TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nutri Cosmética: Novo conceito para saúde e beleza

Por:   •  7/5/2015  •  Artigo  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 4

Nutricosmética... novo conceito para saúde e beleza

Folha do Oeste

São Miguel do Oeste

22/12/2010 16:58:00

Prolongar a juventude da pele do rosto é um desafio que tem levado pesquisadores a investir pesado em estudos que decifrem os mecanismos de envelhecimento e sirvam de base para retardá-lo. O esforço está gerando muitos resultados. Durante décadas, as empresas de cosméticos fabricaram cremes faciais e outros cosméticos que ofereciam a esperança em um pote. Mas, atualmente, um número cada vez maior de marcas de produtos de beleza está lançando a esperança em uma cápsula, ou mesmo em forma de alimentos.
Os especialistas em mercado se referem a essa nova categoria de produtos para a pele como produtos de "beleza interna" ou nutricosméticos. De acordo com a farmacêutica bioquímica, Léa Regina Conrado Costa Lima, a nutricosmética consiste na utilização de suplementos alimentares como antioxidantes, vitaminas, minerais, extratos botânicos e ácidos graxos essenciais com foco na saúde da pele e cabelos. Conforme ela, os produtos associam características das áreas de saúde, cosméticos e alimentos e são regulamentados oficialmente como produtos alimentícios. O termo nutricosmético é novo e foi proposto para englobar os recursos medicamentosos e dietéticos que possam promover a beleza.

Principais benefícios dos nutricosméticos são:
- Auxiliam na beleza da pele (hidratação, antienvelhecimento);
- Preparam a pele para a exposição solar;
- Podem reduzir a inflamação da pele após exposição ao sol;
- Aumentam a beleza dos cabelos

Fotoprotetor em cápsulas
De acordo com a farmacêutica bioquímica, a exposição moderada ao sol é fundamental para a saúde, pois permite a formação da importante vitamina D, que ajuda na absorção do cálcio pelos ossos. Por outro lado, a exposição excessiva à radiação ultravioleta do sol promove graves alterações cutâneas, como o envelhecimento precoce, atrofia da epiderme ou hiperqueratose e doenças de pele, como o câncer de pele, além de propiciar a redução da imunidade da pele e de todo o corpo.
Conforme Léa Costa Lima, enquanto a sociedade relaciona pele bronzeada à saúde e beleza, é necessário enfatizar a importância da prevenção e uso dos fotoprotetores externos e internos (nutricosméticos); antes de se expor ao sol é importante, tanto à aplicação tópica de uma loção fotoprotetora quanto o uso dos novíssimos filtros solares em cápsulas. Segundo as mais recentes pesquisas publicadas, o uso da terapia combinada - fotoprotetor externo e interno - é a nova alternativa para o combate dos malefícios da exposição excessiva, especialmente para a população que já apresenta algum risco. A profissional repassa algumas dicas:
Como fotoprotetor oral - Polypodium leucotomos - É o extrato de uma planta da família das samambaias que cresce na América Central e com propriedades antioxidantes muito potentes. Quando administrado por via oral, protege a pele do dano causado pela exposição UV. Além disso, reduz os radicais livres, o número de células queimadas pelo sol, células epidérmicas proliferativas e a fototoxidade produzida pela radiação UVA e UVB emitida pelo sol. Além disso, o Polypodium leucotomos ainda protege a pele contra manchas escuras e contribui para a prevenção de rugas e da aspereza cutânea.

Cosmético em cápsula
Um exemplo é a associação de silício com taurina e o ginseng. Léa destaca que durante os cinco primeiros anos que seguem a menopausa, a pele pode perder até 30% de colágeno e passa então por profundas modificações e um simples creme não é mais suficiente.
Segundo a profissional, o silício faz parte, juntamente com o colágeno, elastina e proteoglicanos, da matriz dérmica. É um oligoelemento presente no organismo que tem ação regeneradora e reestruturante da pele, remineralizadora dos ossos, e é considerado um agente anti-envelhecimento natural  para as paredes das artérias, pele e cabelos, além de contribuir também para reforçar as células do sistema imunitário.
Devido ao envelhecimento, entre os 25 e 60 anos, ocorre um decréscimo de até 80% de silício nos tecidos mais ricos como a pele e as artérias, deixando essas estruturas mais finas, e frágeis. A reposição do silício se torna então importante, e tem como principal função desintoxicar e restabelecer as funções vitais do organismo, reequilibrando a comunicação celular, amenizando o prejuízo com a perda natural desse mineral, devolvendo até 40% da firmeza e tonicidade da pele reduzindo a flacidez e fortalecendo cabelos e unhas.
A taurina é um aminoácido sulfurado trazida em quantidades variáveis pela dieta. Estudos desenvolvidos pelos pesquisadores da L'Oréal demonstraram as propriedades específicas da taurina na proteção da vida do bulbo capilar: prolonga a sobrevida e crescimento do cabelo.
O ginseng é afrodisíaco; analgésico leve, cicatrizante e regenerador celular, estimulante do sistema nervoso central; revitalizante físico e psíquico; tônico pulmonar e cardíaco; impede a formação de radicais livres e combate o envelhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (46.2 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com