TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROÁGUA NACIONAL

Por:   •  5/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.885 Palavras (16 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2]

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE PONTA PORÃ – FATEP/UNIESP[pic 3]

PROÁGUA NACIONAL

PONTA PORÃ

2017

CLAUDIA FERNANDA FARIAS GIARDULO DE ASSIS[pic 4]

DANIELE SANCHEZ SOUZA

ÉLLEN DE CARVALHO NAVARRO

RENATA ANDRESSA RIEDIGER

PROÁGUA NACIONAL

Trabalho de dissertação ao Curso de Engenharia Civil da Universidade Tecnológica de Ponta Porã com objetivo de mostrar, como um projeto hídrico é realizado e pode ser aplicado referente à disciplina de Recursos Hídricos e Hidrologia Aplicada. Este documento segue a orientação da professora Natália Dal Molin.

PONTA PORÃ

2017[pic 5]

RESUMO

Para promover melhor aproveitamento e oferta da água disponível no país o Governo Brasileiro propõe projetos voltados ao tema abastecimento de água potável abrangendo todas as subcategorias pertencentes a ele como tratamento de esgotos, infraestruturas hídricas, distribuição adequada evitando desperdícios por vazamentos ou roubos, dentre outros. O Proágua Semi/Árido, projeto criado para atender as regiões com maior falta de água teve êxito em sua implantação e deu origem ao programa apresentado neste trabalho, o Proágua Nacional aplicado em todo o território brasileiro visando melhorar em cada estado a distribuição do recurso natural para a população, com prioridade em regiões mais escassas. A aplicação deste projeto na cidade é possível, porém alguns aspectos devem ser considerados como, por exemplo, pelo fato de pertencer ao Mato Grosso do Sul, um estado rico em recursos hídricos superficiais e subterrâneos, a cidade de Ponta Porã possui abastecimento de água satisfatório à população atendendo bem nos quesitos qualidade e quantidade. Portanto a aplicação do Proágua no município teria enfoque na racionalização, preservação das fontes de captação de água, aquíferos e rios e propostas para melhor reaproveitamento de água da chuva.

Palavras-chave: Recursos Hídricos; Proágua Nacional; Abastecimento de água; Ponta Porã;

[pic 6]

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO  05

2. PROÁGUA NACIONAL 07

2.1 PROÁGUA / SEMI-ÁRIDO  07

2.2 COMPONENTES 08

3. OBJETIVOS  09

3.1 OBJETIVO GERAL 09

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS  09

4. DISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS 11

4.1 ESQUEMA DE FINANCAMENTO  11

5. SITUAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NO MS13

5.1 ASPECTOS GERAIS DE PONTA PORÃ 13

5.2 PRESERVAÇÃO DO CÓRREGO SÃO JOÃO  14

5.3 SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA POTÁVEL EM PONTA PORÃ 15

5.4 APLICABILIDADE DO PROÁGUA EM PONTA PORÃ 17

 

6. CONCLUSÃO21

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 22

1. INTRODUÇÃO[pic 7]

O abastecimento de água é um dos temas mais importantes quando o assunto é saneamento ambiental, pois ele está diretamente ligado às necessidades básicas da população, tendo em vista que sem água é impossível até mesmo existir vida na Terra. A água potável é essencial para que se tenha qualidade de vida e evitar diversas doenças presentes em fontes poluídas ou tratadas indevidamente.

Conforme a PROGRESS ON SANITATION AND DRINKING-WATER - Organização Mundial da Saúde (OMS)/ UNICEF ( 2014) 83,3% dos brasileiros são atendidos com abastecimento de água tratada e são mais de 35 milhões de brasileiros sem o acesso a este serviço básico.

 A principal causa dessa falta de água adequada ao consumo é a perda devido a vazamentos, roubos por ligações clandestinas, falhas nas infraestruturas hídricas dentre outros problemas existentes, resultantes da baixa de qualidade das infraestruturas e ausência de manutenção e melhor distribuição deste recurso aos habitantes.

No Brasil a falta de água é presente, porém em níveis menores que outros países mais emergentes. No país há regiões com grande escassez de água, as situadas no semi- árido e outras nas quais este recurso é abundante, localizadas mais ao sul. Portanto o maior problema no Brasil em si é distribuir a água de forma organizada e adequada visando promover o abastecimento necessário a cada região.  

O Governo cria e implementa diversos projetos com o intuito de melhorar e resolver esse inconveniente relacionado às perdas de água. O projeto estudado neste é um desses, ele foi criado após o sucesso do Proágua Semi/Árido, mantendo sua estrutura, porém expandindo a território nacional suas aplicações visando atingir todas as regiões do país, pois o primeiro foi destinado apenas ao semi-árido brasileiro.

O projeto Proágua Nacional busca, através de medidas e estudos de viabilidade em cada estado ampliar e tornar mais eficiente o abastecimento de água potável já existente, melhorando a qualidade e distribuição desta para a sociedade. Além de criar uma cultura de racionamento e preservação do recurso natural, ele busca atender as regiões menos desenvolvidas, priorizando as com maior escassez.

No Mato grosso do Sul, estado onde a cidade de Ponta Porã, abordada neste, se insere a falta de água não é um problema, na realidade é um estado com abundância deste recurso natural. A cidade em questão, por sua vez possui toda a agua necessária para abastecer a população, água essa proveniente de poços subterrâneos (Aquíferos Guarani, Serra Geral e Bauru) e captação de água do Rio Dourados (pertencente à bacia do Rio Ivinhema, inserido na Bacia Hidrográfica do Rio Paraná). Ocasionais “faltas” ocorrem apenas quando a Sanesul (responsável pelo abastecimento de água no estado), realiza manutenções.

O requisitado neste trabalho foi à possibilidade de aplicar o projeto escolhido na cidade de Ponta Porã. Como no município é considerado satisfatório o abastecimento tanto em quantidade como em qualidade, o projeto seria voltado, nessa região, em preservar e fazer manutenções periódicas na infraestrutura hídrica existente, melhorar o tratamento de esgoto, promover uma educação ambiental da população visando tornar a racionalização de água uma cultura comum, pois apesar de não faltar água nessa região, isso não quer dizer que este recurso possa ser desperdiçado, já que menos de 3% dele existente no planeta é caracterizado como água doce, disponível ao consumo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (795.7 Kb)   docx (796.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com