TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LUMINOTECNICA

Por:   •  28/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 5

1 DEFINIÇÃO

Luminotécnica é o estudo da aplicação e utilização da iluminação artificial em ambientes internos e externos, agregando conhecimentos técnicos e gosto pessoal.

Vários profissionais além dos eletricistas precisam compreender a luminotécnica, tais como: arquitetos e urbanistas, paisagistas e designers de interiores. É necessário que o profissional que atua na área de desenvolvimento de projetos luminotécnicos entenda e utilize corretamente as orientações e normas, a fim de garantir o melhor desempenho no sistema de iluminação estudando o local a ser implementado, fluxo luminoso, eficiência luminosas, intensidade luminosa, curva de distribuição luminosa, iluminância, luminância, tipos de lâmpadas, luminárias e acessórios dentre outras coisas, propiciando assim uma melhor visualização do ambiente e um espaço mais agradável e confortável para o cliente.

2 HISTÓRICO DA ÁREA

O princípio da luminotécnica vem antes mesmo da invenção da lâmpada por Thomas Edison. Essa luz artificial antecessora a luz gerada pelas lâmpadas atuais era utilizada pelas pessoas para iluminar quando se faltava à luz natural, como dentro de casas e a noite pelas ruas, essa iluminação era feita primeiramente através do fogo, e com o passar dos anos foi se modificando tanto em sua composição e material, até a chegada dos dias atuais com as diversas lâmpadas usadas de diferentes formas.

3 OBRAS REFERÊNCIA

3.1 Livraria Saraiva

Para este projeto, a arquiteta escolheu usar uma iluminação geral indireta para criar um ambiente agradável, aconchegante  e destacar os itens expostos. Foram utilizadas lâmpadas de fácil manutenção e longa vida útil, para destacar as prateleiras com livros e os expositores.

No setor infantil, Laura escolheu usar LEDS que alternam entre as cores azul, verde e vermelha e no interior uma sanca com iluminação azul remetendo ao céu.

Figura 1 – Setor infantil livraria Saraiva, São Paulo

[pic 1]

Fonte: http://www.arcoweb.com.br/projetodesign/lighting_design/laura-larrubia-luz-e-arquitetura-luminotecnica-de-14-06-2010

Logo na entrada está o “lustre da sabedoria”, feito com gesso e livros pendurados, criando um efeito de sombra e luz.

Figura 2 – Lustre da sabedoria livraria Saraiva, São Paulo

[pic 2]

Fonte: http://www.arcoweb.com.br/projetodesign/lighting_design/laura-larrubia-luz-e-arquitetura-luminotecnica-de-14-06-2010

Ficha técnica, Saraiva Megastore
Local: São Paulo, SP
Início do projeto: 2008
Conclusão da obra: 2009
Área construída: 855 m2
Luminotécnica: Laura Larrubia Luz e Arquitetura - Laura Larrubia (autora); Fábio Prado (colaborador)
Arquitetura, interiores e construção: KN Associados

        (Nanci Corbioli, 2010)

3.2 Torre Eiffel

Localizada na Champ de Mars, em Paris, tornou-se uns dos monumentos mais famosos da história e o mais importante da França, pois, é o monumento mais alto do país com 234 metros de altura. Foi projetada pelo engenheiro Gustave Eiffel no século XIX, e a cada ano são aproximadamente sete milhões de visitantes, deixando-o assim como o monumento mais visitado do mundo.

Em 31 de dezembro de 1985 foi inaugurada sua iluminação, desenhado por Pierre Bideau, engenheiro de iluminação. Foi um grande sucesso mundial e deu inicio ao reconhecimento noturno dos monumentos.

Sua estrutura é iluminada com feixes de luz, que além da estética serviram como substituto de 1.290 projetores que iluminavam seu entorno, local frequentado por visitantes, além de servir para segurança da sua manutenção noturna.

Em 2004, os projetores foram substituídos com intuito de reduzir o consumo de energia em torno de 40% sem alterar a beleza da iluminação da torre.

Figura 3 – Projetor torre Eiffel

[pic 3]

Fonte:https https://www.toureiffel.paris/es/el-monumento/iluminaciones

Figura 4 – Iluminação da torre Eiffel

[pic 4]

Fonte: https://www.toureiffel.paris/es/el-monumento/iluminaciones

3.3 Loja McIntosh

Localizada no Shopping Center Iguatemi, em São Paulo. O espaço possui iluminação especial para criar um ambiente altamente tecnológico e exclusivo. Possui sistema automatizado (dimerização), que possibilita o controle da intensidade das lâmpadas, sendo capaz também de fixar focos de luz em diferentes áreas, valorizando o espaço e objetos de decoração, promovendo economia de energia elétrica e tornando o ambiente mais agradável, assim como aumentando a vida útil das luminárias.

Figura 5 – Interior da loja McIntosh

[pic 5]

Fonte: https://m.galeriadaarquitetura.com.br/projeto/karina-afonso-arquitetura_/mcintosh/2304

(Thais Matuzaki)

3.4 Casa Barra da Tijuca

Imóvel de temporada com 600m² de área construída, localizado na cidade do Rio de Janeiro. Reformado com o intuito de trazer mais praticidade e luxo aos proprietários que residem fora do país. Assinada pelo escritório , sua iluminação foi feita em LED e utilizou-se um dispositivo que controla a variação da intensidade da luminosidade, promovendo assim economia da energia elétrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (728.5 Kb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com