TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liderança na Era da Instantaneidade

Por:   •  19/7/2021  •  Relatório de pesquisa  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 3

Com base nos conteúdos estudados até o momento e na sua realidade profissional e pessoal, analise a situação exposta no caso, respondendo às seguintes perguntas:

-1 De que forma as mudanças no mundo global impactam a prática de gestão de pessoas na situação de Antônio?

No mundo globalizado, tudo muda rápido e quase instantâneo e na maioria das vezes os gestores não têm a expertise para entender que precisam tentar acompanhar esse fenômeno e estimular que seus auxiliares também façam o mesmo; não há um modelo único nem duradouro, sempre é preciso está atento e se reinventando.

-2 Em sua visão, quais são as duas principais questões em que Antônio deve se concentrar? Explique o seu ponto de vista.

Antônio deve aprender como é a estruturação dessa instituição governamental e compreender o significado de força de trabalho a organização.

Existe uma grande diferença entre a iniciativa privada e o setor governamental; nas empresas, o objetivo final é obtenção de lucros e, consequentemente, a existência e o crescimento da organização; geralmente, existe a possibilidade de promoção dos empregados a cargos mais elevados e mais bem remunerados, prestigia-se a livre iniciativa. No setor público, existe uma estagnação no cargo e, às vezes, uma acomodação por parte dos servidores, não existe possibilidade de ascensão a postos mais elevados, aqueles que investem em qualificação profissional não tem nenhuma recompensa, isso gera insatisfação e até pedidos de demissão.

-3 Que ações podem ser adotadas por Antônio para gerir a sua equipe? Cite, pelo menos, três ações.

Antônio deverá exercitar a sua competência e habilidades de liderança, usar o poder de influência para juntos; ele e a equipe procurarem estar em sintonia e comprometidos com os objetivos comuns da instituição.

Testes evidenciaram que o novo sistema de informação: o Dimensional X não apresenta problemas; então, percebe-se que a má qualidade das informações está vinculada às pessoas, seja pela limitação ao uso da tecnologia, seja pela desarmonia ente o líder e os seus liderados ou até mesmo comodismo e falta de perspectivas.

Ações que podem ser adotadas por Antônio.

- Confiar nas pessoas.

- Reconhecer o valor das pessoas.

- Favorecer o ambiente harmônico.

-4 Que impactos essas ações devem atingir?

Essas ações irão resgatar a autoestima das pessoas e motivá-las a oferecer resultados padronizados e confiáveis; contribuirão também para a obtenção de um ambiente mais produtivo, harmônico e acolhedor. Servidores reconhecidos trabalham bem e melhor, mas para que isto aconteça é fundamental a presença do líder; é ele quem desperta na equipe o sentido coletivo de responsabilidade e aponta os caminhos para o desempenho das tarefas determinadas pela organização.

 

-5 O que Antônio deveria responder ao seu gestor José Armando/ Justifique.

Antônio deverá responder para José Armando que nesse momento qualquer levantamento de quantitativo dificilmente retratará a quantidade exata de vagas existente no Ministério.

Melhor seria marcar um encontro entre eles e os representantes regionais. Para esse evento cada um dos participantes apresentaria uma planilha com os seus dados e a metodologia aplicada.

Acredita-se que ao final do evento, pelo menos, seria discutido qual método deveria ser utilizado por todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (61.7 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com