TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Dos Jogos E Brincadeiras Na Ed. Infantil

Monografias: A Importancia Dos Jogos E Brincadeiras Na Ed. Infantil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2013  •  11.709 Palavras (47 Páginas)  •  5.196 Visualizações

Página 1 de 47

RESUMO

Antigamente o brincar era apenas uma maneira de deixar a criança ocupada, já com o passar dos tempos vemos como elas se tornam de extrema importância dentro do trabalho realizado com crianças. Através dos jogos e das brincadeiras podemos ajudar um aluno a obter melhores resultados durante o processo de ensino-aprendizagem. O lúdico está cada vez mais presente nas salas de aulas e muitos educadores estão se reciclando para usar essas atividades com responsabilidade em sala de aula.

Atualmente temos vários pesquisadores que fazem estudos nessa área, procurando responder perguntas que para nós até então eram desconhecidas, como: O que a brincadeira ajuda a criança com relação ao processo de ensino-aprendizagem? Que funções estas atividades exercem no desenvolvimento da criança? Por que a criança tem que brincar?

Com base nestas discussões este projeto vem mostrar definições e relatar um pouco da história da brincadeira e dos jogos com referência a educação, analisando suas contribuições deles no contexto educacional.

O objetivo deste trabalho foi conhecer através da evolução histórica dos jogos e brincadeiras, principalmente na educação infantil, sugerir o resgate das brincadeiras tradicionais, como atividade lúdica e como instrumento metodológico de ensino, como também evidenciar para os professores de educação infantil o importante papel que os jogos, as brincadeiras e os brinquedos exercem no desenvolvimento da criança.

Palavras-chave: evolução histórica, resgate dos jogos e brincadeiras, novas diretrizes para a educação infantil, o lúdico na educação, psicomotricidade.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ..................................................................................................... 7

2 OBJETIVOS .......................................................................................................... 9

3 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA................................................................................. 10

3.1 UM GIRO PELA HISTÓRIA.............................................................................. 10

3.2 JOGOS, BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS..................................................

3.3 A FASE PRÉ-ESCOLAR.................................................................................

3.4 FASES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL.................................................

3.5 O PAPEL DO PROFESSOR..........................................................................

4 METODOLOGIA ....................................................................................................

12

19

22

25

28

5 ANÁLISE E DISCUSSÃO ................................................................................. 29

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................... 30

REFERÊNCIAS ..................................................................................................... 33

ANEXOS ........................................................................................................ 34

1- INTRODUÇÃO

Este trabalho vem mostrar a importância das brincadeiras e dos jogos na Educação Infantil para o processo de ensino-aprendizagem e a formação da personalidade humanidade.

O campo pedagógico passou por várias mudanças de uns anos para cá, os recursos didáticos usados dentro da escola também.

As brincadeiras e os jogos ganharam maior importância dentro da educação infantil, agora muitos deles fazem parte do projeto pedagógico da escola, onde o educador passa a executá-las sabendo de sua extrema importância.

Quando as crianças estão livres, brincando, elas se sentem mais a vontade para se expressarem. É nesse momento que o educador está preparado para entender seus sentimentos e ajudá-los.

Os jogos não estão só relacionados com o ato de brincar, mas sim com o desenvolvimento físico, afetivo, cognitivo, moral e social da criança.

A psicomotricidade tem em sua definição a seguinte formação: PSICO (afetivo), MOTRIS (motor), IDADE (faixa etária).

Com o brincar aprendemos e ensinamos sobre o mundo ao nosso redor e é por isso que a brincadeira é uma forma da criança se interagir com o mundo em que vivemos.

Assim o ato de brincar na educação infantil é muito importante pois respeitar os limites das crianças e fazer com que eles respeitem os limites das pessoas e isso será a base do conhecimento de suas características específicas, pois deve ser respeitada a individualidade de cada um.

É muito importante que o educador esteja preparado para usar estes recursos e a escola deve estar preparada para dar suporte a eles. Pois do contrário, pela falta de conhecimento, o professor deixará de usar este recurso tão importante para o desenvolvimento da criança.

Antes do educador aplicar determinado jogo para uma turma, ele primeiro tem que ver se a atividade é adequada para aquela idade.

Algumas questões entrarão em questão: Qual a importância dos jogos e das brincadeiras na educação infantil?

Brincar não é mais sinônimo de passatempo, mas sim, hoje em dia a criança utiliza da brincadeira para conhecer o mundo a seu redor. Através de jogos e brincadeiras a criança desenvolve sua imaginação, seu desenvolvimento psicomotor, intelecual, o que facilitará a socio-afetivo.

Através do jogo a criança desenvolve a

sua imaginação e seu pensamento abstrato.

Através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.4 Kb)  
Continuar por mais 46 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com