TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Pesquisa Operacional No Currículo Dos Cursos De Graduação Em Administração.

Trabalho Escolar: A Importância Da Pesquisa Operacional No Currículo Dos Cursos De Graduação Em Administração.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  1.034 Visualizações

Página 1 de 3

A importância da Pesquisa Operacional no currículo dos cursos de graduação em administração.

Objetivos

O presente artigo tem por finalidade estudar o objetivo do Pesquisa Operacional e seus benefícios para a tomada de decisão, nos currículos dos cursos de graduação em Administração, nas universidades federais brasileiras, bem como, analisar a evolução da Pesquisa Operacional como disciplina, nos currículos básicos deste curso.

A Pesquisa Operacional é uma técnica para a tomada de decisão mediante a modelagem matemática de problemas que busca soluções ótimas aplicadas no cotidiano empresarial. O administrador como tomador de decisões é um grande beneficiado com as informações do resultado da Pesquisa Operacional.

Justificativa

Com a competitiva economia que as empresas estão inseridas, o processo decisório não permite falhas na resolução de problemas, nem resultados abaixo do esperado. Com esse contexto, percebe-se a importância da preparação do gestor e das ferramentas e técnicas utilizadas para a tomada de decisão.

Metodologia

Metodologicamente a pesquisa possui uma abordagem qualitativa classificando se como pesquisa histórica e comparativa.

Resultados

Conforme Material esgotado o resultado da aplicação da lei que é obrigatório nos currículos dos cursos de graduação em administração nas universidades conforme resolução CNE/CES 1/2004 Á implantação é muito pequena, pois conforme pesquisa feita pelos sites das universidades federais que proporcionam graduação em administração de 48 unidades pesquisadas apenas 14 tem o Plano Operacional como obrigatória (30%). Este resultado é muito baixo pela importância da disciplina para os administradores que na atualidade é uma ferramenta indispensável.

Conclusão

Posto isso, percebe-se a necessidade da inserção da disciplina do Processo Operacional na formação dos profissionais da Administração. Na historia de diversos Processo, o de Pesquisa Operacional não foi diferente, nasceu nos campos de batalha em manobras militares onde os recursos são escassos, em cada ação procura se minimizar as falhas, pois elas podem ser decisivas. Estas técnicas foram adaptadas para a realidade industrial segundo Tiwari e Sanilvas(2006) após seu sucesso na área militar, a área industrial explorou extensamente as teorias da Pesquisa Operacional.

Seu objetivo é a melhoria da performance em organizações, o elemento vital e dinâmico de qualquer empresa é o Administrador, afirma Drucker(2001), sem esta liderança profissional os recursos nunca se transformam em produção.

Com base nesta disciplina o Administrador vai ter a capacidade de definir e analisar o problema, verificar o problema e criar alternativas, construção e teste do modelo, tomar decisão sobre a solução encontrada e implementar e acompanhar a decisão. Os Administradores não podem esquecer os princípios básicos da administração moderna que é Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar, pois a Pesquisa Operacional é um processo e precisa ser bem definida para a tomada de decisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com