TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origem Da Contabilidade

Artigos Científicos: A Origem Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 3

ORIGEM DA CONTABILIDADE

Desde o inicio da história da humanidade, a contabilidade já existia, de acordo com relatos de diversos autores, a contabilidade surgiu junto com a história da humanidade, existem indícios do seu surgimento há 4.500 a.C. em Uruk, cidade da antiga Mesopotâmia, no território atual do Iraque. Uruk era um centro da civilização sumeriana, e no decorrer do tempo, vem sofrendo mudanças no sentido cultural, econômico, político, social e científico. Seu desenvolvimento foi contínuo à medida que o homem buscava novas fontes para aprimorar seus conhecimentos.

Nossa história está revestida de fatos que demonstram uma evolução muito lenta no tempo, foi o pensamento do "futuro" que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção etc. Com o surgimento das primeiras administrações particulares aparecia a necessidade de controle, que não poderia ser feito sem o devido registro, a fim de que se pudesse prestar conta da coisa administrada.

A contabilidade é um dos conhecimentos mais antigos, tão antiga quanto à própria história da civilização e não surgiu através de qualquer tipo de legislação fiscal ao contrario, surgiu através das necessidades da pratica do próprio gestor do patrimônio esses primeiros registros contábeis surgiram com manifestações de arte, através das gravuras, no término da Era da Pedra Polida, o homem registrava nas paredes de suas cavernas os animais que eram caçados ao longo do dia, iniciando assim um processo de contagem.

Na antiguidade deixando a caça, o homem voltou-se à organização da agricultura e do pastoreio, ao contar seus rebanhos, ao contar suas ânforas de bebidas, já estavam praticando uma forma rudimentar de contabilidade.

Pode-se perceber que desde a antiguidade o homem tem preocupação com o seu patrimônio, do meu e seu, como acontece atualmente. Na medida em que suas atividades se tornavam mais complexas sua maneira de contabilizar ia se aperfeiçoando.

Assim se inovaram com a criação das fichas de barro que eram utilizadas na contagem do patrimônio para o controle da contabilidade, houve a criação de tábuas com escritos cuneiformes, para a contabilização de pão, cerveja, materiais e trabalho escravo, em Uruk e em Ur, também na Suméria dessa forma, a invenção da escrita pelo homem estão intimamente ligados ao surgimento da contabilidade. Está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.

Ao morrer, o legado deixado por esta pessoa não era dissolvido, mas passado como herança aos filhos ou parentes. A herança recebida dos pais denominou-se patrimônio. O termo passou a ser utilizado para quaisquer valores, mesmo que estes não tivessem sido herdados.

E com o passar do tempo houve também aprimoração do pagamento, os mais tradicionais como forma de moedas, eram peles, fumo, óleo de oliva, sal, mandíbulas de porco, conchas, gado e até crânios humanos. O ouro e a prata ganharam rapidamente preferência devido à beleza, durabilidade, raridade e imunidade à corrosão. Os primeiros registros do uso de moedas metálicas datam do século VII a. C.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com