TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância De Se Controlar Insumos Químicos Na Produção De Etanol

Trabalho Universitário: A Importância De Se Controlar Insumos Químicos Na Produção De Etanol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2013  •  1.164 Palavras (5 Páginas)  •  1.091 Visualizações

Página 1 de 5

REVISÃO LITERÁRIA

A importância de se controlar insumos químicos na produção de etanol

1- Definição de usina

Estabelecimento industrial, fábrica, oficina, principalmente para a produção em grande escala, como a de ferro e aço, coque, gás, açúcar, álcool, eletricidade etc., ou para o abastecimento de água. U. Hidrelétrica: a que produz energia elétrica por turbinas acionadas por uma corrente de água. U. -piloto: usina experimental para estudos de processos adequados a determinada indústria. U. -protótipo: usina que testa, em escala mais ampla, os métodos desenvolvidos na usina-piloto. U. Termonuclear: instalação para aproveitamento prático da energia termonuclear.

1.1 Processos industriais

São desenvolvimentos envolvendo processos químicos e mecânicos de um item a ser desenvolvidos em alta escala.

1.1.2 Balança

Setor responsável pela pesagem de caminhões, tratores e veículos de transporte de cana que adentram a usina.

1.1.3 Laboratório

É o setor responsável pelo controle de qualidade de toda matéria prima, o qual se tem por separado dois setores:

LABORATORIO PCTS: O qual é o responsável pelas análises de cana entrada de parceiros, fornecedores e própria, no PCTS (Pagamento de Cana por Teor de Sacarose)se tem o resultado da ATR, onde maior o valor mais lucro terá o fornecedor da cana.

LABORATORIO INDUSTRIAL: É o responsável em analisar a matéria e fornecer valores para obter um processo de qualidade e informar dados para que possam ser corrigidos sem que danifique o produto final. Também responsável pelo controle de qualidade da matéria final como o etanol, com bons resultados para serem entregue ao consumidor.

1.1.4 Extração de Caldo (moendas e recepção de cana)

Tem a finalidade de extrair a porção liquida da cana que contêm açucares, que é tratado como caldo, e a quantidade de fibra de cana, tem que ser a menor possível pois só assim se conseguirá maior eficiência l.É um equipamento de baixa velocidade e com uma alta quantidade de pressão, e tem muito desgaste durante uma safra e extraem o caldo por meio de pressão .

Atualmente existem os difusores que estão sendo usados, que faz a extração através da difusão e liviação desgasta menos durante a safra por não usarem tanta água como a moenda.

São constituídos de cilindros, castelos, ternos, tandem de moendas

1.1.5 tratamento de caldo

Tem a função de eliminar impurezas como bagacilhos e areia que alem de danificar e desgastarem equipamentos diminui a capacidade de produção, pois estas impurezas causam incrustações. Este processo envolve as etapas de peneiramento, calagem, aquecimento, decantação, concentração e resfriamento.

1.1.5.1 peneiramento

Tem a finalidade de reduzir a quantidade dos bagacilhos, areia e terra, que são as partículas leves e pesadas conseqüentemente, os equipamentos ultililzados para este trabalho são as peneiras e hidroclones, que conseguem uma eficiência melhor tudo dependendo de suas telas.

1.1.5.2 calagem

É feita com o auxilio de leite de cal, que colabora com a floculação, bem como a decantação das impurezas, mas sua principal função seria de controlar o ph, o controle do mesmo colabora para eliminação de corrosão dos equipamentos.

1.1.5.3 aquecimento

É elevada a temperatura a mais de 100° C, alem de eliminar ações microbianas, baixando assim um pouco de contaminação, e para este aquecimento é usados normalmente aquecedores verticais e horizontais e tubulares.

1.1.5.4 decantação

É responsável pela separação por meio de gravidade das impurezas, isso como a menor quantidade possível de nutrientes.

1.1.5.5 concentração

Tem a função básica de elevar a quantidade do teor de açúcar, tem uma temperatura controlada

1.1.5.6 filtragem

Responsável por toda a recuperação todo o açúcar contido no lodo, separando a o caldo filtrado do retido dentro do filtro. A torta que é feita através destas sobras e usada na lavoura para adubo na lavoura.

1.1.6 ETA

É um conjunto de procedimentos químico e também físicos para que as mesmas fiquem adequadas para serem aproveitados em todo o processo, tem que se ter um controle de muito bem feito, pois a água geralmente e retirada de córregos ou rios e esta água é bruta e por isso deve haver um tratamento, pois a água é o pulmão de todo o processo no setor sucroalcoleiro. O setor de tratamento

de água se subdivide em coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação, correção de PH.

1.1.6.1 coagulação

Quando a água chega à ETA, é inserido o sulfato de alumínio na quantidade correta, e é feita o juntamente das partículas solidas que se encontra na água.

1.1.6.2 floculação

As aglutinações de flocos maiores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com