TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Projeto Politico Pedagógico Para A Comunidade Escolar

Artigo: A Importância Do Projeto Politico Pedagógico Para A Comunidade Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

O projeto Politico Pedagógico é uma peça fundamental no planejamento das instituições de ensino, em seus níveis e modalidades.

Atualmente as instituições necessitam de organização para que consigam realizar trabalhos eficazes, essa organização é possível graças ao projeto politico pedagógico, onde todos os membros formadores das escolas organizam suas metas para o ano letivo.

O projeto Politico pedagógico envolve a organização do trabalho na escola, a que supõe reflexão e discursão critica, fundamentada as transformações internas na organização escolar.

2 DESENVOLVIMENTO

O Projeto Politico Pedagógico tem sido um objeto de grandes estudos, para os professores, pesquisadores, enfim, por várias repartições por ser de grande importância para a qualidade do ensino.

O projeto político pedagógico vem para aumentar a discussão e a reflexão sobre qual modelo de escola queremos, com a relação sociedade e a escola, que já têm os seus métodos de ensino e aprendizagem já definidos pelos modelos partilhados.

Segundo Vasconcellos (1995), o projeto pedagógico

“é um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica e, o que é essencial, participativa. E uma metodologia de trabalho que possibilita resignar a ação de todos os agentes da instituição (p. 143).”

Com esta definição de Vasconcellos, fica claro que o Projeto Politico Pedagógico não é um trabalho individual, mas sim, que envolve os pais, alunos e funcionários, ou seja, todos aqueles que estão inseridos no contexto social em que a escola se faz presente.

Para André (2001) e Veiga (1998), o Projeto Pedagógico tem duas dimensões: a política e a pedagógica.

"É político no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade" e “é pedagógico porque possibilita a efetivação da intencionalidade da escola, que é a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo."

Portanto, é importante que a escola não tenha o Projeto apenas como forma de um documento a mais que fica engavetado e que não será aproveitado no presente.

Defini-lo como ferramenta facilitadora no processo da construção do conhecimento, e projetá-lo como intencionalidade educativa é de grande valor no princípio da organização social, cultural e educativa da comunidade.

“O projeto representa a oportunidade de a direção, a coordenação pedagógica, os professores e a comunidade, tomarem sua escola nas mãos, definir seu papel estratégico na educação das crianças e jovens, organizar suas ações, visando a atingir os objetivos que se propõem. É o ordenador, o norteador da vida escolar (J.C Libâneo).”

A Escola tem a preocupação de observar a realidade dos sujeitos envolvidos e buscar as condições necessárias para o desenvolvimento das ações planejadas. Visa à formação de parcerias no sentido de promover a articulação dos vários segmentos e preza o respeito pela diversidade de opiniões que permitirão o crescimento coletivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com