TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Luminotécnica E Ergonomia

Dissertações: Luminotécnica E Ergonomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 3

Luminotécnica

A iluminação dos espaços é um ponto chave e de suma importância para obter o conforto nos ambientes. Uma casa bem equipada, mas mal iluminada, perde muita de sua praticidade, até porque muitas atividades importantes são impossíveis ou dificilmente realizáveis sem uma iluminação adequada. No passado, os lampiões a óleo e gás eram amplamente utilizados para trazer a fonte de luminosidade mais conhecida pelo homem, o fogo.

Porém, com o passar do tempo e a popularização e disseminação da eletricidade, o padrão foi se alterando de uma forma que, atualmente, até mesmo as regiões mais distantes das fontes de energia possuem eletricidade. A iluminação foi drasticamente influenciada por essa revolução, de tal modo que, em 2012, mais de 99% da população brasileira tinha acesso a energia elétrica.

No mercado, não faltam opções para iluminar ambientes tanto internos quanto externos, utilizando desde tecnologias básicas e antigas, como as lâmpadas incandescentes, até modelos modernos, como o LED. Ao fazer a escolha das lâmpadas, deve-se levar em conta inúmeros fatores, como a economia, vida útil e o efeito pretendido com o uso da lâmpada, desde leitura a decoração.

A luminotécnica proporciona mais segurança e facilita as atividades do dia-a-dia, além de tornar os dias mais agradáveis. Esses fatos são perceptíveis facilmente por praticamente todos, por exemplo com a iluminação pública, cujo objetivo é oferecer mais segurança tanto aos pedestres quanto aos motoristas, ou com a iluminação nas residências e nos ambientes profissionais, prolongando o dia e, naturalmente, aumentando a produtividade do trabalhador.

Dessa forma, pela praticidade e popularidade, fica evidente como a luminotécnica é essencial para o conforto e manutenção do estilo de vida contemporâneo. Para a sociedade do século XXI, isso é tão claro que é difícil imaginar um mundo sem as lições e utilizações práticas da luminotécnica, o que a caracteriza como não só importante, mas indispensável ao desenvolvimento econômico e social.

Bibliografia:

http://ec.europa.eu/energy/lumen/overview/whatchanges/index_fr.htm

http://philippejamet.pagesperso-orange.fr/elec/theme4/viequot.htm

http://www.thehistoryof.net/the-history-of-the-light-bulb.html

http://oglobo.globo.com/economia/um-milhao-de-lares-brasileiros-nao-tem-energia-eletrica-7132890

Ergonomia

A ergonomia se baseia na relação e interação entre o homem e o meio a sua volta. O objetivo final é alcançar o bem-estar, o conforto e a saúde através de estudos que consigam aplicar, no dia-a-dia, os princípios mais importantes que mantenham o corpo humano funcionando de forma saudável e dinâmica.

A influência dos sistemas externos no funcionamento do corpo humano é extremamente importante e determinante, podendo ser benéfica, maléfica ou mesmo neutra. Dessa forma, a ergonomia busca tornar ou manter tal influência o mais positiva possível.

Porém, por mais complexo que pareça, simples modificações em objetos bastante utilizados podem ter efeitos surpreendentes, como por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com