TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Luta Pelo Direito Terra Tipicas

Dissertações: A Luta Pelo Direito Terra Tipicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 3

Tema: A LUTA PELO DIREITO A TERRA TÓPICOS:

1-a função social da propriedade?

É um projeto de sociedade igualitária, a respeito de um interesse coletivo sobre, à propriedade urbana, com direito de moradia digna e os princípios básicos da população, como, direito às cidades sustentáveis, à saúde, educação, ao meio ambiente, ao transporte e aos serviços públicos, à infraestrutura urbana, ao saneamento básico, ao trabalho, ao lazer e a cultura. O Princípio da função social como garantia de que o direito da propriedade urbana tenha uma destinação social, exige o estabelecimento dos requisitos que a propriedade deve cumprir para que atenda as necessidades sociais de sua cidade.

2-Os pequenos agricultores?

Geralmente são trabalhadores rurais que produzem diversas culturas com pouca tecnologia e mão de obra familiar. Essas propriedades, quase sempre, são desprovidas de recursos tecnológicos (máquinas agrícolas, ordenha mecânica e insumos agrícolas) e técnicos (suporte técnico de um profissional como, por exemplo, um agrônomo), desse modo, apresentam níveis baixos de produtividade, apesar disso, cerca de 70% de todo alimento que abastece o mercado interno brasileiro é derivado dessas propriedades rurais. Como esses pequenos produtores exercem uma grande influência, por serem responsáveis pela produção de alimentos que abastecem o mercado interno, diversas entidades, como por exemplo, a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação), tem reivindicado aos líderes governamentais que disponibilizem recursos financeiros a esse grupo de produtores rurais, pois se eles deixarem de realizar as atividades pode colocar em risco o abastecimento de alimentos e o país terá que se sujeitar à importação.

3-os sem terras, os índios e os quilombos?

Os sem terras: O Movimento dos trabalhadores Rurais Sem Terra, ou MST, intensificou-se o êxodo rural — abandono do campo por seus habitantes —, com a migração de mais de 30 milhões de camponeses para as cidades, atraídos pelo desenvolvimento urbano e industrial, durante o chamado "milagre brasileiro". Grande parte deles ficou desempregada ou subempregada, sobretudo no início anos 1980, quando a economia brasileira entrou em crise. Alguns tentaram resistir na cidade e outros se mobilizaram para voltar a terra. Desta tensão, movimentos locais e regionais se desenvolveram na luta pela terra. surgiu em 1984 quando ocorreu o primeiro encontro do movimento em Cascavel, no Paraná, como uma tentativa de discutir e mobilizar a população em torno da concretização da Reforma Agrária que desde então se confunde com a história do movimento no Brasil. A questão da Reforma Agrária surge devido ao grande número de latifúndios que eram característica do Brasil Colônia e que com o início da República começam a ser questionados deflagrando uma séria de movimentos ao longo da história do país.

Os índios: Muitos povos indígenas habitavam o Brasil muito tempo antes da chegada dos portugueses em 1500. Cada povo possuía sua própria cultura, religião e costumes. Viviam basicamente da caça, pesca e agricultura. Tinham um contato total com a natureza, pois dependiam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com