TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução Da Neuropedagogia

Ensaios: A Introdução Da Neuropedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

Quando temos a oportunidade de conviver com uma pessoa com deficiência visual, vamos constatar que ela não é incapaz, havendo negligência a tratar sobre essa questão. Elas podem ter dificuldades na execução de determinadas atividades, porém, geralmente tem extremas habilidades em outras. Por isso devemos saber de qual deficiência que se trata e o seu grau, para poder contribuir de forma satisfatória no desenvolvimento dessa criança.

A expressão deficiência visual se refere ao aspecto que vai da cegueira até a visão subnormal. Chama-se visão subnormal (ou baixa visão, como preferem alguns especialistas) à alteração da capacidade funcional decorrente de fatores como rebaixamento significativo da acuidade visual, redução importante do campo visual e da sensibilidade aos contrastes e limitação de outras capacidades. Uma definição simples de visão subnormal é a incapacidade de enxergar com clareza suficiente para contar os dedos da mão a uma distância de 3 metros, à luz do dia; em outras palavras, trata-se de uma pessoa que conserva resíduos de visão.

A partir do momento em que foi levada em consideração a existência de resíduos visuais, houve o desenvolvimento de técnicas trabalhando o resíduo visual, com isso, melhorando significativamente a qualidade de vida dessas pessoas.

O aluno com baixa visão pode fazer uso de auxílios ópticos e não ópticos quando necessário. E esses recursos são divididos em duas categorias: para longe, ampliando a imagem auxilia na leitura para longe e para perto permitem a litura para material impresso.

Recursos ópticos para longe: sistema telescópios.

Recursos ópticos para perto: lupas manuais, lupas de apoio e lentes em óculos, óculos com lentes escuras para o caso de fotofobia.

Recursos não-ópticos: são conseguidos através de pequenas modificações das condições ambientais. Ex: lápis 6B, prancha inclinada, caderno com pauta ampliada e espaçada, iluminação, guia de leitura, caneta hidrográfica e outros.

Alguns cuidados necessários: Colocar as crianças com necessidades especiais nas primeiras cadeiras para que possam ter acompanhamento pedagógico.

O profissional deve ter o cuidado quando for apresentar um cartaz, ou até mesmo a rotina de colocar com uma fonte adequada e com contraste da letra com o papel de fundo para as crianças especiais. As provas e atividades das crianças especiais devem ter esse cuidado do profissional pedagógico. Ou pode ser realizado oralmente ou na sala de informática. Deve ser

...

Baixar como  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »