TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liderança na Era da Instantaneidade

Por:   •  14/1/2022  •  Ensaio  •  2.412 Palavras (10 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

Atividade individual

Matriz de atividade individual

Disciplina: Liderança na Era da Instantaneidade

Módulo: 6

Aluno: Diego Roberto Pirolo dos Reis

Turma: B

Tarefa: Atividade Individual

Parte 1 – Gerando ideias por idealização

Cinco sugestões, recomendações, atitudes ou formas de ação de um líder

Criatividade

Empatia

Acreditar nas Pessoas

Feedback

Boa comunicação

Proposições normativas de mudança

Criatividade: Estimular a imaginação, tem insight de idéias, inovar nos processos, se sentir inspirado a sempre buscar maneiras diferentes e mais vantajosas para realizar suas tarefas sem perder a originalidade.

A criatividade tem que ser um processo de conexão e sinergia entre equipe e lideres, pois é um processo aonde tem erros e acertos, e os erros serão analisados e tratados como ensinamentos e oportunidades. E a equipe e os lideres irão sempre incentivar para aprendemos com estes erros e tornarnos o mesmo em um sucesso no futuro.  

Empatia: Nos processos de troca de opiniões, nos fatos ocorridos dentro da empresa, iremos nos colocar no lugar do próximo para verificar o ocorrido e entender o processo. Isso ocorrerar até pelo momento que estamos vivendo do distanciamento social.

Desta forma sempre trabalharemos o sentimentos e emoções com o intuito de nos aproximarmos e tornarmos um ambiente saudável e fortalecermos o relacionamento da equipe. Incluisive a própria palavra já diz oque é liderança, a arte de gerenciar pessoas.

Acreditar nas Pessoas: Trabalharemos a confiança mútua, aonde delegamos e acompanhamos o processo, dando toda liberte para os colaboradores realizar todas as atividades. Queremos ter o sentimento de responsabilidade e de confiança na entrega dos projetos. Este acompanhamento ocorrerá de maneira superficial, aonde o líder sempre se coloca a disposição para ajudar sem ficar cuidando do micro e sim do macro. Este processo vai descentralizar os processos e toda a equipe se sente importante com suas responsabilidades assumidas.  

Feedback: Neste processo trabalharemos a honestidade, escuta, empatia, e todo o processo de aproximação e melhoria contínua dos colaboradores. Iremos quebrar a crença que feedback tem que ser sempre formal e em uma sala fechada e sim o processo vai ser feito a todo momento, com o intuíto de melhora.

Então este processo não vai ser taxado com uma ferramenta apenas de avaliação e de cobrança e sim de desenvolvimento. E os feedbacks iram ocorrer de líder para colaborador, colaborador para colaborador e de colaboradores para líderes.  

Boa Comunicação: Trabalharemos a boa comunicação como uma ferramenta ideal para nossa relação (líderes e liderados), aonde sempre trazemos clareza em nossa falas e inspiração para todo o time. Não usaremos nossa boa comunicação apenas para influenciar as pessoas para o rumo que queremos. É importante sabermos que esta comunicação direta e clara, diminui os ruídos e os maus entendimentos.

Esta ferramenta vai ser trabalhada da entrada ate a saída da empresa, do maior para o menor cargo dentro da empresa. Assim teremos um alinhamento e sempre estaremos em sinergia.  

Justificativas

Criatividade: O líder criativo tem a habilidade de soluções inovadoras para desafios complexos, assim inspirando sua equipe a trabalhar com coerência e com diversidades. Pois ele acredita na diversidade, na colaboração e no erro honesto como caminhos para melhores resultados e desenvolvimento constante. Um líder com esta característica não que dizer que é um líder bonzinho e sim um líder que deixa o trabalho com um ambiente psicologicamente saudável e seguro, aonde suas fraquezas podem ser manifestadas e para sempre inovar, independente do erro. E o líder criativo tem uma super facilidade em trabalhar como o mundo VUCA, aonde traz o resultado sustentável e significativo. ``A inovação também é um compromisso deste líder que possui uma visão sistêmica e trabalha em colaboração, uma vez que é o princípal ativo para a manutenção do crescimento e rentabilidade da empresa`` (Liderança criativa no mundo VUCA - 2018)

Empatia: Uma liderança impática, faz com que a equipe tabalhe em um ambiente saudável e feliz, sendo cada vez mais colaborativo e com um desenvolvimento mais sutentável.

