TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importãncia E A Eficiencia Do Livro Didático

Trabalho Escolar: A Importãncia E A Eficiencia Do Livro Didático. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.393 Palavras (6 Páginas)  •  2.741 Visualizações

Página 1 de 6

A importância e a eficácia do trabalho com o livro didático

O livro didático tem importância na prática pedagógica diária por ser um suporte teórico e prático para o aluno, instrumento de apoio para o professor e por construir uma organização possível do conteúdo a ser ensinado. Trata-se portanto de uma forma de sistematização dos conteúdos a serem trabalhados em sala de aula. Em alguns casos pode inclusive contribuir a única referência bibliográfica ou de leitura recente a que os alunos ou professores tem acesso tendo em vista aspectos físicos e econômicos específicos do nosso país. Dada a grande extensão do,nosso território, por exemplo, a presença do livro didático na sala de aula é um modo de garantir minimamente as referências de conteúdos e de habilidades exigidas em cada série. Do mesmo modo em que atuam exames como o ENEM e ENADE, os quais procuram verificar o desempenho dos alunos nos diferentes segmentos do processo educativo, a existência do livro didático um parâmetro de atuação.

Por razões diferentes, porém tanto para o aluno quanto para a formação do professor em serviço, o livro didático é considerado um suporte definitivo e único a ser seguido e assumindo papel onipotente e por isso muitas vezes ameaçador no processo pedagógico. No discurso de diversos professores o livro didático aparece como a forma decisiva de ensinar, ou pelo menos, a mais segura ainda que se observe que o professor em pré-serviço procure planejar aulas dentro de uma concepção e o conhecimento prévio do seu aluno.

Na atuação do professor em sala de aula a importância do livro didático está estreitamente relacionada à intensidade da atividade profissional. Muitas aulas dadas por dia as vezes em séries diferentes de ensino acabam obrigando o professor a seguir com os alunos em sala as atribuições ou tarefas propostas pelo livro. Além disso, a escassez de outros recursos didáticos parece levar o professor a apoiar-se exclusivamente no livro didático.

Não há duvidas de que o livro didático pode ser uma ferramenta adequada para o professor que precisa ministrar muitos cursos e trabalhos com várias séries. Bem usado, o livro didático pode ser um aliado do fazer profissional porque funciona como instrumento de organização da aprendizagem dos vários alunos podendo ser adaptado aos diferentes perfis das turmas e ao mesmo tempo, ser uma forma de manter os ritmos individualizados de cada grupo. Acontece que muitas vezes a escola não abre espaço para a autonomia do professor pelas relações estabelecidas entre a direção e a escola e os pais dos alunos, a coordenação da disciplina é o professor, é bastante comum este último ficar restrito ao livro impondo-se a obrigação de dar conta dom material didático por inteiro, de esgotar todos os exercícios e atividades propostas.

Para os estudantes do 2º ano do ensino fundamental é importante utilizar o livro didático pois ele ajuda a entender melhor o conteúdo através de fotos explicações e até a facilidade de não precisar escrever. Com o livro didático eles podem tirar suas dúvidas e esclarecer a explicação do professor, ele ajuda no estudo e a entender melhor a matéria. Os livros didáticos têm que ler, procurar e se esforçar tendo assim um desempenho maior nos estudos, nos livros didáticos há várias informações interessantes, ele faz parte do nosso dia-a-dia escolar. Sem ele, imagine só, os alunos teriam que escrever textos enormes, ele ainda desenvolve criatividade e é importante na elaboração dos trabalhos. O livro didático dá ensino e educação gratuitos aos estudantes: são doações do governo dando a oportunidade de estudar para quem não tem acesso a outro material de pesquisa como a internet por exemplo.

O livro didático é um instrumento muito importante, apesar das demais fontes de pesquisa hoje encontradas no mercado no processo de ensino, ele (livro) é uma maneira mais acessível d adquirir os conteúdos e em muitos aspectos facilita o acompanhamento do mesmo. É muito importante mas se os professores não forem capacitados para o ensino pedagógico, o livro didático pode tornar-se vicioso em sala de aula, o que acaba prejudicando os alunos, pois muitos apresentam conteúdos fragmentados, sem relação. Muitas vezes não existem questionamentos que investiguem os alunos a raciocinar sobre o que está sendo discutido, por isso devemos ressaltar a importância da participação dos professores na hora da seleção dos livros que vão ser adotados para a instituição de ensino que ele trabalha.

Desta forma o professor deve ter competência para superar as limitações próprias dos livros que por seu caráter genérico, por vezes, não podem contextualizar os saberes como não podem ter exercícios específicos para atender as problemáticas locais. é tarefa dos professores complementar, adaptar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com