TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Publicidade Na Sociedade

Artigo: A Importância Da Publicidade Na Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 2

A IMPORTÂNCIA DA PUBLICIDADE NA SOCIEDADE

A importância da publicidade na sociedade moderna é cada vez maior. O mass media adquirem em toda a parte importância, a publicidade, veiculada pela mídia, atualmente é uma poderosa força de persuasão que modela as atitudes e os comportamentos no mundo contemporâneo.

Na nossa sociedade, a publicidade influencia profundamente as pessoas e a sua maneira de compreender a vida, o mundo e a sua própria existência, sobretudo no que se refere às suas motivações, aos seus critérios de escolha e de comportamento. Na publicidade, entram em jogo muitos mass media e numerosas técnicas. São sempre mais os diferentes tipos de publicidade: a publicidade comercial para produtos e serviços, a publicidade em favor dos serviços públicos por conta de diversas instituições, programas ou causas comuns, e — este fenómeno adquire hoje uma importância crescente — a publicidade política ao serviço dos interesses dos partidos e dos seus candidatos. Reconhecendo as diferenças entre os diversos tipos de publicidade e os seus métodos, é nossa opinião que quanto segue se possa aplicar a qualquer forma de publicidade. A publicidade tem um impacto indireto mas poderoso na sociedade, através da influência que exerce sobre os mass media. Numerosas publicações e produções radio televisivas dependem das receitas publicitárias.

A publicidade pode desempenhar um importante papel no processo que permite a um sistema económico, inspirado pelas normas morais e sociais do bem comum, contribuir para o progresso da humanidade. Ela é um mecanismo necessário para o funcionamento das modernas economias de mercado, que existem atualmente ou se estabelecem em numerosos países do mundo, e que — se são conformes às normas morais baseadas no desenvolvimento integral da pessoa humana e na preocupação pelo bem comum — parecem ser hoje “o instrumento mais apropriado para dinamizar os recursos e corresponder eficazmente às necessidades’.

A publicidade realiza este objetivo, entre outras coisas, quando informa as pessoas da disponibilidade de novos produtos ou de novos serviços razoavelmente desejáveis, bem como do aperfeiçoamento feito aos que já existem no mercado, ajudando-os, enquanto consumidores, a tomar decisões bem informadas e prudentes. A publicidade contribui de igual modo para a eficiência e a diminuição dos preços, incrementando o progresso económico através da expansão dos negócios e do comércio, favorecendo a criação de novos lugares de trabalho, o aumento do rendimento e um nível de vida mais digno e humano para todos. Ela contribui, além disso, para financiar publicações, programas e produções — também da Igreja — que oferecem uma informação, divertimentos e inspirações às populações do planeta.

*Mass media seriam os meios de comunicação de massa (tv, rádio, imprensa, etc.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com