TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origem Da Contabilidade

Casos: A Origem Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 2

1 ORIGEM DA CONTABILIDADE E SEUS PRINCIPIOS

A origem da Contabilidade está ligada à necessidade de registros do comércio. A prática do comércio não era exclusiva, era exercida nas principais cidades da Antiguidade, porém, foi o pensamento do futuro que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção etc. Quando surgiram as primeiras administrações particulares, apareceu então, a necessidade de controlar, que não poderia ser feito sem o registro. Os Princípios de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científico e profissional. Os princípios são aplicáveis à contabilidade no seu sentido mais amplo, e o seu objetivo é o Patrimônio das Entidades.

São Princípios de Contabilidade:

1)Entidade: reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial.

2)Continuidade: Entidade continuará em operação no futuro, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.

3)Oportunidade: Processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas. 

4) Registro pelo valor original: Determinam que os componentes do patrimônio devam ser registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.

5) Atualização Monetária: Os efeitos da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidos nos registros contábeis mediante o ajustamento da expressão formal dos valores dos componentes patrimoniais.

6) Competência: Determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.

7) Prudência: Determina a adoção do menor valor para os componentes do Ativo e do maior para os do Passivo, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio Líquido.

2 LIVROS CONTÁBEIS

Livro Diário: Registra todos os fatos que afetam o patrimônio, em ordem cronológica de dia, mês e ano, podendo contar com livros auxiliares para registrar operações específicas ou a movimentação de determinadas contas.

Livro Razão: Registra, também, todos os fatos, só que dando ênfase às contas que compõem o patrimônio. É esse livro que permite conhecer a movimentação de débito e crédito de cada elemento que compõe o patrimônio da empresa.

Livro Caixa: Registra as entradas e saídas de numerário. Os registros devem ser efetuados em ordem cronológica e, por isso, pode ser utilizado como auxiliar do Livro Diário, devendo, nesse caso, atender a todas as formalidades exigidas.

Livro Contas-Correntes: É o livro auxiliar do razão, serve para controlar as contas que representam direitos e obrigações pra empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com