TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Dos Jogos Da Educação Infantil

Monografias: A Importância Dos Jogos Da Educação Infantil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  653 Visualizações

Página 1 de 3

, estimular a mesma para que tenha confiança em suas próprias estratégias, apresentar a criança questões do cotidiano que possibilitem a construção do conceito de número de forma natural, pois sabemos que a criança antes do período escolar vivencia situações aritméticas elaborando certas hipóteses a respeito de quantidades e de suas possíveis representações, deve valorizar o trabalho em grupo e a relação do sujeito com objetos, pois como diz Piaget (apud KAMII; DEVRIES, 1985, p. 32), “todo conhecimento, incluindo a capacidade de raciocinar logicamente, é construído pelo indivíduo na medida em que age sobre objetos e pessoas e tenta compreender sua experiência”. Desse modo podemos dizer que os professores devem aproveitar os jogos para a educação matemática, pois os mesmos são pontes que facilitam o aprendizado fazendo com que os alunos possam pensar e lembrar de combinações numéricas. Vale lembrar que nos jogos dirigidos ou espontâneos, é necessário que haja uma observação por parte do profissional da educação infantil dos pontos fracos e fortes, e é preciso o máximo de atenção aos sinais dados pelascrianças.O jogo é essencial na educação infantil, ele estimula o desenvolvimento motor e mental da criança. Segundo Marcelino:

O jogo é um recurso metodológico capaz de propiciar uma aprendizagem espontânea e natural. Estimula a crítica, a criatividade, a socialização, sendo, portanto, reconhecido como umas das atividades mais significativas - senão a mais significativa - pelo conteúdo pedagógico social. (2001, p.74).

O lúdico é uma forma divertida e natural da criança expor suas dificuldades, seus medos e necessidades, e através do mesmo a criança tem o direito de se expressar livremente e construir sua autonomia. Dessa forma, as crianças poderão tomar decisões e agir como produtoras de conhecimento e não apenas executoras de instruções.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como podemos observar a prática educacional do jogo unido á teoria é de grande importância para a aplicação de uma educação que visa o desenvolvimento pessoal e a cooperação. Através dos jogos as crianças se expressam e consequentemente se comunicam com o mundo.

Desta forma, as atividades lúdicas devem ser aplicadas no sentido de abrir espaços para o diálogo e a reflexão, pois são necessários, sempre a partir do que é real para que a criança se sinta compreendido e respeitado.

Verificou-se que os jogos e brincadeiras proporcionam à criança a oportunidade de realizar as mais diversas experiências e preparar-se para atingir novas etapas em seu desenvolvimento. Mas para que isso aconteça é preciso que haja mudança na postura por parte da escola e dos professores para que busque sempre a melhor maneira de ensinar, proporcionando assim que os jogos sejam vistos não só como recreação, mas também como um recurso essencial para a construção da prática da cidadania.

Nesse sentido grande é o papel do professor, pois cabe instruir e valorizar a criança na interação humana, no desenvolvimento do seu raciocínio lógico, criando condições para que a troca de experiências, os significados e as ideias sejam construídas e compartilhadas entre todos. Assim a aprendizagem do seu efeito positivo se vincula ao prazer e a relação afetiva nas ações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com