TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Nutrição Parenteral

Por:   •  19/6/2023  •  Relatório de pesquisa  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  45 Visualizações

Página 1 de 2

Saúde do Trabalhador

Tema: Riscos Biológicos

Segundo o Ministério da Saúde, todo e qualquer ambiente de trabalho, de atuação, apresenta riscos à saúde dos trabalhadores, independente da área de atuação. Os locais de trabalho, pela própria natureza da atividade desenvolvida, e pelas características de organização; relações interpessoais; manipulação ou exposição a agentes físicos; químicos; biológicos; situação de deficiência ergonômica ou riscos de acidentes, podem comprometer a saúde e a segurança do trabalhador em curto, médio e longo prazo; provocando lesões imediatas, doenças ou a morte.

Em se tratando de riscos biológicos, a perspectiva chega a ser bem mais ampla, por ser uma ameaça em potencial, principalmente, para os profissionais que atuam em ambientes específicos.

Por estarem constantemente presentes em ambientes hospitalares e laboratoriais, os agentes biológicos, além de representarem um risco extremo ocupacional para os trabalhadores, oferecem também grande risco ao ambiente em volta e as pessoas que ali permanecem.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, nos ambientes que se tem uma exposição dos trabalhadores aos agentes biológicos, é necessário adotar a biossegurança definida como “um conjunto de medidas e procedimentos técnicos necessários para a manipulação de agentes e materiais biológicos capazes de prevenir, reduzir e controlar ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal, vegetal e o meio ambiente”.

Portanto, aqui iremos abordar questões como:

  • O que é Risco Biológico?
  • O que é biossegurança e a sua importância?
  • O que é um agente biológico patogênico?
  • Riscos biológicos como Insalubridade?
  • Quais as profissões mais suscetíveis a esse tipo de contaminação?
  • Quais os danos do risco biológico?
  • Quais as formas de prevenção de acidentes de trabalho?
  • Novidades e atualizações.

Contudo no decorrer de toda a apresentação iremos abordar cada ponto, tentando passar com o máximo de clareza possível todo conteúdo referente ao nosso tema, e ainda a importância das normas regulamentadoras na prevenção e segurança no tocante a saúde do trabalhador.

A importância do levante desse tema para o profissional de enfermagem e para a equipe é a essencialidade do saber sobre a iminência dos riscos, como se proteger, como proceder, quando estivermos expostos a eles, e ainda ter o conhecimento sobre as normas regulamentadoras que asseguram e impõe as empresas, o cumprimento das mesmas, porém, para isso se faz necessário que sejamos vigilantes quanto ao cumprimento dessas normas, desempenhando um papel de agentes fiscalizadores.

Fonte: M. S (2020)

Organização Pan-Americana da  Saúde no Brasil.

Doenças relacionadas ao trabalho: Manual de Procedimentos para os serviços de saúde.

Classificação dos riscos biológicos 3ª edição, Ministério da saúde, 2017.

Anvisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (196.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com