Um líder empático tem algumas característica muito importante de se colocar no lugar do próximo ter percepção sobre o que ocorre com seus liderados e o contrário também é verdadeiro, a equipe também trabalha este lado, além das conversas ser olhos nos olhos, assim entendendo seus anceiosos e desejos.

E hoje temos ferramentas que facilitam nossos encontros e nossa comunicação, pois isso não é o famoso cara a cara, aonde não percebemos os detalhes. Para esses, a comunicação virtual coloca os interlocutores em um sentido de distância pela dificuldade de perceber os sentimentos implícitos na interlocução. Empatia se desenvolve mais facilmente na comunicação face a face.

“Perde-se, ainda, a riqueza da comunicação não verbal e de seus significados, como a postura do corpo, as entonações, os gestos, os olhares, as expressões faciais de emoções, os movimentos e toques.” (MOTTA)

Acreditar nas Pessoas: A liderança é uma arte, aonde temos que rodar vários pratos ao mesmo tempo. E podemos ser um bom líder e conseguir resultados imediatos, porém nem sempre sustentável, e com um desgaste de todo o time que te ajudou a conquistar o resultado.

Neste novo modelo de trabalho aonde usamos a tecnologia, nos relacionamos virtualmente e todos tem uma abundância de informação. E com isso os lideres se perdem, deixando de ouvir e confiar nas pessoas.

Porém, podemos observar que as grandes empresas além de se preocupar com os resultados estão preocupados com o clima organizacional e isso envolve diretamente seus colaboradores e a alta liderança.

E para ter um clima bom, preciso ter confiança e acreditar nas pessoas, deixando-as trabalhar e expor suas ideias independer de ser igual ou diferente da do seu líder. O intuíto é que sempre seja uma ideia construtiva, outro ponto é deixar sua equipe realizar suas tarefas sem o medo de que não iram conseguir entregar. Isso é uma clara demostração de que confiamos em nossa equipe e os resultados seram alcançados de maneira sustentável e permante, fazendo com que este tipo de liderança faça com que a empresa só cresça e tenha cada vez mais profissionais capacitados.

 Portanto, um líder que foca nas pessoas se importa com o clima organizacional, percebendo qual é a sinergia que existe na equipe e, também, quais os pontos de conflito que podem existir. Assim, ele aproveita afinidades para potencializar resultados, além de se antecipar a fatos que podem atrapalhar o desenvolvimento do trabalho.

Feedback: O feedback é uma ferramenta poderosa, que desenvolve as pessoas e faz com que todos cresçam juntos. Muitos ainda acreditam que o feedback é aquela situação de o líder chamar o seu liderado para uma conversa em particular em uma sala fechada, porém isso não é verdade, tendo em vista que o feedback é uma conversa que orienta e coloca pontos para as pessoas, seja um elogio ou até mesmo uma mudança de postura. “Quando o gestor tem esta habilidade de dar e receber feedback, todos tem a crescer e saber quais os rumos que suas ações estão tomando, além de ter a visão clara dos objetivos da empresa. Podemos fazer uma analogia muito interessante com o quisito feedback, exemplo: podemos comparar o feedback a uma bússola, já que ele pode guiar os passos do profissional na empresa. Sem esse retorno, ele não tem ideia de como o seu desempenho é visto pelos gestores ou do que precisa melhorar para se destacar ou, até mesmo, para ganhar uma promoção``. (HSM 2019).

Então só temos pontos positivos sobre a ferramenta, pois aproxima os profissionais, traz confiança, orienta e norteia os passos e muitas vezes diminui o turnover de uma empresa.

Boa Comunicação: A comunicação em si é um fator muito importante para um líder, e a comunicação que estamos falando é tanto da verbal como da corporal. Então para termos uma boa comunicação temos que nos atentar aos detalhes. Neste novo mundo que nós interagimos virtualmente e com pessoas diferentes, temos a obrigação de ser o mais claro possível e com uma boa comunicação. Pois isso traz grandes benéficos, e grandes resultados.

Os lideres que deixam suas ideias e suas expectativas claras em uma comunicação bem definida conseguem um engajamento maior de seus liderados, e deixar clareza a comunicação, faz com que todos busquem o resultado final sem ter dúvida do seu desempenho e suas obrigações.

E ainda falando da comunicação temos como benefício na comunicação virtual, aonde conseguimos ser mais ágil e termos tomada de decisão mais rápida. “Conforme pesquisas recentes (LOJESKI; REILLY, 2020), a maioria das pessoas se adapta muito bem à comunicação virtual`”.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (255.9 Kb)   docx (828.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com