TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Pesquisas Acadêmicas: A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  1.488 Palavras (6 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 6

A importância dos jogos na educação infantil

Este trabalho pretende mostrar a importância dos jogos na educação infantil e identificar o papel do professor, com a utilização do lúdico no desenvolvimento infantil, as práticas pedagógicas e as abordagens lúdicas que auxiliam o professor no processo de socialização dentro da sala de aula, resgatando a afetividade do aluno e desenvolvendo a imaginação da criança facilitando o ensino aprendizagem.

É necessária uma proposta pedagógica, essencialmente voltada aos jogos e brincadeiras, para que a criança possa construir uma identidade cultural, além de desenvolver sua personalidade.

Problema

Qual a importância e a contribuição dos jogos na educação infantil e na formação social, afetiva e cognitiva no desenvolvimento e na aprendizagem dos alunos?

Objetivos

Objetivo geral

Entender o trabalho dos educadores da educação infantil e como os recursos lúdicos são valorizados e contemplados no processo ensino aprendizagem.

Específicos

O jogo na concepção dos autores;

Verificar se os jogos e as brincadeiras são uma alternativa pedagógica no contexto escolar;

Compreender a função do educador, auxiliando os resultados das atividades e identificar as suas intervenções lúdicas no processo ensino aprendizagem em sala de aula;

Reconhecer as dificuldades das crianças no processo de socialização;

Diferenciar os tipos de jogos para que os mesmos contribuam para desenvolver o raciocínio lógico da criança.

Hipótese

Como possibilidade adotada nesta pesquisa, propõem-se os jogos e as brincadeiras realizadas de forma lúdica como recursos pedagógicos para um desenvolvimento no ensino aprendizagem.

Justificativa

O objetivo deste trabalho é analisar o papel dos jogos.

O lúdico envolve atividades, jogos e brincadeiras e é através do jogo, que a criança pode interagir com o meio, desenvolvendo capacidade que conduz a sua interação, desenvolve o espírito de iniciativa, autonomia, poder de decisão e assume a sua personalidade.

É importante que se promova subsídios coerentes e conscientes para uma ação lúdica que contribua de maneira significativa para o desenvolvimento da criança.

A função do professor é avaliar continuamente o seu trabalho e os resultados destas atividades, facilitando à criança a compreensão de suas intervenções lúdicas no ambiente escolar.

Procedimento metodológico

A pesquisa realizada aponta as alternativas que brincadeiras têm, para o desenvolvimento dos processos de ensinar e aprender e revelam os espaços e tempos destinados pelos professores e pela escola nas atividades lúdicas cotidianamente. Desta forma produz reflexão sobre o brinquedo compreendendo-o como atividade fundamental da infância, que tem um papel primordial no desenvolvimento e, portanto implica na possibilidade de criar e transformar o mundo.

Fundamentação teórica

É importante destacar a perspectiva de educação com a valorização dos jogos e brincadeiras defendida por muitos teóricos e pesquisadores pela questão do brincar, do jogo, do brinquedo, e da brincadeira.

Segundo Ferreira (2003), é “divertir, recrear, entreter, distrair, folgar”, o brincar é ou deveria ser algo muito presente em nossas vidas.

Para Cardim (2001) afirma que, com utilização dos jogos como estratégias de ensino, o professor auxilia o aluno a ter uma atuação mais consciente e intencional possível, a fim de que ele possa ter um resultado favorável.

Lopes (2001), afirma que o jogo para a criança é o exercício, é a preparação para a vida adulta. A criança aprende brincando, é o exercício que faz desenvolver suas potencialidades.

Segundo Angelini (2003) para que a criança vivencie sua alfabetização de forma agradável, ela precisa brincar com os sons e movimentos e expor oralmente suas ideias e seus conceitos.

Para Kishimoto, as brincadeiras permitem que a criança desenvolva capacidades importantes, tais como atenção, imitação, memória, imaginação, além de favorecer a socialização.

O jogo no desenvolvimento da criança

Os exercícios da atividade lúdica para muitos não passa de momentos de diversão, contudo o lúdico é um instrumento que faz parte da realidade social de muitas culturas em diferentes partes do mundo, que favorece diversos aspectos para a aquisição do conhecimento da criança. Acrescenta-se, que a atividade lúdica colabora ainda, para o seu desenvolvimento em seus aspectos cognitivos, afetivos, físicos e sociais.

De acordo com Santos (1997, p.12 e Apud Costa, 2003, p.58) “sendo a ludicidade uma necessidade do homem em qualquer período de sua vida e ao mesmo tempo não deve ser vista como uma simples diversão”.

A importância do lúdico como instrumento de mediação na busca de um melhor aproveitamento dos aspectos integrais da criança no ambiente escolar e fundamental para que ela possa explorar o mundo e construir seu próprio conhecimento.

Nesse mesmo sentido, Dias (1996) também defende que é preciso resgatar o trabalho com jogos e brincadeiras na educação infantil para que possa desenvolver nas linguagens expressivas do jogo, do desenho e da musica.

Para Piaget (1975), o jogo é um meio poderoso para aprendizagem tanto da leitura como do calculo ou da ortografia.

Assim, portanto, quando o professor observa uma atividade espontânea e imaginativa deve fazer intervenções intencionais. A fim de possibilitar novo curso a aquela atividade, dando-lhe o devido caráter didático.

A formação social da mente infantil

A experiência desse tipo de análise é o estudo do comportamento humano sem considerar a historia em geral do desenvolvimento humano.

Em cada estágio de desenvolvimento da criança, estabelece formas de intervir no seu mundo e principalmente em si mesma. E um dos aspectos que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com