TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PROFESSOR-TUTOR NO ENSINO A DISTÂNCIA

Artigo: A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PROFESSOR-TUTOR NO ENSINO A DISTÂNCIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  3.123 Palavras (13 Páginas)  •  653 Visualizações

Página 1 de 13

A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PROFESSOR-TUTOR NO ENSINO A DISTÂNCIA

Fabiana Tramontin Bonho

Luz Mary Padilha Dias

RESUMO

Este artigo trata do tema tutoria e o ensino a distância, o qual nos dias atuais representa um papel muito importante por ser uma nova modalidade de ensino. Neste trabalho visamos aprofundar conhecimentos acerca da função do professor tutor, que é de grande valia nessa nova modalidade de educação. Apresentaremos as características do EAD, analisaremos o papel do professor tutor, identificando a sua importância no desenvolvimento do conhecimento do aluno EAD, pois a ele cabe mediar todo o desenvolvimento do curso. Nesse sentido, o Tutor deve ter conhecimento naquilo que vai ensinar, e principalmente ser formado nessa mesma área de atuação. Além disso, é essencial que ele tenha facilidade de comunicação, dinamismo, criatividade, liderança e iniciativa para realizar com eficácia seu papel.

PALAVRA-CHAVE: Professor. Tutor. Ensino a distância.

INTRODUÇÃO

A Educação a Distância teve seu crescimento acentuado neste século, está associada à era da informação e da tecnologia, hoje vista com uma inovação no contexto educacional, trazendo uma nova visão de ensino e quebrando paradigmas tradicionais. Ela tem como principal ferramenta a internet.

Segundo Litwin (2001), a Educação a Distância é uma modalidade que tem buscado conciliar o uso das tecnologias ao processo educacional, com o intuito de ampliar a possibilidade de educação.

Assim nesta modalidade atual, destacamos o papel do professor-tutor, uma das figuras mais importantes no Ensino a Distância, destacando-se por ser o mediador, o facilitador da aprendizagem e de todo o processo de ensino.

Este artigo abordará o papel do professor tutor, suas competências, as suas funções e também como ele deverá estar atuando na construção do conhecimento e assim na efetividade dos processos de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, o trabalho visa destacar a importância do professor tutor, haja vista ser ele o elo entre o aluno e a instituição de ensino. Assim, destacaremos quais habilidades e competências devem ter o tutor para desempenhar com êxito a sua função.

1 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Estamos numa fase de estabilização da EAD no Brasil, principalmente no ensino superior com crescimento significativo. Algumas razões principais para esse crescimento são: diminuição das barreiras geográficas, a flexibilidade de horários, pois o aluno que irá administrar seu tempo, o custo é menor, principalmente por motivos econômicos. Além disso, muitos alunos são adultos que agora podem fazer uma graduação ou especialização.

Conceitualmente, a Educação a distância é o método de ensino-aprendizagem, desenvolvido através de tecnologias, onde docentes e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. (MORAN, 2009)

Segundo Chaves (1999), EAD, no sentido fundamental da expressão, é o ensino que ocorre quando o ensinante e o aprendente (aquele a quem se ensina) estão separados (no tempo ou no espaço). No sentido que a expressão assume hoje (vamos chamá-lo de sentido atual), enfatiza-se mais (ou apenas) a distância no espaço e se propõe que ela seja contornada através do uso de tecnologias de telecomunicação e de transmissão de dados, voz (sons) e imagens (incluindo dinâmicas, isto é, televisão ou vídeo). Não é preciso ressaltar que todas essas tecnologias, hoje, convergem para o computador.

A educação a distância pode ser feita nos mesmos níveis que o ensino regular, tanto no ensino fundamental, médio, superior e na pós-graduação. Ela é mais adequada para a educação de adultos, principalmente para aqueles que já têm experiência consolidada de aprendizagem individual e de pesquisa, como acontece no ensino de pós-graduação e também no de graduação (MORAN, 2002).

O ensino na modalidade a distância adotava o envio por correspondência do material de ensino, assim como, o rádio, a televisão e o computador. Atualmente, a Internet é o principal veículo mediador da transmissão de conhecimentos, criando um meio de comunicação cujas possibilidades dependem da tecnologia utilizada e do planejamento da Instituição (Belloni, 1999).

Então, conforme destacou Belloni, a história do EAD possui uma longa trajetória, onde vários autores descrevem como três gerações, sendo elas:

Na primeira geração temos os cursos por correspondência, onde os materiais que eram primordialmente impressos e encaminhados pelo correio.

A segunda geração é composta pelas novas mídias e universidades abertas, a qual teve um grande avanço com os acréscimos de novas mídias como a televisão, o rádio, as fitas de áudio e vídeo e o telefone.

Já na terceira geração, temos o EAD on-line, a qual se deu com a utilização do videotexto, do microcomputador, da tecnologia de multimídia, do hipertexto e de redes de computadores. Esta tem sua principal marca o desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação.

Maia e Mattar (2007, p.22-23) destaca:

que por volta de 1995, com o desenvolvimento explosivo da internet, ocorre um ponto de ruptura na história da educação a distância, surgindo um novo território para a educação, o espaço virtual da aprendizagem, digital e baseado na rede. Surgem também vários associações de instituições de ensino a distância. Pode-se portanto pensar em um novo formato do processo de ensino-aprendizagem, “aberto, centrado no aluno, baseado no resultado, interativo, participativo, flexível quanto ao currículo, às estratégias de aprendizado e envio e não muito preso a instituições de aprendizado superior, porque pode também se dar nos lares e nos locais de trabalho”.

A EAD é um modelo baseado na transmissão de conteúdos, onde se tem um tutor mediador, entre os alunos e professor, o qual acompanha o aluno no encontro presencial, que ocorre uma vez por semana, ele interage com o aluno e professor. E quando on line interage com os alunos via chat, e-mail, ferramentas disponíveis pela internet.

Para o processo do EAD ter credibilidade tem que passar por alguns requisitos, tais como: apresentação, apoio à motivação do aluno, estímulo à análise e à crítica, aconselhamento e assistência, organização de prática,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com