TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA

Por:   •  26/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.217 Palavras (13 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

Instituto Politécnico de Leiria

Escola Superior de Leiria

Licenciatura em Terapia Ocupacional – TLTO8

INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA

Alexandra Vala Santos

Jacinta Gabriela Pragosa Vala

Mafalda Semedo Louro de Castro Martins

Mariana Brandão Bernardo

Rui Xavier

Leiria, junho de 2017


[pic 2]

Instituto Politécnico de Leiria

Escola Superior de Leiria

Licenciatura em Terapia Ocupacional – TLTO8


INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA

Trabalho de Investigação

Grupo 7

Alexandra Vala Santos – 5160080

Jacinta Gabriela Pragosa Vala – 5160419

Mafalda Semedo Louro de Castro Martins – 5160081

Mariana Brandão Bernardo – 5160088

Rui Xavier – 5160334


Unidade Curricular:  Teorias e Modelos em Terapia Ocupacional II

Docente: Liliana Teixeira

Leiria, junho de 2017


Índice

INTRODUÇÃO 4

PERFIL OCUPACIONAL 5

ANÁLISE DE DESEMPENHO 7

FATORES FACILITADORES E INIBIDORES 12

OBJETIVOS 13

ABORDAGENS 14

TIPOS DE INTERVENÇÃO 15

RESULTADOS 17

MODELOS UTILIZADOS 18


INTRODUÇÃO

No âmbito da unidade curricular Teorias e Modelos em Terapia Ocupacional II, lecionada pela docente Liliana Teixeira, foi proposto ao Grupo 7 elaborar um perfil ocupacional e, a partir deste, desenvolver alguns conceitos lecionados na Unidade Curricular.

O grupo dividiu o trabalho em oito subcapítulos fundamentais. Inicialmente elaboramos um possível perfil ocupacional, em seguida fizemos as tabelas correspondentes às análises de desempenho e aos fatores facilitadores e inibidores. Depois elaboramos os objetivos, as abordagens e os tipos de intervenção. Por fim apresentamos os resultados e os modelos utilizados.

O objetivo deste trabalho foi compreender e pôr em prática a intervenção terapêutica.

Na construção deste trabalho baseámo-nos em artigos científicos e num livro em específico, o Enquadramento da prática da Terapia Ocupacional: Domínio e Processo. Este, encontra-se organizado e estruturado segundo as normas da Escola Superior de Saúde de Leiria, baseados nos critérios metodológicos aprovados pela American Psychological Association.


PERFIL OCUPACIONAL

P.B. de 65 anos, nascido a três de janeiro de 1942, natural e residente em Leiria, não é autónomo, necessitando de ajuda nas suas necessidades básicas, como alimentação e higiene pessoal.

A sua companheira faleceu há 6 meses e por isso reside em casa de um dos filhos (que tem esposa e dois filhos), numa vivenda com 4 quartos e 2 casas de banho (com banheira adaptada).Tem o 4º ano de escolaridade e exerceu carpintaria durante 31 anos tendo-se reformado aos 50 anos. P.B. é destro.

P.B. tem 6 filhos, casados e com casa própria. Visto que os filhos de P.B. trabalham durante o dia, é a Santa Casa da Misericórdia que lhe leva o almoço e cuida também das suas necessidades básicas. No período noturno é o filho e a nora quem cuida de P.B.

No seu dia a dia, P.B. gostas de ver televisão, ler o jornal, ouvir o terço, estar no café ao lado de onde reside com os amigos a jogar cartas e dominó e frequentar a igreja todos os domingos.

P.B. caminha com o apoio de um andarilho, ele tem alzheimer há 5 anos e devido à doença, no dia 6 de fevereiro do presente ano caiu ao levantar-se da cama para ir à casa de banho. Este foi socorrido de imediato pelos Bombeiros de Leiria e deu entrada no Centro Hospital de Leiria. Após triagem inicial nas urgências do hospital, o diagnóstico foi uma fratura da clavícula direita. O utente foi sujeito a exames complementares de diagnóstico, mais propriamente a uma tomografia computorizada ao crânio e a um raio-x ao membro superior direito.

O utente saiu do hospital com o membro superior direito imobilizado e utilizando uma cadeira de rodas como meio de deslocamento, pois com uma fratura na clavícula, P.B. não consegue apoiar-se de andarilho. Foi encaminhado para o Serviço de Medicina Física e Reabilitação, para consultas de Fisiatria onde foi reencaminhado para tratamentos de Terapia Ocupacional (TO). Estes tratamentos dividem-se em sessões de cerca de quarenta e cinco minutos diários de TO na sua habitação de segunda a sexta, visto que este utente já tinha TO antes da queda, devido à doença de alzheimer.

