TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Professor Tutor E As Ferramentas Metodológicas De Interação No Ambiente Virtual De Aprendizagem

Ensaios: O Professor Tutor E As Ferramentas Metodológicas De Interação No Ambiente Virtual De Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  874 Palavras (4 Páginas)  •  564 Visualizações

Página 1 de 4

O Professor Tutor e as ferramentas metodológicas de interação no ambiente virtual de aprendizagem

Maximiano Eduardo Pereira¹, Fabíola Bento Soares²,

¹ Licenciando em Computação – Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) – Campus Uberlândia Centro Cx. Postal 1020 – CEP: 38.400-970 – Uberlândia-MG-Brasil

² Docente do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) – Campus Uberlândia Centro Rua Blanche Galassi, 150, Morada da Colina, Uberlândia – MG

Resumo. A Educação a Distância está cada vez mais popular. Com o avanço tecnológico novas formas de interação entre aluno e professor estão se ampliando e desta forma a figura do tutor toma cada vez mais forma no cenário educacional. Para garantir o crescimento com qualidade da educação à distância o professor e o tutor, ou o professor como tutor tem de se qualificar. Nesta perspectiva o presente trabalho tenta traçar pontos importantes que devem ser levados em consideração para a correta aplicação de todas as ferramentas de interação que a todo dia são criadas ou atualizadas.

Abstract. Distance education is becoming increasingly popular. With technological advances new forms of interaction between student and teacher are expanding and thus the figure of the tutor takes increasingly shape the educational landscape. To ensure the quality growth of distance education teacher and tutor, as tutor or teacher must qualify. From this perspective, this work tries to trace important points that must be taken into account for the correct application of all interaction tools that every day are created or updated.

1. Introdução

Com a atuação das tecnologias de comunicação e informação na educação os processos dialógicos e de interação ganham novos contornos. A forma de interação entre professor e aluno ganha um novo espaço mediados através de ferramentas de comunicação disponíveis nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA).

Na Educação a Distância (EAD) nem sempre o autor do conteúdo da disciplina é aquele que irá acompanhar e direcionar os alunos aos conteúdos a serem cumpridos. É nesse momento que surge outro agente como integrante do processo de ensino e aprendizagem: o professor Tutor.

O exercício da docência na EAD é acompanhado de algumas especificidades como o domínio do assunto a ser ministrado e o domínio dos recursos tecnológicos que serão utilizados na transmissão dos conteúdos.

2 Desenvolvimento

As instituições que concedem essa modalidade de ensino utilizam o Ambiente virtual de Aprendizagem (AVA) como ferramenta de interação e gerenciamento de conteúdos para seus alunos e na administração do curso. Através desses programas é possível acompanhar constantemente o progresso dos estudantes além de complementar as aulas presenciais.

Existem também outras formas de interação entre aluno e tutor que a instituição pode adotar na complementação de seu conteúdo como aulas via satélite, ferramentas de fale conosco além de polos de apoio para as aulas presenciais.

Essas interações podem ser tanto síncronas como assíncronas onde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com