TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Obra E Vida De Lula Vassoureiro

Artigo: A Obra E Vida De Lula Vassoureiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  991 Visualizações

Página 1 de 2

Desde os oito anos de idade o senhor Amaro Arnaldo do Nascimento produz máscaras de Papangu. Mas quem procurar em Bezerros por esse nome, certamente não vai encontrar. O artesão é conhecido por Lula Vassoureiro, apelido que herdou do avô que no início do século 20 era famoso pelo fabrico de vassouras na cidade. “Meu pai também era chamado de Zé Vassoureiro, mas não gostava do nome. Até a rua que a gente morava era a Rua das Vassourinhas”, disse Lula.

O pai, José Arnaldo do Nascimento era um folião nato. Não perdia nenhum bloco de rua durante o Carnaval. Lula Vassoureiro começou a fabricar as máscaras ainda criança, seguindo os passos que o pai deixava. Não teve tempo para frequentar a escola, em uma época difícil, ele garantir com os familiares o sustento da casa com os trabalhos artesanais. “Nunca frequentei a escola, só sei assinar meu nome, mesmo assim não tenho vergonha disso”.

As máscaras produzidas por ele são as que mais representam a história do Papangu. De maneira ainda rústica, usando pedaços de folha de jornais, grude, cola branca, tinta acrílica e água, Lula Vassoureiro faz máscaras de todos os tamanhos, algumas chegam a ter mais de dois metros de altura. Todos os anos ele é um dos responsáveis pela ornamentação da cidade e capricha na produção que vai enfeitar os postes e avenidas. “Tem máscaras que eu pego para reconstruir e aproveitar as do ano passado, outras eu faço mesmo”, disse Lula. As feições das máscaras, segundo ele, são inspirações de momento, não seguem uma regra. Algumas lembram palhaços, outras com ar de tristeza ou sorriso. A regra geral é abusar das cores.

O talento do artesão e a história de vida já renderam inúmeros prêmios e participações em feiras e exposições. Do pequeno ateliê ele já levou peças para os Estados Unidas, França, Canadá e Etiópia. “Eu fui fazer oficinas convidado por alunos de universidades, mostrar a cultura de Bezerros”, disse Lula. Em Pernambuco ele é uma das figuras mais conhecidas, ocupando uma das vagas de mestre na Feira Nacional de Negócios e Artesanato – FENEARTE.

Artesão por talento e folião por paixão. Lula Vassoureiro também se consagrou na cidade ao criar o bloco Bacalhau do Lula. Fundado em 1953, ainda com o pai, ele seguiu firme por todos esses anos. “É o bloco mais antigo aqui de Bezerros e faça sol ou chuva ele sai na Quarta Feira de Cinzas, depois de trabalhar na festa tem que aproveitar”, falou o artesão. Com uma carga histórica cultural que ainda encanta muita gente, Lula Vassoureiro disse que não falta mais nada para conquistar. “O que eu peço é só saúde para continuar fazendo as máscaras, o resto já tenho e consegui com muito esforço. Até para fora do Brasil eu já fui, está bom demais", completa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com