TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Bebida Tiquira

Por:   •  18/12/2020  •  Seminário  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 2
  • Qual a origem da Tiquira?

Não se sabe a origem da bebida, mas a fabricação se estendia das tribos do litoral até o sertão, seguindo o mesmo processo de fabricação. Há relatos que no final do século XIX, uma bebida de origem indígena feita de mandioca muito difundida no Amazonas produzida por destilação.

  • Qual a denominação de Tiquira?

Denominada na língua tupi de “tikira”, cujo significado é liquido que goteja, que pinga do alambique.

  • Por quais motivos a tiquira é estudada?

Por conta da sua larga aceitação regional, ou seja, toda a produção encontra no mercado; as condições inadequadas, como: a higiene em que alguns alambiques trabalham; no fato da flora microbiana utilizada nas etapas de sacarificação e fermentação se colhida ao acaso, ou seja, em diversas linhagens selvagens competindo no processo, com implicações importantes na composição e qualidade do destilado, tempo e rendimento da produção; um teor médio elevado de íons cobre e a presença marcante de íons CN-.  

  • Onde se concentra a produção de tiquira?

Ela é uma bebida típica do Maranhão, mas a sua produção se concentra em diversos municípios do Estado. Ela também é bastante conhecido em Tianguá, no Ceará.

  • Qual a graduação alcoólica da Tiquira?

De acordo com o decreto N 6871, a tiquira é uma bebida com graduação alcoólica de trinta e seis a cinquenta e quatro por cento em volume, a vinte graus Celsius.

  • Quais os ingredientes?

- Mandioca: raiz amilácea originária da região Amazônica com altos teores de amido e carboidratos de diferentes pesos moleculares.

- Amido: leva vantagens sobre outros amidos pois é hidrolisado com maior facilidade.

- Fungos

- Bolores nativos: a conversão do amido de mandioca em açúcares fermentescíveis é feita por esses bolores que surgem sobre os beijus de massa da mandioca e suas cepas são colhida ao acaso.

- Leveduras selvagens: responsáveis pela fermentação alcoólica do mosto.

- Folhas de tangerina: os produtores adicionam folhas de tangerina ao vinho, durante a etapa de destilação pois estas folhas são as responsáveis pela coloração levemente azulada do destilado.

  • Quanto a sua produção e valor arrecadado  por ano?

De acordo com IBGE, indica uma produção em torno de 580 t/ano dessa aguardente, equivalente a 640 mil L e uma movimentação financeira anual, aproximadamente, de R$ 500 mil.

  • Qual a produção da tiquira?

[pic 1]

[pic 2]

Referências bibliográficas:

COELHO, Matheus Duarte. Avaliação da Influência de enzimas na produção e composição química e físico-química da aguardente de mandioca ‘Manihot esculenta” ( Tiquira). Monografia – Universidade Federal do Maranhão. São Luís, 2017. Disponível em:https://monografias.ufma.br/jspui/bitstream/123456789/1515/1/MatheusDuarteCoelho.pdf. Acesso em 18 de dezembro de 2020.

MENDES, Geovana. A bebida Tiquira.

https://www.trabalhosgratuitos.com/Outras/Diversos/A-Bebida-Tiqu%C3%ADra-1441838.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (101.6 Kb)   docx (63.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com