TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Obra De Émile Durkheim

Trabalho Escolar: A Obra De Émile Durkheim. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 3

A obra de Émile Durkheim

1) Descreva o contexto histórico em que a obra de Émile Durkheim foi elaborada

Nascido em 1858 na França, uma época de muitas revoluções, que se iniciaram com a Revolução Francesa, com uma França que estava sendo influenciada por ideais liberais iluministas, a disseminação das ideais dos socialistas utópicos e positivistas. As instituições sociais se encontravam enfraquecidas, havia muito questionamento, valores tradicionais eram rompidos e novos surgiam, muita gente vivendo em condições miseráveis, desempregados, doentes e marginalizados. Durkheim viveu em um período posterior às revoluções, suas principais obras estão concentradas em uma época denominada “belle époque”, tempo de relativa paz na Europa em que a qualquer momento poderia ser desencadeada uma guerra. Mas, antes desta guerra, houve um grande crescimento econômico caracterizado pela segunda revolução industrial, em que a burguesia alcançou o poder. Durante este período, alguns apontavam os fatores econômicos como fator para tal, o que Durkheim discordava.

2) Caracterize o objeto e o método de estudo da Sociologia segundo Durkheim

O objeto da Sociologia segundo Durkhein são os fatos sociais, os quais devem ser estudados como "coisas". Segundo Durkheim, o homem é um animal que só se humaniza pela socialização. Em seu método de estudo enfatiza “primeiro há que estudar a sociedade no seu aspecto exterior”.

Considerada sob esta perspectiva, ela surge como que constituída por uma massa de população, de uma certa densidade, disposta de determinada maneira num território, dispersa nos campos ou concentrada nas cidades etc.: ocupa um território mais ou menos extenso, situado de determinada maneira em relação aos mares e aos territórios dos povos vizinhos, mais ou menos atravessado por cursos de água e por diferentes vias de comunicação que estabelecem contato, mais ou menos íntimo, entre os habitantes. Este território, as suas dimensões, a sua configuração e a composição da população que se movimenta na sua superfície são naturalmente fatores importantes na vida social; é o seu substrato e, assim como no indivíduo a vida psíquica varia consoante a composição anatômica do cérebro que lhe está na base, assim os fenômenos coletivos variam segundo a constituição do substrato social. (DURKHEIN. Sociologia e ciências sociais, p. 133).

3) Explique a importância da manutenção da ordem social para o autor, posicionando-se de forma pessoal a respeito de suas proposições.

Porque para ele o ser humano necessita se sentir seguro, protegido e respaldado. Uma sociedade sem regras claras (num conceito do próprio Durkheim, "em estado de anomia"), sem valores, sem limites leva o ser humano ao desespero. Ele concluiu que os fatos sociais atingem toda a sociedade, o que só é possível se admitirmos que a sociedade é um todo integrado. Se tudo na sociedade está interligado, qualquer alteração afeta toda a sociedade, o que quer dizer que se algo não vai bem em algum setor da sociedade, toda ela sentirá o efeito, o que na minha opinião condiz com toda nossa realidade, já que uma sociedade sem regras, sem leis, sem princípios sucumbirá ante a falta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com