TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Dos Trabalhos Científicos Para A Sociedade.

Trabalho Escolar: A Importância Dos Trabalhos Científicos Para A Sociedade.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/6/2014  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 2

A importância dos Trabalhos científicos para a sociedade.

Trabalhos científicos são uma constante na vida de todo estudante. São vários os tipos, que podemos citar, como por exemplo: a Tese, a Dissertação, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Projeto de Pesquisa, o Artigo Cientifico, entre outros.

Neste primeiro momento gostaríamos de identificar e explicar um pouco sobre a estrutura básica dos trabalhos científicos:

Introdução – é a parte inicial do texto cientifico, nesta parte deve-se descrever sobre o tema proposto, expondo o problema e a finalidade da pesquisa. A introdução tem como objetivo expor o assunto a ser tratado, definir conceitos com fins esclarecedores.

Desenvolvimento do trabalho – corresponde á parte mais importante do trabalho. Trata-se, portanto, do elemento textual que reúne todas as informações oriundas do estudo. Pode ser um trabalho teórico, onde é feita analise e discussão, o autor espoe suas ideias sobre o tema abordado, ou teórico-empírico onde o autor, se utiliza de revisão teórica (apresenta estudos anteriores sobre o tema), procedimentos metodológicos (detalhes da pesquisa, como a mesma foi realizada), divulga dados, apresenta características próprias, descreve, analisa, discute e apresenta resultados.

Conclusão – a conclusão consiste em uma síntese da visão geral do assunto tratado. É como se você apresenta-se uma concordância com tudo que foi argumentado e relatado no decorrer do estudo. Por fim, relaciona e uni novos e velhos conceitos, elenca temas que ainda precisam de aprofundamento.

Sobre a formatação do trabalho cientifico vamos identificar e explicar os três tipos de elementos que constituem um trabalho cientifico:

Elementos pré-textuais – que precedem o texto do trabalho desenvolvido e seguem padrões pré-estabelecidos que contenham informações e identificações, são eles: Capa (obrigatório), Lombada (opcional), Folha de rosto (obrigatório), Errata (opcional), Folha de aprovação (obrigatório), Dedicatória (opcional), Agradecimentos (opcional), Epígrafe (opcional), Resumo na língua vernácula (obrigatório), Resumo em língua estrangeira (obrigatório), Lista de ilustrações (opcional), Lista de tabelas (opcional), Lista de abreviaturas e siglas (opcional), Lista de símbolos (opcional) e Sumário (obrigatório).

Elementos textuais – são compostos pela introdução, desenvolvimento e conclusão do trabalho.

Elementos pós-textuais – usados para complementar á composição do trabalho, são eles: Referências (obrigatório), Glossário (opcional), Apêndice (opcional), Anexo (opcional) e Índice(s) (opcional).

Levando em consideração esses aspectos e características, entendemos que, (Trabalho Cientifico) é um processo de busca pelo novo e desconhecido, é mergulhar num universo rompendo horizontes dantes inexplorados, embasando-se em informações reais de caráter esclarecedor, é agregar conhecimento, contribuindo de forma positiva para o enriquecimento do saber.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com