TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neuropedagogia

Por:   •  24/5/2015  •  Artigo  •  4.127 Palavras (17 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 17

TRANSTORNO REATIVO E ANTI SOCIAL

 ROTTA, Mercia Salomé[1]

 SILVA, Danielle Ayres[2]

RESUMO

Neste artigo tratar-se-á do filme A Ira de um Anjo, baseado em fatos reais, sobre a história de Beth Thomas. Beth e seu irmão perderam a mãe ainda bebês e após este triste acontecimento, Beth começou a sofrer maus tratos e abuso por parte de seu genitor, deixando como herança o Transtorno de apego reativo. Quando um casal adota as duas crianças. Catherine que é a mais velha, com sete anos de idade e seu irmão. A Princípio ela parece ser uma criança sem comprometimentos emocionais e mentais, mas a anormalidade fazia parte do seu dia a dia. Num primeiro momento pensa-se na possibilidade de ser o período de adaptação. Mas os problemas se agravam e durante a noite Catherine começa a ter pesadelos. Um homem que vem até seu quarto e se aproxima dela. É neste momento seu maior pânico. Com o passar dos dias os pais adotivos enfrentam novos e mais sérios problemas. Quando procuraram ajuda psiquiátrica a médica dissera que a criança era uma espécie de “serial killer” inconsciente. A técnica usada pela médica era provocar a dor para que ela tivesse acesso ao mal que a perturbava. Quando procuraram ajuda psiquiátrica a médica dissera, que a criança era uma espécie de “serial killer” inconsciente. A técnica usada pela médica era provocar a dor para que ela tivesse acesso ao mal que a perturbava. Esta trágica história é um retrato do que acontece caladamente nos nossos lares diariamente, onde muitas crianças convivem com verdadeiros monstros cometendo tais delitos impunemente. Devemos, portanto, ter um olhar mais atencioso para com pessoas que apresentam comportamentos diferentes, escondendo verdadeiras hecatombes psicológicas.

Palavras-chave: Família, Infância, Violência, Transtorno, Educação.   

REACTIVE ATTACHMENT AND ANTISOCIAL DISORDER

 

 ROTTA, Mercia Salomé[1]

SILVA, Danielle Ayres[2]

 

ABSTRACT

 

This paper talks about the movie called Child of Rage, based on the real story of Beth Thomas. Beth and her brother lost their mother when they were babies and after that, she started to suffer mistreatment and abuse from his father, the fact that she developed reactive attachment disorder. They were adopted when Catherine, the oldest child, was seven years old. In the beginning, she seemed to be a normal child, without any mental or emotional disorder, but the abnormality was part of her daily basis. At first, the family thought it was just a problem of adaptation, but the problems started to get worse and during the night Catherine started to have nightmares. A man used to come to her bedroom and get closer to her. This was the highpoint of her panic. As the days went by, the adoptive parents faced new and more serious problems. They went to a psychiatric doctor and found out the girl was a sort of unconscious serial killer. The technique used by the doctor was to provoke the girl’s pain to be able to access the bad thing that was disturbing her. This tragic story is a picture of what silent happens in our homes every day, where children live with real monsters doing such criminal acts with impunity. For this reason, we shall have more attentive look for people that show different behavior, hiding true psychological illness.

 

Key words: Family, Childhood, Violence, Disorder, Education.

  1. INTRODUÇÃO

  Sempre houve violência, desde o início dos tempos, mas houve evolução, aprimoramento e diversificação. Conjuntamente, a compreensão e intervenção avançaram.

A violência que ocorre em ambiente doméstico tem como vítimas principais os idosos, as crianças, os adolescentes e as mulheres.

Neste artigo estaremos estudando o abuso contra crianças, apresentando o contexto da história de Beth Thomas e do Filme “A Ira de um Anjo”, explicando o transtorno de conduta e do apego reativo, que neste caso, se agrupam.

Conta-se no filme a história de Beth Thomas, que perdeu a mãe, com um ano de idade, abusada pelo pai biológico, mostrando-se que com episódios assim transforma-se o ambiente familiar.

Também trataremos dos porquês do abuso infantil ser uma causa para o desenvolvimento do transtorno de conduta.

2.0          PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Este artigo desenvolver-se-á através da pesquisa bibliográfica, do tipo básico, explicativo, que é o início de uma investigação, que acontece após a escolha de um assunto. Esse tipo de pesquisa ajuda na escolha de um método mais apropriado para autenticidade da pesquisa.

         A característica principal desta pesquisa é o levantamento bibliográfico, onde as fontes primárias mais utilizadas são documentos denominados referência, em sentido genérico.

Assim, uma definição satisfatória do que é a pesquisa bibliográfica é a problematização de uma pesquisa a partir de estudos publicados anteriormente, constituindo uma ótima técnica para fornecer bagagem teórica ao pesquisador.

3.0          FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

3.1 O Olhar da Psicologia.

        Segundo o filme, Beth e o irmão foram entregues para adoção, para evitar um pai alcoólatra e perverso que a transtornara.

        Há o histórico de estranhos hábitos como quando ela se masturbou a ponto de ter uma hemorragia na vagina e precisar ficar hospitalizada. Também quando espeta o ânus de seu cachorro com agulhas, torturando-o. Ou quando estrangulou passarinhos no quintal. O ódio pelo pequeno irmão, que a impelia a torturá-lo, espancando-a com raiva quase o matando.

        O primeiro sentimento que surge no expectador, ao assistir o filme e o documentário (A Ira de um Anjo) é de raiva. Raiva de uma menina maquiavélica e cruel. É impossível ficar neutro diante de maldade e frieza tamanha. Catherine apresenta todos os Sintomas de Desvio de Conduta, Transtorno de Personalidade Anti Social e Transtorno de Apego Reativo na Infância.

        O transtorno de conduta demonstra um comportamento reincidente e arraigado, presumida em crianças que tiveram carência emocional nas primeiras relações com algum tipo de abuso. Alguns comportamentos são característicos do transtorno de conduta. São eles: agressão a pessoas e animais, destruição de propriedade, defraudação ou furtos, ou séria violação de regras, persistindo pela idade adulta. O filme é uma alerta retratando um caso de sérias complicações. Apresentando devastação emocional e psíquica que o abuso infantil causa no ser humano. No documentário Dr. Ken Magid retrata uma realidade forte, com depoimento e trechos das entrevistas realizadas com Beth. Tanto no filme como no documentário as crueldades são descritas em detalhes. Atrocidades que o pai cometeu relatadas com frieza por ela, contanto como o pai machucava seu irmão e o seu desejo de matar seus pais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (179.1 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com