No início da reavaliação ao utente, o Terapeuta Ocupacional constatou que este se tornou completamente dependente, deixando de ser capaz de realizar as suas Atividades da Vida Diária, nomeadamente comer sem qualquer ajuda e de caminhar com o apoio do andarilho e ainda se torna complicado a execução dos jogos de tabuleiro com os amigos no café.


ANÁLISE DE DESEMPENHO

Tabela 1: Áreas de Ocupação

ÁREAS DE OCUPAÇÃO

Instrumentos de Avaliação

Resultados

Atividades da Vida Diária

Tomar Banho

Observação direta

P.B. tem dificuldades em lavar-se com o MS esquerdo, necessita de ajuda para o fazer, logo é completamente dependente.

Vestir

Observação direta

P.B. seleciona a roupa que quer vestir, mas tem dificuldades no vestir e despir sequencialmente, apertar e ajustar a roupa.

Alimentar

Observação direta

O utente é totalmente dependente.

Mobilidade Funcional

Observação direta

O utente deslocava-se com o apoio de um andarilho, mas visto que tem uma fratura na clavícula, só se desloca numa cadeira de rodas com ajuda de alguém. Precisa de ajuda nas transferências.

Higiene e Cuidados pessoais

Observação direta

P.B. é destro, por isso precisa de ajuda para: fazer a barba, escovar os dentes e cuidar das unhas. É capaz de pôr o desodorizante e lavar a cara autonomamente.

Higiene Sanitária

Observação direta

O utente é capaz de fazer a gestão das roupas. É dependente na transferência da cadeira de rodas para a sanita e na limpeza do corpo.

Atividades da Vida Diária Instrumentais

Gestão da Comunicação

Entrevista semiestruturada ao filho
Observação direta

P.B. sabe utilizar o telefone de casa, mas não tem telemóvel pois não o sabe utilizar.

Mobilidade na Comunidade

Entrevista semiestruturada ao filho
Observação direta

O utente antes de ter a fratura na clavícula, ía ao café de andarilho durante o dia, mas agora não sai de casa, pois não consegue deslocar-se sozinho de cadeira de rodas.

Gestão Financeira

Entrevista semiestruturada ao filho

O utente não tem capacidade para gerir os seus bens, é o seu filho que os gere.

Gestão e Manutenção da Saúde

Entrevista semiestruturada ao filho

O utente não tem capacidade de organização para tomar a medicação. É o seu filho que o ajuda.

Preparação de refeições e limpeza

Observação direta

O utente não tem capacidade para preparar as suas refeições, nem de fazer a limpeza dos espaços. É a Santa Casa da Misericórdia que faculta as refeições, e a família que trata da limpeza dos espaços.

Prática Religiosa

Entrevista semiestruturada ao filho
Observação direta

P.B. tem capacidade para ouvir o terço, rezar e ir á missa com o acompanhamento de familiares.

Descanso e Sono

Sono

Entrevista semiestruturada ao filho

P.B. por vezes acorda desorientado e demorou a adaptar-se à casa do filho quando perdeu a sua esposa.

Preparação do Sono

Entrevista semiestruturada ao filho

O utente precisa de ajuda para os cuidados de higiene pessoal, para se despir. Mas por hábito deseja boa noite à sua família.

Lazer

Exploração do Lazer

Observação direta

P.B. identifica os seus interesses, que são fundamentalmente ver televisão, ler o jornal, ouvir o terço, estar no café com os amigos a jogar cartas e dominó e frequentar a igreja todos os domingos.

Participação no Lazer

Observação direta

O utente passa demasiado tempo a ver televisão. Atividades como ir ao café, não o consegue fazer autonomamente, e jogar cartas e dominó já não o faz devido à demência.

Participação Social

Comunidade

Entrevista semiestruturada ao filho

P.B. apenas frequentava o café e dava-se com um grupo restrito de amigos, mas desde a queda, o utente não tem interesse em sair de casa e conviver com os amigos. P.B. está a isolar-se.

Família

Entrevista semiestruturada ao filho

P.B. não participava voluntariamente em atividades familiares, mas a família por vezes reúne-se para lhe dar algum conforto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (194.8 Kb)   docx (66.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com