TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Da Boa Administraçao Financeira

Ensaios: A Importancia Da Boa Administraçao Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  4.236 Palavras (17 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 17

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 ADMINISTRAÇAO FINANCEIRA E ORÇAMENTARIA 4

3 MERCADO DE CAPITAIS 7

3.1 A IMPORTÂNCIA DO MERCADO DE CAPITAIS 9

3.2 CONCEITOS QUE FAZEM PARTE DO MERCADO DE CAPITAIS 10

4 DIREITO TRIBUTARIO 11

5 A EMPRESA MAIS FRANGO 14

5.1 A EMPRESA MAIS FRANGO TEM COMO MISSO, VISÃO E VALORES 14

5.2 QUESTIONÁRIO 15

5.3 ANÁLISE DOS DADOS E IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS 17

6 CONCLUSÃO 18

REFERÊNCIAS 19

1 INTRODUÇÃO

Será apresentada nesse trabalho uma breve visão sobre mercado de capitais, direito tributário e administração financeira e orçamentária, onde dentro do assunto administração financeira e orçamentária destacaremos a importância do conhecimento dos dados financeiros, a importância de saber interpretá-los e analisá-los para que o administrador possa tomar as melhores decisões.

Apresentaremos também dentro do mercado de capitais alguns conceitos básicos para podermos entender o funcionamento do mercado, todo o processo de desenvolvimento e poder fazer uma boa aplicação do dinheiro.

Destacaremos ainda alguns conceitos importantes acerca do direito tributário, assim como demonstrar a importância do conhecimento destes conceitos para o administrador, para que este tenha competência para planejar da melhor maneira possível a carga tributária sobre a empresa, para que esta, de maneira legal, seja menos onerada quanto aos tributos.

2 ADMINISTRAÇAO FINANCEIRA E ORÇAMENTARIA

Finanças é o conjunto de recursos disponíveis circulantes e em espécie que serão usados em transações e negócios com transferências e circulação de dinheiro.

Verifica-se que as finanças fazem parte do cotidiano, no controle dos recursos para compras e aquisições, tal como no gerenciamento e própria existência da empresa nas suas respectivas áreas, seja no marketing, produção, contabilidade e, principalmente na administração geral de nível tático, gerencial e estratégico que utilizam dados e informações financeiras para a tomada de decisão na condução da empresa.

Tal área administrativa pode ser considerada como vital para a empresa, visto que possibilita o funcionamento de forma correta, sistêmica e sinérgica, objetivando o lucro e a maximização dos investimentos, mas, acima de tudo, o controle eficaz da entrada e saída de recursos financeiros.

É por falta de planejamento e controle financeiro, segundo o SEBRAE, que muitas empresas quebram no início de sua existência, apresentando insuficiência ou até inexistência de suporte financeiro, sendo indiscutivelmente necessárias informações do Balanço Patrimonial, no qual se contabilizam estes dados na gestão financeira, devendo ser analisados detalhadamente para a tomada de decisão.

A gestão financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa. O objetivo da gestão financeira é melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração de lucro líquido proveniente das atividades operacionais. No entanto, é muito comum que empresas deixem de realizar uma adequada gestão financeira.

Uma correta administração financeira permite que se visualize a atual situação da empresa. Registros adequados permitem análises e colaboram com o planejamento para aperfeiçoar resultados.

A falta da administração financeira adequada pode causar os seguintes problemas:

- Não ter as informações corretas sobre saldo do caixa, valor dos estoques das mercadorias, valor das contas a receber e das contas a pagar, volume das despesas fixas e financeiras. Isso ocorre porque não é feito o registro adequado das transações realizadas;

- Não saber se a empresa está tendo lucro ou prejuízo em suas atividades operacionais, porque não é elaborado o demonstrativo de resultados;

- Não calcular corretamente o preço de venda, porque não são conhecidos seus custos e despesas;

- Não conhecer corretamente o volume e a origem dos recebimentos, bem como o volume e o destino dos pagamentos, porque não é elaborado um fluxo de caixa, um controle do movimento diário do caixa;

- Não saber o valor patrimonial da empresa, porque não é elaborado o balanço patrimonial;

- Não saber quanto os sócios retira de pró-labore, porque não é estabelecido um valor fixo para a remuneração dos sócios;

- Não saber administrar corretamente o capital de giro da empresa, porque o ciclo financeiro de suas operações não é conhecido;

- Não fazer análise e planejamento financeiro da empresa, porque não existe um sistema de informações gerenciais (fluxo de caixa, demonstrativo de resultados e balanço patrimonial).

Muitas empresas do setor têxtil e confecções começam com pessoas que trabalham ou trabalharam em outras empresas da área, ou que têm habilidades e conhecimento de produção. Isso acontece também em outros setores da economia. Poucas pessoas têm experiência em administração financeira, e isso interfere nos resultados. Muitas vezes, as atividades são iniciadas com pequena dimensão e, conforme os negócios se desenvolvem, a administração financeira não acompanha o crescimento da empresa porque os gestores não têm conhecimentos necessários nesta área de gestão e se envolvem excessivamente com a produção.

Alguns conceitos básicos da administração financeira e orçamentária:

- Crédito e cobrança: analisar a concessão de crédito aos clientes e administrar o recebimento dos créditos concedidos; As principais funções da administração financeira são:

- Análise e planejamento financeiro: analisar os resultados financeiros e planejar ações necessárias para obter melhorias;

- A boa utilização dos recursos financeiros: analisar e negociar a captação dos recursos financeiros necessários

- Caixa: efetuar os recebimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com