TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Perda Dos Valores Morais Em Angola

Artigos Científicos: A Perda Dos Valores Morais Em Angola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/6/2014  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  17.028 Visualizações

Página 1 de 4

1-Introdução

A importância da educação de valores para resgatar a formação moral que indivíduo. O tema precisa ser discutido no sentido de que se fomentém debates a esse respeito e se encontrecaminhos pelos quais se consiga atrair as crianças e os adolescentes, em fim, o alunado, e ver resgatados seus valores em alguns casos, e em outros ensinando novos valores.

Diante da sociedade atual,faz-se necessário uma metodologia de ensino que haja de maneira preventiva, na educação de valores éticos e morais, na formação consciente do indivíduo que reflete ética e moralmente diante desituações conflitantes, que exijam dele uma gama de princípios e valores que norteiem suas decisões.

É sabido que todo indivíduo, todo aluno, recebe inicialmente uma educação informal, e muitas vezes, esta écompletada e continuada pela escola que assume o papel da educação formal, com conceitos e saberes técnicos, científicos, históricos, matemáticos. Diante desta informação faz-se de total importânciaperceber-se a necessidade desta educação em ter a preocupação de inserir no seu currículo a educação de valores éticos e morais, de maneira interdisciplinar. Sempre suscitando discussões e reflexões,que de maneira livre e aberta levará o aluno a refletir o seu papel na sociedade e as contribuições que lhe serão exigidas como futuro executor ativo de sua cidadania.

2- Regaste dos valores morais e cívicos em angola

De um tempo a esta parte temos ouvido falar no resgate dos valores civicos e morais. Com efeitos este povo, num passado recente, se assim se pode considerar os 30 anos passados, tinha uma educação fora do normal. Todos que aqui aportavam ficavam vislumbrados pela sua educação, respeito, humildade e amor ao próximo. Não era normal ver pessoas gritando, o espirito de entreajuda estava patente nas acções das pessoas. Era um orgulho para um senhorio se batêssemos a sua porta solicitando a utilização dos seus lavabulos. A hospitalidade era tanta que não só saíamos daí...

Assiste-se de forma preocupante, na sociedade angolana, à perda de muitos valores éticos morais e culturais, um processo muito influenciado pelos órgãos de comunicação social, chegando ao ponto de haver uma “crise de valores”, apontou cónego Apolónio Graciano, durante uma conferência no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM), realizada na semana passada.

Segundo o cónego, “o povo angolano tem muitos valores que o tornam digno, mas também precisa de ser ajudado a limar algumas arestas no seu comportamento diário”. Apolónio Graciano admite a existência de uma grande influência exercida pelos meios de comunicação, com destaque para os canais internacionais: “hoje as pessoas não se querem apresentar como o irmão, o tio ou o vizinho, mas sim como os artistas norte-americanos ou outros”.

De acordo com o cónego, apesar de o tema ser muito badalado na comunicação social - muitas vezes de forma superficial -, é uma questão profunda e carece de atenção cuidada. Alertou os estudantes que a perda de valores não é um problema unicamente de Angola. “Mas o futuro depende de vocês, interessa-me mais falar para os jovens, porque é mais difícil mudar a consciência dos mais velhos” insistiu.

Um filho bem educado engrandece a sociedade

Os maus comportamentos que se registam em locais privados e públicos na sociedade angolana reflectem a falta de respeito e dignidade a que são expostos muitos cidadãos, segundo o cónego. Isso porque, no seio de muitas famílias, assiste-se a alguma falta de atenção para as questões relativas à educação dos filhos, deixados sob influência do meio social.

Faltando ética, moral e valores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com