TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compilação Sobre Valores Morais

Trabalho Universitário: Compilação Sobre Valores Morais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  6.570 Palavras (27 Páginas)  •  822 Visualizações

Página 1 de 27

Compilação sobre Valores Morais

Compilação de artigos e estudos sobre valores morais

O que são valores?

1. Quando decidimos fazer algo, estamos realizando uma escolha. Manifestamos certas preferências por umas coisas em vez de outras. Evocamos então certos motivos para justificar as nossas decisões.

2. Fatos e valores

Todos estes motivos podem ser apoiados em fatos, mas têm sempre implícitos certos valores que justificam ou legitimam as nossas preferências.

Exemplo:

O dia 18 de Março de 2009 é o dia mais importante da semana, era domingo.

Fato: O dia de 18 de Março de 2009 foi efetivamente um domingo.

Valor implícito : O domingo como o dia mais importante da semana.

3.Fato

Um fato é algo que pode ser comprovado, sobre o qual podemos dizer que a afirmação é verdadeira ou falsa. Os fatos são igualmente susceptíveis de gerarem consensos universais.

4. Valor

Podemos definir os valores partindo das várias dimensões em que usamos:

a) os valores são critérios segundo os quais valorizamos ou desvalorizamos as coisas;

b) Os valores são as razões que justificam ou motivam as nossas ações, tornando-as preferíveis a outras.

Os valores reportam-se, em geral, sempre a ações, justificam-nas.

Exemplo: Participar numa manifestação a favor do povo timorense, pode significar que atribuímos à Solidariedade uma enorme importância. A solidariedade é neste caso o valor que justifica ou explica a nossa ação.

Ao contrário dos fatos, os valores apenas implicam a adesão de grupos restritos. Nem todos possuem os mesmos valores, nem valorizamos as coisas da mesma forma.

5. Tipos de valores

Os valores não são coisas nem simples ideias que adquirimos, mas conceitos que traduzem as nossas preferências. Existe uma enorme diversidade de valores, podemos agrupá-los quanto à sua natureza da seguinte forma:

Valores éticos: os que se referem às normas ou critérios de conduta que afetam todas as áreas da nossa atividade. Exemplos: Solidariedade, Honestidade, Verdade, Lealdade, Bondade, Altruísmo...

Valores estéticos: os valores de expressão. Exemplo: Harmonia, Belo, Feio, Sublime, Trágico.

Valores religiosos: os que dizem respeito à relação do homem com a transcendência. Exemplos: Sagrado, Pureza, Santidade, Perfeição.

Valores políticos: Justiça, Igualdade, Imparcialidade, Cidadania, Liberdade.

Valores vitais: Saúde, Força.

6. Hierarquização dos Valores

Não atribuímos a todos os nossos valores a mesma importância. Na hora de tomar uma decisão, cada um de nós, hierarquiza os valores de forma muito diversa. A hierarquização é a propriedade que tem os valores de se subordinarem uns aos outros, isto é, de serem uns mais valiosos que outros. As razões porque o fazemos são múltiplas.

Exemplo:

A maioria da população mundial continua a passar graves carências alimentares. Todos os anos morrem milhões de pessoas por subnutrição. Não é de querer que hierarquia dos seus valores destas pessoas a satisfação das suas necessidades biológicas não esteja logo em primeiro lugar.

7. Polaridade dos Valores

Os nossos valores tendem a organizar-se em termos de oposições ou polaridades. Preferimos e opomos a Verdade à Mentira, a Justiça à Injustiça, o Bem ao Mal, a beleza à fealdade, a generosidade à mesquinhez. A palavra valor costuma apenas ser aplicada num sentido positivo. Embora o valor seja tudo aquilo sobre o qual recaia o ato de estima positiva ou negativamente. Valor é tanto o Bem, como o Mal, o Justo como Injusto.

Valores

Falar sobre valores pessoais é um pouco complicado, partindo do principio em que cada indivíduo possui sua própria gama de valores. Mas fazendo alguns estudos e pesquisas, é possível selecionar uma lista de valores pessoais que movem as pessoas vencedoras, as pessoas que conquistam seus objetivos e correm atrás de seu sucesso pessoal e profissional. Vou tentar neste artigo falar um pouco destes valores. A ordem em que estão reflete a minha forma pessoal de avaliar os mesmos, não sendo uma regra a ser seguida. O ideal é que cada pessoa busque os seus valores internamente, e saiba como trabalhar com eles para alcançar seus objetivos.

Antes de começar a dissecar diversos valores meus, é importante falar em como conseguir descobrir seus valores. Vivemos hoje em um mundo em que os valores estão escondidos, camuflados, seja pela mídia de massa, seja pela cultura rápida e de necessidades imediatas. Mas existe uma forma simples de descobrir seus valores pessoais, com uma simples atitude:

Pare por um momento da correria do dia a dia, relaxe tranquilamente, seja num banco de praça, em um café, logo após o almoço, escolha um momento para ser somente seu, e faça a seguinte pergunta a si mesmo:

- O que é importante para mim?

Na grande maioria das vezes, as respostas que você obter desta pergunta, irão indicar seus valores. Sem mais delongas, vamos falar um pouco mais sobre eles a partir desta pergunta.

O Que é importante para mim?

Família: A Família é um pilar muito importante para o crescimento e o sucesso pessoal de uma pessoa. Quando falamos em família, não é apenas a nossa família de sangue, mas também a família que criamos em nossa caminhada pelo mundo, como amigos e amigas, parceiros e parceiras, companheiros de trabalho e de estudos. A Família é uma importante instituição e um valor fundamental em minha vida. Em todas as minhas decisões, procuro sempre estar o mais próximo possível deste valor familiar, executando ações que possam me trazer conforto, tanto para mim, como para os que me cercam.

Dignidade: Viver com dignidade é uma das melhores escolhas que uma pessoa pode fazer. Seguir sempre em frente, sem medo do passado, sem temores que assombrem a mente humana durante seus sonhos. É importante saber viver, e viver bem, sempre com a cabeça erguida, sem temer o que possa vir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.6 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com