, pois qualquer empresa que não tenha estabelecido a quantidade de produtos que se é pretendido vender, em um determinado período, não irá conseguir dar seguimento em seu processo orçamentário. È extremamente importante a veracidade e acertabilidade desse orçamento. A empresa deverá medir a quantidade de cada item a ser comercializado definindo os preços, os prazos dados aos seus clientes e também os impostos que incidirão sobre essas vendas. Capacidade produtiva, vendas e marketing P&D e engenharia, gestão e finanças, de acordo com Lunkes (2007, p 02) são alguns fatores limitadores para que uma empresa possa seaproximar o máximo possível da quantidade que realmente pretende comercializar.

Devem ser analisados também alguns fatores externos como os fatores mercadológicos, competitivos, econômicos e governamentais, tecnológicos e socioculturais.

b) Orçamento de Produção

O orçamento de produção é feito para demonstrar a necessidade dos produtos e serviços básicos da organização. As empresas devem garantir que seus clientes serão bem atendidos e que não falte produtos em seu estoque. O orçamento de produção tem como objetivo certificarque a empresa tenha uma quantidade de produção suficiente para atender demanda prevista de vendas e também considerar os seguintes aspectos: espaço de armazenamento, disponibilidade de mão de obra, prazo de entrega de materiais, capacidade dos equipamentos, políticas de estoque, capacidade de produção, dentre outros. É fundamental que uma empresa possua o controle de estoques, pois na falta de produtos no mercado, a empresa corre risco de perder seus clientes e ao mesmo tempo se sobrar muitos produtos em estoque a empresa trabalhará com um custo muito elevado. Este tipo de controle é um real desafio para qualquer empreendedor e deve ser analisado detalhadamente.

c) Orçamento dos custos de Matéria-Prima

Este tipo de orçamento é utilizado pelas empresas para que possam identificar as melhores datas compra dos insumos. Logo após a realização do orçamento de produção, onde foi definida a quantidade de produtos a serem fabricados nos períodos, é importante que a empresa provisione a matéria-prima necessária para atender essa quantidade que será produzida. Não adiantaria saber a quantidade de produção não tendo em mãos os insumos necessários para os mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com