TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A La Rioja, Tapa

Por:   •  28/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.532 Palavras (7 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 7

La Rioja

La Rioja é uma comunidade autónoma espanhola constituída por apenas uma província com o mesmo nome, localizada no norte da Península Ibérica. Inclui parte do vale do Ebro, ao norte, e o sul o Sistema Ibérico.

Gastronomia De La Rioja

A cozinha de La Rioja é o conjunto de processos culinários e produtos encontrados em La Rioja . Trata-se de uma cozinha de transição entre a cozinha navarra , vasca e castellana . Destaca-se pelos seus abundantes doces, reflexo de uma extensa vida conventual em todo o território. Tem como sinal de identificação a elaboração de vinhos , sendo sua culinária menos conhecida internacionalmente. Os seus melhores vinhos são os tintos, embora também sejam produzidos vinhos brancos e rosés. A região de La Rioja desfruta da passagem do rio Ebro, que dá origem a uma faixa de terra fértil de pomares abundantes. Esta cozinha está relacionada com o basco , o navarro e o aragonês .

O nome "a La Rioja", que muitos dos seus pratos têm vem do uso abundante de pimenta abundante em seus jardins, ou alguns de seus derivados, como páprica . Os pratos mais tradicionais não têm esta designação, tornando-os de caldeiras tradicionais caparrones (caparrones "Coloraos"). Por sua terra passa a rota jacobeia (versão em francês) e é considerada uma fonte de transmissão do conhecimento culinário. Especialmente a sua capital Logroño, que reúne a diversidade de pratos da província.

História

A história documentada da gastronomia de La Rioja remonta à época medieval da reconquista, que combina duas tendências, os abundantes assados de carne cristã e a cozinha mais elaborada de Al-Andalus . Ambos se refletiram nas re-populações que foram feitas na área a partir do século IX. Em La Rioja havia muitos bairros judeus no século 15, mas eles quase não deixaram vestígios nos séculos posteriores. A partir deste mesmo período datam as primeiras culturas documentadas da história do vinho Rioja que aparece no Cartulário de San Millán e trata de uma doação em que aparece o Mosteiro de San Andrés de Trepeana (Treviana).

E o escritor Gonzalo de Berceo menciona os queijos da Serra de Cameros no século XII. Seus ingredientes culinários habituais já foram mencionadas na do início do século XVIII, quando Mateo Anguiano em sua história Compêndio da província de La Rioja, de seus santos e santuários milagrosos , descreve a abundância de frutas e verduras na região.

O Hotel Escola de La Rioja foi criado em 1982, na cidade de Santo Domingo de la Calzada , sendo em seu início uma seção do Instituto Politécnico Cosme Garcia de Logroño.

Ingredientes

É uma cozinha em que carne, legumes e vinho se destacam como os ingredientes mais representativos. Há, no entanto, preparativos que lembram os seus vizinhos fronteiriços. A gastronomia tradicional de La Rioja carece de preparações que utilizem o vinho como ingrediente.

Carnes E Peixes

A carne é um dos ingredientes mais fortes da culinária de La Rioja. Em adição aos porcos, ovelhas e cabras são os mais abundantes tipo de animal, especialmente na área de montanha. Alguns dos pratos mais populares são as chuletas al sarmiento (parte de várias tradições sociais, el cordero em caldereta a la riojana, los embuchados, las lecherillas de cordero, los asados a la panadera o el famoso cabrito asado de cameros. O patorrillo que é um cozido feito com tripa de carneiro (ou cabra) que se envolve nas pernas do animal como uma meada. Entre os guisados é o rancho de Riojan. De bovinos os villagodios são populares (um lombo assado de lombo médio-alto), muito popular em Navarra e País Basco.

O abate do porco (chamado "moraga" na região) é popular . Entre os produtos de carne de porco são o picadillo de lomo,los calos a la riojana , pepitaria a la riojana, morcilla a la riojana, jámon a la riojana característico por sua marinada e o conhecido chouriço riojano. Entre as aves estão o famoso frango Rioja (salteado em azeite, com sal e pimenta), perdizes marinadas e assados de cordeiro . Entre os peixes estão a truchas a la riojana e bacalao a la riojana.

Legumes e Vegetais

Os vegetais são abundantes nas culturas Rioja, esta é a razão pela qual eles são abundantes nas várias preparações. Um dos pratos típicos que usa uma mistura de legumes e salsicha são as patatas a la riojana ou batatas com chouriço . Embora também seja o porrusalda (alho-poró sopa de cozinha basca), castelhano sopa de alho , as sopas cinza e sopas Miller (servido um vuelco de um cozido ), a sopa alavesa com alho e ameias ovos Cozinhado A clara influência da culinária navaresa é o ensopado de legumes (também conhecido Menestra de La Rioja ) e o pisto riojano . Outros vegetais muito típicos da região são o cardo e o borraja , também consumidos em Aragón e Navarra, preparados este último com frequência com batatas.

Entre as preparações que incluem leguminosas estão os pochas (uma variedade de feijão branco), que são um ingrediente do feijão branco em La Rioja. Os pochas também são muito apreciados no País Basco, em Navarra e em La Rioja. Riojanos em muitos pratos como um ingrediente entra no pimiento Najerano (ou La Rioja) que são pimentos de piquillo , bem como alegrias riojanas, pimentões, que são utilizados principalmente como um acompanhamento de outros pratos. Ele também destaca o caparron pinto ou caparrón seco, é uma variedade de alubia roja de semente vermelha mais curta e mais redonda que o habitual. Isto é típico na região de La Rioja e em algumas regiões limítrofes. Por extensão é chamado caparrones (caparrones "Coloraos") o ensopado preparado com este feijão e chouriço, é um dos pratos mais tradicionais da gastronomia de La Rioja. Na preparação não deve faltara o chorizo autóctono .São também muito popular os pimentos recheados (assado e recheado com carne e pão ralado ).

As frutas regionais preparadas em geleia têm uma grande popularidade, sendo as Pêras de Rincón de Soto , que é a denominação única de origem das pêras da Espanha . Da abundância e variedade de frutas já foi falado no século XVIII. A colheita da uva é, de longe, a coleção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com